Nas montanhas acima de Reno encontra-se a autêntica cidadezinha que é considerada um dos maiores distritos históricos do país. Virginia City é um convite para retroceder no tempo, com suas calçadas de madeira originais repletas de lojinhas exóticas, edifícios historicamente preservados e muitos segredos debaixo da superfície.
Virgínia City, a misteriosa cidade entre Reno e Tahoe
Virgínia City e o patrimônio das minas
Há 45 minutos de carro do sul de Lake Tahoe está Virgínia, uma cidadezinha do estado de Nevada que orgulha-se por seu rico patrimônio mineiro. E não é de hoje que a cidade atrai visitantes do mundo inteiro, a bonança mineira do século XIX transformou Virginia City na cidade industrial mais importante entre Denver e San Francisco. Famílias do mundo inteiro foram atraídas pela riqueza do local.
Os garimpeiros que vieram pra região em pouco tempo se tornaram milionários e construíram mansões, hospitais, igrejas, casas de ópera, escolas e entretenimento. As minas passaram a ser conhecidas como Big Bonanza em1873 devido aos $300 milhões em depósitos minerais que foram retirados das terras locais.
As minas ajudaram a financiar a Guerra Civil e estabelecer Nevada como um estado. Os garimpeiros passaram a construir impérios no mundo todo com a prata e ouro de Comstock Lode, que foi o local da primeira grande descoberta de prata nos Estados Unidos. A descoberta tornou-se pública em 1859 causando um entusiasmo considerável na Califórnia e em todo os Estados Unidos. O maior desde a corrida do ouro em 1849.
O que fazer em Virgínia City
Visitar os museus
Há tanta coisa pra aprender sobre a cidade que são nada menos que 17 museus espalhados pela região. Os museus contam a história das minas, das famílias que viveram por lá e todos tem itens originais que podem ser vistos de pertinho.
Passeio pelas minas
Além de visitar os museus, um dos maiores atrativos de Virgínia são os tours pra visitar as minas que oferecem a oportunidade de ver como os mineiros trabalhavam e viviam nas profundezas dos túneis. Os passeios acontecem de maio a outubro e custam $10 por pessoa.
Tour de trem
Outro passeio popular é o tour pela estrada de ferro que liga Truckee a Virgínia, uma vez que era ali que se carregava o minério precioso aos moinhos do ouro em Carson City. A estrada de ferro foi reconstruída em 1974 e opera diariamente no verão. Virginia & Truckee Railroad são as mais famosas de todas as ferrovias denominadas American Short Line, que embora sejam pequenas tiveram uma grande contribuição para o país. Elas transportaram milhões de dólares em minério de ouro e prata das minas abaixo de Virginia City. O passeio dura meia hora e também acontece até o mês de outubro.
Os tours são populares devido as histórias assustadoras de disputa nas minas:
“Encontrar um homem petrificado, quebrar a perna de um estranho, cair em uma mina imaginária, descobrir alguns índios mortos ou ouvir sobre o massacre de uma família holandeses eram assuntos interessantes para qualquer café da manhã. Já que matança, mutilação e destruição geral era comum naquela época”. – Cartas de Mark Twain em março de 1868.
O museu de Mark Twain está lá pra não me deixar mentir:
Como nós visitamos a cidade em pleno inverno, infelizmente vários passeios estavam fechados devido a neve. Temos boas razões pra voltar em outras estações. O que mais você pode fazer por lá:
Passeio pelo centrinho de Virgínia City
Visitar o centrinho de Virgínia City por si só já é programa que agrada gregos e troianos.
Nós já passamos dois Natais na na região de Lake Tahoe. E se não tiver esqui na sua programação, você precisa incluir Virgínia City no seu roteiro gelado.
Almoce em um Saloon típico da cidade
Um almoço em um dos saloons de Virgínia já vai valer sua viagem.
