Caminhadas, passeios de bicicleta, escaladas, asa delta, camping, se você curte alguma destas atividades ou se quer apenas passear em um lugar tranquilo a vista mais panorâmica da Baía de San Francisco, o Mount Diablo é um daqueles lugares que você precisa conhecer.
Um dia no Mt Diablo
O Mount Diablo é um pico de quase 1200 metros que pode ser visto de quase todos os lugares da Baía de San Francisco. A vista de cima da montanha abrange mais de 40 municípios, é o segundo lugar com a vista de maior alcance do mundo, ficando atrás somente do Monte Kilimanjaro da África.
A montanha parece uma pirâmide, tem 3357 pés, o equivalente há 1173 metros, ela é o resultado da compressão geológica causada pelos movimentos das placas da Terra e encontra-se entre as falhas do terremoto que crescem lentamente. É o paraíso dos geólogos que dizem que a montanha cresce de três a cinco milímetros por ano.
É tão alta que é o único lugar da Baía de San Francisco que tem neve no inverno.
O pico é rodeado por diversas montanhas menores que formam o parque estadual Mount Diablo State Park.
A lenda diz que local é considerado sagrado para muitos povos nativos da California, segundo a mitologia este foi o ponto de criação do povo indígenas e do mundo. Mas o que posso afirmar que é um lugar fantástico da East Bay com vistas incríveis da Baía.
O que fazer no Mt Diablo?
O Mount Diablo é popular para quem gosta de atividades ao ar livre. Os moradores da região vão frequentemente para o parque para fazer caminhadas, ciclismo, passeios a cavalo, picnics, churrascos e acampar. Não é um destino muito conhecido pelos turistas, mas o passeio é super bacana.
Passeio de carro para ver toda a baía de San Francisco
A estrada para chegar no cume tem 15 milhas e você vai fazendo uma série de curvas até chegar no centro de visitantes onde tem toda a história do local, incluindo uma loja de souvenirs e um deck de observação. Com as lunetas no deck é possível ver 8 pontes lá de cima: entre elas a de San Mateo, San Rafael, Benícia, Bay Bridge, e a Golden Gate.
Você pode parar em diversos pontos pra apreciar a super vista, que é maior barato do passeio. Se você é daqueles que fica mal fácil com curvas, vale tomar um remédio de enjoo pra subir, porque são muitas, mas muitas curvas!
Inúmeros picos nos Estados Unidos são mais altos, mas o Mount Diablo tem um visual destaque para uma montanha com altitude tão baixa. Prepare sua câmera.
As melhores vistas são durante o inverno, já que no verão é provável que tenha muita neblina. Eu não cheguei a ver tão longe, mas dizem que de lá é possível ver inclusive o Lassen Peak no Mount Lassen, que fica a 291km de distância e algumas montanhas do Yosemite National Park, embora não dê pra ver o Half Dome. O local se gaba por ter uma das vistas mais panorâmicas no oeste dos Estados Unidos. O pico desempenhou um papel fundamental na história da Califórnia já que a boa visibilidade permitia ver os as principais cidades durante a corrida do ouro e foi um marco importante para a navegação. A cúpula do centro de visitantes é usada como ponto de referência no norte da Califórnia e Nevada.
Leia também:
- Yosemite, dicas para conhecer o parque mais lindo da Califórnia
- Um dos locais mais maravilhosos da Califórnia: Lassen Volcanic Park
Ciclismo
A estrada é toda pavimentada e o trajeto é um desafio daqueles mesmo para os ciclistas mais experientes, afinal estamos falando em 15 milhas de subida. A estrada serve de treino para muitos atletas e dá acesso de bike você tem acesso a áreas remotas do parque. Para os mais aventureiros podem ainda fazer uma trilha de 13 milhas até o topo de moto.
Caminhadas
Para quem gosta de trilhas o local é um prato cheio, seja ela uma caminhada leve e gostosa ou daquelas que você pode passar o dia entre as montanhas. Confira a sugestão das 7 melhores hikings para se fazer por lá. Ao todo são 150 milhas de trilhas de todos os níveis. Na primavera a caminhada fica ainda mais bonita com as flores de cores vibrantes, tem muitos pássaros e até uns coyotes. Em determinadas épocas você consegue ver cachoeiras e lagos. Tem também uma versão das trilhas com áudio com informações relevantes da área e sons do ambiente. O ponto de saída para as trilhas é o Mitchell Canyon Staging Area.
Picnics e churrasco
Quem curte fazer um almoço fora de casa o parque têm diversas áreas com mesa de picnics e churrasqueiras, ideal para se divertir com a família e fazer um festerê com os amigos. Nós fomos lá com os manos e eles curtiram!
Preciso dizer que venta pra caramba lá em cima? Esqueça o cabelo, mas não o casaco.
Camping
O parque conta com 56 espaços para barracas e alguns para trailers, tem banheiro e chuveiro aquecido e as diárias para acampar custam à partir de $30. Os espaços podem ser reservado com até 7 meses de antecedência pelo Reserve América.
Quem curte pode ainda fazer paragliding e também escaladas nas pedras de Rock City, o acesso é uma milha do portão sul do parque.
Por que este nome Mt Diablo?
A história é longa e têm muitas versões, mas supostamente o Mount Diablo foi nomeado por soldados espanhóis que perderam uma batalha com os índios locais nas proximidades, no século 18. Os soldados acreditavam que a montanha era o “diabo” – “diablo”, em espanhol, que causou a derrota.
Onde fica o Mt Diablo?
O parque fica a 25 milhas de San Francisco, tem uma longa extensão de terra de nada menos que 20 mil acres e pode ser acessado de diversas cidades. Para ir no Summit que é parte mais alta, a charmosa cidade de Walnut Creek é onde tem o principal acesso para quem vem de SF, o outro portão principal fica em Danville, que é mais fácil para quem vem da região sul da Baía.
Quanto custa para entrar no Mt Diablo?
A taxa de entrada do parque é de US $ 10 por dia e é aberto das 8 ao por do sol todos os dias. O centro de visitante abre das 10 às 16 horas no verão e das 10 às 14 horas no inverno.
Como chegar no Mt Diablo?
Se você for fazer trilhas o parque tem muitos acessos e não é necessário pagar para fazer trilhas. De carro:
- Entrada Sul: Pegue a Interstate 680 na cidade de Danville, siga as indicações para o Mount Diablo State Park.
- Entrada Norte: Na cidade de Walnut Creek; vá até a Ygnacio Valley Road e siga as indicações para o Mount Diablo State Park. Este é o caminho mais próximo para quem vem de San Francisco.
Depois de visitar o Mt Diablo aproveite para conhecer o centro de Walnut Creek, a cidade é linda e está toda renovada, aproveite para curtir as lojinhas e experimentar um dos vários bons restaurantes que você vai encontrar por lá.
Eu adorei o passeio no Mt Diablo. E você, já foi? Conta pra gente o que achou!