Se você já esteve na Califórnia, com certeza já ouviu falar do John Muir. Trilhas, parques, escolas, ruas, muitos lugares levam o nome John Muir em sua homenagem. Afinal, ele teve uma contribuição bem significativa por aqui, foi um defensor da conservação das florestas dos Estados Unidos, fundou o Sierra Club, ajudou a estabelecer o parque das Sequoias e inclusive o deslumbrante Yosemite National Park.
Visita a casa do ilustre John Muir
Quem foi John Muir?
Nascido em 1838 na Escócia, John Muir imigrou para os Estados Unidos com sua família com 11 anos. Desde menino tinha uma grande inclinação para a aprendizagem e criatividade, elaborava um série de invenções que foram inclusive exibidas em feiras pelo país. John estudou na Universidade de Wisconsin durante o início da década de 1860 e abandonou a universidade 3 anos depois, quando decidiu conciliar o trabalho e estudar botânica explorando as montanhas por conta própria. Em 1867, enquanto trabalhava em uma fábrica, ele teve um acidente e ficou cego por um tempo. Após recuperar a visão, ele abraçou totalmente a sua devoção à natureza continuando suas explorações a pé.
Em 1870, ele mencionou teorias revolucionárias sobre as estruturas geológicas de Yosemite formadas pela atividade glacial, contrariando afirmações científicas anteriores, contribuiu para a criação do Yosemite, Sequoia, Grand Canyon, entre outros parques.
John Muir se tornou conhecido por seus artigos elogiando a natureza, falando em termos poéticos, espirituais sobre o seu afeto pela ecologia e a ligação da terra com a humanidade, conquistando um público vasto e diverso. Ele faleceu em 2014 de pneumonia.
Seu legado está presente não só na criação de parques e seu ativismo ambiental, mas em dezenas de livros e artigos escritos por ele.
Visita na casa de John Muir
O que pouca gente sabe é que uma das principais memórias de John Muir ainda super presente logo ali na East Bay, em Martinez. Trata-se do John Muir National Historic Site.
No parque, tem nada mais, nada menos que a própria casa dele, aberta para visitação.
Veja as fotos da visita a casa de John Muir:
Primeiro piso:
Na casa tem muitas referências de John Muir mencionando o que é família, o que são as amizades, qual o significado de lar. Todas finalizam com perguntas que te fazem pensar. Uma delas dizia: “My bed was suspended from the rafters and lines with altogether forming a delightful home in the glorious Valley”. E para você qual o significado de lar?
Wanda, Helen, será que eu também fui parente dele em outra vida. 😛
No piso superior, um pouco da história de John Muir, suas ideias, sua trajetória, suas frases.
Além da casa, ainda tem a Carruage House, onde tem a carruagem da família. John Muir diz nunca ter tido um carro próprio pois preferia fazer tudo a pé sempre que possível.
Ali você também encontra um pomar com diversas frutas que podem ser colhidas do pé, pêssego, pera, figo, são mais de 100 variedades.
E muitas palmeiras para relaxar na sombra. Eu não perdi tempo!
Tour pelo telefone John Muir
Um dica bem interessante é que você pode fazer o tour guiado com seu próprio telefone, basta ligar no número indicado, selecionar o ponto que você está e ouvir a história.
E como todo bom parque na Califa, ao final tem uma loja com souvenirs sobre a casa e a história de John Muir.
Além da visita que é super bacana, o parque também oferece diversas atividades: Camp Fire Program, Full Moon Walks e RoadMap to the Night Sky – este último por exemplo, é um programa projetado para aumentar o conhecimento sobre o céu, progredindo através de uma série de constelações você que devem ser utilizadas para trilhar um caminho, explorando seu contexto histórico, tipos de estrelas, posições dos planetas, etc.
Como visitar a casa de John Muir
A visita é gratuita, aberta ao público todos os dias da semana, exceto feriados, das 10 ás 5. Endereço: 4202 Alhambra Ave. Martinez, CA 94553.
Fonte: John Muir. (2015). The Biography.com website.
O poder da imaginação nos faz infinitos. John Muir.