Hoje a avenida traz diversas lojinhas estilosas e os restaurantes e bares são nos tradicionais saloons. São tão legais que não dá vontade de sair de lá.
Dá um look no nome da mesa famosa do típico The Delta Saloon. Mesa suicida de um bar de 1836. Sugestiva não? Aliás, ao programar sua ida a Virgínia, você pode programar seu GPS no endereço deste Saloon, para chegar ao centrinho da cidade. 18 S C St, Virgínia City.
Antigamente era nesta rua que ficavam concentradas as casas de prostituição e era onde os mineiros se reuniam para os jogos de azar. Quem quiser arriscar ainda tem alguns casinos por lá.
A lenda diz os espíritos ainda assombram os lugares onde eles viveram, trabalharam, aprenderam e morreram. #medo. Nevou tanto que deu medo de ter que passar a noite com os espíritos por lá.
Olha só os carros precisando de uma acomodação especial:
Visite todas as lojinhas
Não pense que você vai encontrar lojas populares, o diferencial do lugar são justamente os artigos exóticos.
E põe exótico nisso! Você encontra desde lojas de chapéu sob medida, animais empalhados, até refri de bacon ou pasta de amendoim.
Tem várias coisas diferentes e as lojinhas são um barato.
Você pode inclusive entrar no clima com as fotos com trajes de época ou quem sabe trazer um item das lojas de antiguidades pra casa.
Uma delícia de passeio.
Vá saber dos boatos na igrejinha
A igreja foi uma das primeiras construções de Virgínia e é frequentada religiosamente tanto pelos moradores que vão em busca da presença de Deus, quando pelos turistas que querem ouvir boas histórias. Claro que a gente deu uma passadinha por lá.
Os moradores dizem por ali que cada santo tem um passado e cada pecador tem um futuro. Faltou tempo pra conhecer os boatos dos Saint and Sinners – os santos e pecadores!
Se hospede em um hotel mal assombrado
Todos os hotéis da cidade são em edifícios históricos com heranças imersas na história de Comstock. Os turistas afirmam que eles são mal assombrados. O Street House Inn, é um dos mais populares, originalmente construído em 1875 agora é uma hospedaria de apenas três quartos. O Country Inn é em uma casa vitoriana construída em 1863. Verifique aqui as opções de hospedagem na cidadezinha e depois vem me contar porque eu não tive coragem de pagar pra ver 😛
Conheça a ópera e os cemitérios
Outros dois lugares famosos e pouco convencionais para se visitar por lá são a Piper’s Opera House, que ainda hoje se destaca como um dos locais favoritos para eventos e casamentos e os cemitérios onde as mensagens das lápides refletem histórias de vidas pouco convencionais. Devido ao significado histórico dos cemitérios, ele foram qualificados na categoria “Save America’s Treasures”, salve os tesouros da América para serem reformados pelo serviço dos parques nacionais.
Dicas pra visitar Virgínia City
Virgínia sempre tem uns eventos esquisitos bacanas nos fins de semana, um dos mais populares é a corrida de camelo. Verifique o calendário pra curtir uma atração diferente na sua visita.
A cidade fica há 30 minutos de Reno e há 45 do Sul de Lake Tahoe. Por ser uma cidade mais alta é muito mais gelada. Prepare seus casacos para dar um passeio com temperaturas negativas e fique atento as condições do tempo, com um carro normal é bem provável que você precise de correntes para chegar lá e dependendo da neve, pode ser que você precise retornar mais cedo pro carro não emperrar. Verifique as condições do tempo antes da sua viagem.
Leia também:
- Como dirigir e usar correntes de neve
- Reno, a maior cidade pequena do mundo
- Gôndola de Heavenly em Lake Tahoe
- Lake Tahoe no inverno. Irresistível!
Virgínia City é uma cidadezinha incrível e o passeio está mais que recomendado.
[…] Virgínia City, a cidade misteriosa entre Reno e Tahoe […]