Um dos hotéis mais requintados e clássicos de San Francisco é o Fairmont Hotel, famoso por hospedar diversos presidentes e artistas. O quarto mais desejado do hotel custa $18 mil dólares e oferece vistas fantásticas da cidade. Se você “não quiser” desembolsar toda esta grana, saiba que mesmo assim você pode dar um passeio para conhecer sobre a história de San Francisco pelos corredores do hotel, ver as lojinhas glamurosas, relaxar no jardim pra lá de charmoso e até tomar um drink no Tonga bar.
Um passeio pelo Fairmont hotel
Se você passar do Fairmont, os senhores vestidos quase como mágicos auxiliando os hóspedes que chegam de carros importados podem te deixar um tanto quanto tímido, mas as portas do hotel estão abertas e qualquer pessoa pode entrar e dar uma volta pela área aberta ao público. Claro, que não existe nenhuma placa mencionando que o espaço é aberto pra visitação e você precisa ser um tanto quanto discreto, mas diversos turistas entram ali com câmeras e são bem vindos num passeio pelos arredores da recepção. Veja um pouco do que vimos por lá:
Visita ao Fairmont Hotel em San Francisco
O hotel tem 591 quartos e é bem antigo e tradicional, com diárias que chegam a $18 mil dólares, o mais caro de San Francisco. O local é popular por hospedar artistas, presidentes, diplomatas e magnatas.
Beleza depende muito do ponto de vista, para alguns pode ser chique, pra mim é um tanto quanto brega, mas embora o dourado, veludos e cores deixem o ambiente um pouco carregado, posso dizer que está tudo muito bem conservado.
O Lobby tem colunas de mármore, pé direito alto, e muito dourados, clássico e glamuroso.
Julia Morgan que foi a primeira arquiteta a trabalhar na Califórnia tem o mérito pelo design do Fairmont. Ela contribuiu com mais de 700 construções na Califórnia, a mais famosa delas é o Hearst Castle.
Vi chaves por lá e fiquei curiosa se as portas ainda funcionam de maneira antiga. Na área do lobby você pode sentar, curtir o espaço, usar a internet e os banheiros.
Siga pelo corredor que conta toda história do prédio histórico, de quando ele foi destruído pelo terremoto, de todas as reformas necessárias para abrir as portas e todos os envolvidos.
O hotel de Tony Bennett
No fim do corredor, virando a direita, está o Venetian Room. O salão é super famoso pois foi onde Tony Bennett cantou pela primeira vez em 1962.
A música mais famosa deste cantor, provavelmente você conhece: I left my heart in San Francisco. Dois meses atrás ele estava no Hotel em um evento filantrópico promovido pelo Facebook e repetiu a dose.
Tem homenagem pro Tony em todos os cantos.
Inclusive uma estátua dele em frente ao hotel.
Você pode continuar seu passeio até o Roof Garden, que fica nos fundos e tem um jardim lindo com fontes e palmeiras.
O jardim é lindíssimo e dá vontade de passar uma tarde ali.
Retornando do jardim tem a horta do próprio hotel. E a parte mais bacana é que eles produzem o próprio mel.
Desde 2010 os hóspedes podem tomar um chá ou café com mel produzinho no próprio Faimont de San Francisco. Dizem inclusive que eles tem uma cerveja com mel que eu fiquei curiosa pra provar mesmo não curtindo mel, nem abelhas.
Seguindo para o Lobby tem diversas lojas lojas.
Tem desde jóias, artesanatos, roupas…
…até lembrancinhas de San Francisco.
Querendo uma experiência mais extravagante você pode fazer uma refeição no Laurel Court & Restaurant Bar que abre para café da manhã, brunch, chá da tarde e drinks. Os pratos são em média $25.
Para um drink mais descontraído, você pode ir no Tonga Room and Hurricane Bar. Eu sempre vi o bar na TV e nos programas de gastronomia e era louca pra conhecer, e claro, rendeu um post, confira a experiência: Tonga: um drink no bar mais famoso de San Francisco.
Eles tem inclusive uma sala específica para diplomatas e afins. Falando nisso a nossa ex presidenta Dilma e sua equipe ficaram exatamente neste hotel na visita ao Vale do Silício. Você pode conferir a visita dela neste post.
Como eu escrevo o Acontece no Vale 😛 eles me convidaram pra subir no salão de festas da cobertura para tirar umas fotos lindas da vista de lá.
Mas neste lugar se você não não ficar hospedado por lá, não garanto que você consiga ir. O City Guide de San Francisco oferece tours gratuitos no Fairmont 2 vezes ao mês, os interessados precisam se inscrever no site com antecedência.
Como chegar no Fairmont Hotel em San Francisco?
O Fairmont está localizado no bairro de Nob Hill, na 950 da Mason St, esquina com a Califórnia Ave. em San Francisco. Foi ali que os barões da ferrovia foram morar quando a cidade estava começando a se desenvolver. O senhor Stanford – sim, o mesmo que fundou a universidade tinha sua casa ali do lado e portanto você pode utilizar uma das linhas de cable car que ele estrategicamente construiu para deixá-lo em casa e valorizar sua propriedade. Tem uma parada em frente ao Fairmont. Você pode pegar o cable car na Market Street e descer na esquina com a Mason ou pegá-lo na Califórnia St. $7/ por pessoa.
Quem quiser economizar tem ônibus ao lado da Market que também te deixa em frente ao hotel e para uma caminhada gostosa basta subir as ladeiras da Califórnia St seguindo a linha do bonde.
Retornar a pé pode te render excelentes fotos desta cidade linda!
[…] Um passeio chique pelo tradicional Fairmont Hotel […]
[…] Um passeio pelo Fairmont em San Francisco […]
[…] Um passeio chique pelo tradicional Fairmont Hotel […]
[…] de 23 quartos que ficava a oito quarteirões do hotel original. Logo depois eles alugaram o Fairmont Hotel por 10 anos, enquanto o Palace era reconstruído. Mas o Palace voltou a operar 3 anos depois – […]