Esta semana recebi um artigo fantástico de um dos leitores do blog: Leandro Piazza. Foi a paixão pela educação que trouxe o Leandro para o Vale do Silício. Após construir uma carreira trabalhando em universidades no Brasil, ele juntou sua vontade de aprender com a sede por empreender e se mudou de mala e cuia pro Vale, onde atua com a startup 49 Educação. Confira este depoimento sobre 7 instituições imperdíveis para conhecer mais sobre a área de Educação no Vale do Silício.

EdTech no Vale do Silício

Leandro Piazza.

Caí em Stanford e logo iniciei um estudo sobre os profissionais do futuro. A pesquisa de campo é uma das etapas da metodologia científica que corresponde à observação, análise e interpretação de fatos. Sem blá-blá-blá, quer dizer que o meu trabalho é conviver com estudantes do mundo todo e entender quais são as habilidades e competências que impactarão o futuro dessa moçada.

É uma experiência muito legal que, literalmente, me fez viajar por todo o Vale do Silício conhecendo o que há de mais inovador na aplicação de metodologias de ensino para universitários. Se você também é apaixonado por educação, não pode deixar de  fazer esse ‘giro’ pelo Vale!

1. Singularity University

Localizada ao sul do Vale do Silício, em uma base de pesquisa da Nasa nas proximidades do município de Mountain View, a Singularity capacita líderes de todo o mundo para o enfrentamento dos grandes problemas globais. Seu fundador e CEO, Peter Diamandis, é uma das pessoas mais influentes do mundo segundo a Fortune Magazine. Para visitar a base da Nasa é preciso apresentar o passaporte e estar preparado para fotografar o hangar com aviões e réplicas de naves espaciais.   

Singularity University. Foto: Leandro Piazza.

Especialização rápida e de qualidade em San Francisco

2. Stanford University

Estudar em Stanford foi uma das grandes realizações da minha vida. A universidade está localizada no coração do Vale do Silício, oficialmente na cidade de Palo Alto, embora o código postal da instituição indique que o campus universitário tem status de região censo-designada: são 8.180 hectares de terra rodeados de belos jardins com muitas flores e esculturas do artista francês Auguste Rodin. Dentro de Stanford nasceram empresas como Google, Nike, Yahoo, HP e outros projetos bilionários.  

Vida de estudante na Stanford University. Foto: Leandro Piazza.

Universidade de Stanford, visita obrigatória no Vale do Silício

3. Drapper University

Ainda na região central do Vale do Silício, em San Mateo, você pode visitar a ‘Escola de Super-Heróis’ do Tim Draper, o investidor bilionário do Hotmail, Tesla, Skype e autor do livro “How to become a Startup Hero”. O dia ideal para visitação é quinta-feira, quando o coworking space da “Hero City” está aberto para o público.  

Drapper University. Foto: Leandro Piazza.

Draper University, a Universidade para desenvolver super poderes

4. 42 University

Essa é sem dúvidas uma experiência marcante. Situada em Fremont, no sudeste do Vale, a 42 University foi criada com o objetivo de colocar no mercado 1 mil engenheiros de software por ano. Na 42, a pedagogia utilizada é o peer-to-peer learning: um funcionamento participativo que permite ao estudante explorar sua criatividade através da aprendizagem baseada em projetos. O sistema é ‘gamificado’, para cada projeto finalizado, o aluno recebe créditos. Os alunos devem fazer projetos com vários colegas, garantindo a interação entre eles. A ideia é desenvolver o empreendedorismo para aumentar o potencial de inovação do grupo. Cada um é responsável por seu aprendizado e pelo desenvolvimento do processo pedagógico da escola que não tem professores  – o aluno guia o seu processo de aprendizagem!

Leandro e Aécio da 49 educação em visita ao Fred Murakawa da 42 university

Tour guiado e grátis para conhecer a UC Berkeley

5. Esalen Institute

Esalen é mais que uma escola, é um local totalmente original que se encontra em 27 hectares no litoral Big Sur, ao sudoeste do Vale do Silício. Sua beleza mágica faz com que você experimente um pouco de uma das paisagens mais belas dos Estados Unidos. Fundada em 1962, Esalen é o berço do movimento do potencial humano que deu origem a muitas escolas da psicologia. O notável Abraham Maslow ministrou cursos e palestras em Esalen na década de 60. Você pode planejar sua visita e participar dos workshops da escola.

Esalen Institite. Foto: Leandro Piazza

Visita a d.school, a escola de Design Thinking de Stanford.

6. University of San Francisco

No coração da cidade de San Francisco, que é a cabeça do Vale do Silício, apelidada de ‘Silicon City’ devido a concentração de investimentos em empresas de tecnologia, você chegará no alto da Lone Mountain para admirar uma das mais belas vistas da baía de San Francisco. a USF é uma universidade Jesuíta fundada em 1855, sendo a mais antiga universidade da cidade e a segunda mais antiga instituição de ensino superior da Califórnia.

Universidade de San Francisco. Foto: Leandro Piazza.

Dúvidas frequentes sobre cursos de extensão

7. UC Berkeley – Universidade da Califórnia

Por fim, no extremo norte do Vale, está a UC Berkeley, instituição de ensino com mais prêmios Nobel no mundo. Além dos belos bosques de eucalipto, Berkeley é famosa pelos sinos da torre Sather (símbolo da Universidade). A vista do alto é fantástica, com sorte a torre estará aberta para visitas. Vale uma passada na biblioteca central e no prédio da arqueologia para tirar uma foto com a réplica perfeita do maior fóssil de T.Rex do mundo. No caminho, provavelmente, você vai cruzar com os Kiwis – robôs que entregam comida no campus universitário.        

UC Berkeley. Foto: Leandro Piazza.

Sather Tower, como visitar a torre de Berkeley

49 Educação – A Startup do Leandro

Foram essas as referências que me fizeram fundar a 49 educação. O nome da startup é uma homenagem aos desbravadores do Vale do Silício. Na corrida do ouro, em 1848, trabalhadores do mundo todo vieram para a Baía de San Francisco garimpar. Um ano depois, em 49, empreendedores enxergaram uma oportunidade maior do que a mineração. Os 49ers vieram prestar serviços para uma multidão de garimpeiros carentes de quase tudo. Foi em 1849 que Levi Strauss chegou aqui e percebeu que o garimpo precisava vestir roupas leves e resistentes. Pronto: estava lançada a calça jeans Levi’s. Vários outros como Henry Wells e William Fargo fundaram negócios que continuam de pé. Atualmente a Wells Fargo tem mais de 30 milhões de clientes ativos.

O espírito dos 49ers continua vivo no Vale. Não é à toa que o San Francisco 49ers, um dos maiores times de futebol americano, recebeu seu nome em homenagem aos homens que representam a cultura de determinação e progresso do Vale do Silício, essas são as características base para a constituição de uma educação empreendedora e, por isso, eu continuarei aqui, determinado a impactar a educação de maneira positiva.

Autor: Leandro Piazza

Leandro Piazza: Professor Universitário que trabalha Soft skills e Metodologias Ativas de Aprendizagem para criar aulas de empreendedorismo e negócios. Entusiasta da Educação disruptiva e Founder da 49 Educação.

Artigo anteriorSLO: O que fazer em San Luis Obispo e arredores
Próximo artigoMuseu do McDonald’s na Califórnia, o primeiro restaurante da rede
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.