Wharton, uma universidade pouco conhecida fora dos círculos não especializados, considerada uma das melhores business schools do mundo e com campus em San Francisco.
A competitividade por cursos de especialização aumentou significativamente nos últimos anos. Existem aproximadamente 13.000 programas de MBA que são oferecidos ao redor do mundo. A região da Baía San Francisco atrai estudantes dos mais diversos países em busca de ensino de excelência. E muitos profissionais miram o Vale do Silício quando o assunto é desenvolvimento profissional. E se o aluno não vai a universidade, a universidade vem até o aluno.
Wharton – Uma das melhores escolas de negócios do mundo em San Francisco
A Wharton é umas das faculdades da Universidade da Pensilvânia (UPenn), quem ingressa na UPenn, pode escolher entre 10 departamentos acadêmicos, que oferecem mais de 90 programas de graduação e outros 169 de pós. Entre estas faculdades, está a famosa escola de negócios – Wharton, que abriu recentemente um campus para oferecer cursos de MBA e educação executiva em San Francisco.
Fundada em 1881, Wharton é conhecida mundialmente quando o assunto é educação empresarial. Quando o tema é business ela compete igualmente com universidades como Stanford e Harvard. É considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo para os cursos de graduação e pós, já formou mais de 94 mil estudantes de 153 países e recebe mais de 9 mil estudantes anualmente para programas de educação executiva.
Programa de MBA em San Francisco
Wharton mantém padrões extremamente altos e só oferece um MBA em San Francisco, o executivo.
O MBA para executivos da Wharton em San Francisco é bem exclusivo. O processo de aplicação, currículo e quantidade de créditos são os mesmos oferecidos no MBA tradicional em tempo integral na universidade da Pensilvânia, mas em San Francisco é oferecido no formato executivo que é mais intenso e exige uma maior experiência profissional. Os alunos tem uma média de 10 anos de experiência e o intuito é justamente a interação entre profissionais que já possuem muita bagagem do mercado para compartilhar o conhecimento prático em sala de aula. As turmas tem em torno de 100 alunos, 40% deles são internacionais e 23% dos estudantes são do Vale do Silício.
Todos os alunos devem ter uma aprovação por escrito das empresas em que trabalham comprovando que a organização permite que os alunos possam se comprometer a assistir às aulas sextas e sábado durante dois anos. Este é um requisito do programa. 19% destes programas são inclusive pagos pelas próprias empresas. Confira o perfil dos alunos.
Como funciona o programa?
Os professores voam da Filadélfia a cada duas semanas para ministrar as aulas que acontecem sextas e sábados a cada 15 dias, durante 2 anos.
O programa inicia sexta-feira pela manhã e finaliza no sábado no fim da tarde. Inclui hospedagem no hotel Le Meridian e todas as refeições. O objetivo é que os alunos foquem em um living-and-learning environment – ou seja, vivam e aprendam no mesmo ambiente. Os aluno almoçam, jantam e dormem no mesmo local que os demais estudantes e professores. Este formato é justamente para facilitar o networking, compartilhar experiências e explorar oportunidades. As principais diferenças entre os dois programas são as pessoas e a estrutura.
A universidade conta com o sistema super moderno Cisco Telepresence, onde ambos os campos da costa Oeste e Leste ficam conectados.
No segundo ano do curso, os alunos passam uma semana no exterior para uma experiência global, onde visitam empresas e participam de palestras e contatam governantes e líderes para discutir temas relevantes para a região, ajudando a elaborar políticas, implementar estratégias e treinar pessoas. Após a viagem, os alunos precisam escrever um artigo sobre os conhecimentos adquiridos e compartilhar em sala de aula.
Algumas atividades são feitas para que as famílias dos alunos também possam se conhecer e interagir.
Neste vídeo você pode entender melhor como funciona o Executive MBA da Wharton:
Quanto custa?
$192,900 é o valor integral de dois anos do curso. (Silêncio) 😛
A universidade pratica a política “need blind” na hora de admitir estudantes americanos, canadenses e mexicanos. Ou seja, não é levada em consideração a capacidade que eles têm de pagar pelos estudos se obtiverem excelentes resultados nas avaliações. No caso de candidatos de outros países, como o Brasil, o processo é chamado de “need aware” e além dos resultados, leva-se em consideração a capacidade do aluno poder pagar pelos seus estudos. Isso ocorre porque essas instituições tem fundos limitados. Mesmo assim, mais de US$ 7 milhões foram encaminhados por meio de bolsas de estudos a alunos internacionais em 2015.
Onde fica a Wharton em San Francisco?
O campus da Wharton de San Francisco está localizado na Hills Brothers Plaza, próxima ao Embarcadero, no bairro SOMA em San Francisco.
Curiosiedades sobre a UPenn / Wharton
A UPenn conta com 28 vencedores do Nobel e se orgulha de ter formado mais alunos bilionários do que qualquer outra escola no mundo de acordo com o relatório da Wealth-X. Depois dela está Harvard, com 22 alunos e Yale com 20. Stanford University tem 14 deles e a Universidade California, Berkeley, 12.
Confira alguns nomes dos bilionários receberam seus diplomas da Universidade da Pensilvânia.
Warren Buffet foi um dos que passaram por lá e resolveu largar o programa. O presidente da UPenn David Friedman defende que deixar a universidade para montar seu próprio negócio é um mito: It’s all about people, relationships, networks quando se trata de um curso universitário.
Martin Luther King Jr, grande líder na luta pela igualdade racial e Donald Trump candidato a presidência dos Estados Unidos também foram alunos. Se você quiser ser um deles as inscrições para 2018 já estão abertas.
[…] Uma das melhores Business Schools do mundo com campus em SF: Wharton […]