Apenas 2% dos moradores de San Francisco conhecem a Angel Island. Os outros 98% não sabem o que estão perdendo!
Angel island
Vou dizer que eu moro há quase 3 anos em San Francisco e Angel Island era um dos lugares que eu sempre quis conhecer. A Vanusa, uma amiga querida que conheci quando recém cheguei na cidade me convidou pra fazer um passeio, quando perguntei ela também nunca tinha ido na tal ilha, então está decidido, vamos pra Angel Island!
Como chegar na Angel Island
O único acesso pra Angel Island é de barco e tem somente uma empresa que faz o percurso: A Blue and Gold Fleet. O trajeto de balça até a Ilha é 25 minutos e oferece uma das melhores vistas de San Francisco.
Você pode sair de Tiburon e de San Francisco. A balça sai do Ferry Building às 9:15 da manhã e do Pier 41, às 9:45. No fim das contas não são duas opções de balça, se você optar por sair do Ferry Building, vai pegar uma balça grande e terá que fazer uma baldeação no Pier 41 e de lá todas as pessoas saem juntas com destino a Ilha. Tem que se atentar aos horários, porque eles são bem pontuais e se pegar a barca andando, já era, vai ter que retornar outro dia!
O ticket custa $8 por trecho, portanto $16 ida e volta. Você compra dentro do Ferry Building. Ao entrar na porta principal é só virar a direita, a loja tem um super relógio e tem várias lembrancinhas relacionadas a San Francisco, e é bem fácil de identificar. Com o ticket em mãos, é só sair do Ferry Building e virar a esquerda e é você já vai identificar a fila. Quem optar por ir direto ao Pier 41, o ponto do Blue and Gold Fleet fica em frente ao pier. Dá para fazer a compra online também.
A balça é enorme, tem 3 andares, café, barzinho e dá pra levar bicicleta se quiser, embora não tenha um espaço específico para elas como nas balças de Sausalito.
Sobre Angel Island
A Ilha é um dos parques estaduais, considerada um marco histórico da Califórnia. É a segunda maior ilha da Baía de San Francisco, a maior delas é Alameda. Em um dia claro, você consegue ver Sonoma e Napa do lado norte da ilha, San Jose ao sul, no centro está o Mount Caroline, um dos mais altos da região, com 240 metros de altura.
Todo mundo visita Angel island pelas vistas, o que pouca gente sabe é que ela foi usada como um forte militar, uma estação de quarentena do serviço de saúde pública dos Estados Unidos, e um dos lugares mais importantes para inspeção e detenção de imigrantes no território americano.
Eu fui pela vista de 360° do horizonte de San Francisco, claro! Descobri isto tudo quando cheguei lá, aliás eu fujo de lugares que têm energia negativa, digo – aconteceram muito sofrimento. Acho que dificilmente teria pisado lá se soubesse disso tudo. O lugar é impactante demais.
A área total de Angel Island é 3.107 km² e aproximadamente 50 pessoas moram lá, ela faz parte da cidade de Tiburon e somente uma pequena área, onde fica o Fort McDowell é território do condado de San Francisco.
Como conhecer a Angel Island
Para conhecer a ilha existem 3 opções: de bicicleta, de tram, ou caminhando.
Bicicleta
Se você tiver bicicleta, leve ou considere alugar em San Francisco e levá-las, pois o preço é bem salgado! $13,50/ hora ou $ 50/dia, eles também alugam o segway por $68/ dia. Tem duas opções de roteiro, o cultural que é um loop de 5 milhas e o da história natural que são 3 milhas. O limite é 15m/h.
Hiking
Quem gosta de caminhadas, a trilha parece ótima e tranquila. Da mesma forma, tem as duas opções de roteiro, o cultural é um loop de 5 milhas e o da história natural são 4 milhas e meia. O tempo estimado é de 2 horas e meia.
Tram – O principal meio de transporte da Angel Island
O café é a única opção pra fazer um lanche, comprar lembrancinhas e onde você deve comprar o ticket para o tram. O tram é o “tremzinho” de turismo que faz a volta na ilha. O ticket custa $15,50 e se você não for pensando pra camping, hiking ou pra pedalar, é sem dúvidas a melhor opção para conhecer o lugar. O trajeto dura em média 1 hora e meia e é somente em inglês. Aproveito para dar a dica: sente do lado direito para ter as melhores vistas! O pessoal briga pelo assento, viu?!
O que fazer em Angel Island
O tram é o passeio principal, ele sai às 11:45 do café, neste meio tempo dá para tomar um cafézão caprichado.
E dá para aproveitar conhecer o visitor center – embora não tenha nada demais, quando fomos também não tinha ninguém para explicar alguma coisa.
Quem não tiver afim do passeio para ver a ilha, pode usar as churrasqueiras ou passar o dia por ali fazendo um picnic.
Nós fizemos o passeio com o tram. No tram tem um aúdio narrando toda a história e o o motorista que também é o guia, faz uma parada nos principais pontos pra falar sobre os locais mais importantes, tanto dentro da ilha como de San Francisco, Tiburon, Marin.
Em algumas paradas o pessoal pode descer pra tirar fotos.
A principal delas é sem dúvidas a com a vista panorâmica da Golden Gate Bridge.
E é incrível que em segundos vem a neblina e a vista fica completamente diferente.
Achei sensacional ver a foggy passando cobrindo e descobrindo as vistas o tempo inteiro.
Pra quem não entende porque o frio está aí a explicação:
Olha só esta vista que linda:
E a praia, OMG!
No final do século 19, a ilha era conhecida por “Fort McDowell” e serviu como um depósito e local de apoio para as tropas. As instalações foram expandidas pro Fort Mason em San Francisco durante a Segunda Guerra Mundial. O Fort McDowell foi usado para detenção de japoneses, alemães e italianos que eram imigrantes e residentes do Havaí. Eles eram presos apesar da falta de provas por serem considerados uma ameaça, posteriormente eram transferidos para o Departamento de Justiça nos acampamentos do Exército. Prisioneiros japoneses e alemães eram todos levados pra ilha.
Construção onde ficavam os oficiais do governo.
Depois serviu também como estação de quarentena.
E foi um hospital.
Em 1954 uma estação de mísseis foi instalada e foi removida em 1962, quando os militares finalmente deixaram a ilha.
A plataforma de lançamento de mísseis – Baterry Ledyard permanece na ilha.
A principal atração de Angel Island é a Immigration Station. Inclusive muitos visitantes vão exclusivamente para ilha só para conhecê-la, você pode chegar no café, pegar uma shuttle e ir direto para lá. O ingresso é $5.
A estação da imigração foi designada um marco histórico nacional dos Estados Unidos – ela será assunto para um próximo post. O local era onde era feita a imigração para entrar no país. Eles inspecionaram e examinaram cerca de um milhão de imigrantes asiáticos que queriam entrar nos EUA.
Devido às restrições do Ato de Exclusão Chinesa de 1882, muitos imigrantes chineses passaram anos na ilha esperando um dia poder entrar no país, foi uma longa luta por direitos iguais. Muitas poesias foram entalhada nas paredes e diz a lenda que mais de 7 vezes as paredes foram cobertas de massa para excluir poemas que em breve voltavam a ser visíveis novamente.
Em todos lugares é possível presenciar o sentimento de medo, esperança, sofrimento, angústia.
Um incêndio destruiu o edifício em 1940 e processamento de imigração passou a acontecer em San Francisco.
Em 1955 a comissão de parques da Califórnia autorizou a compra de mais de 38 acres de terra em torno da Ayala Cove, marcando o nascimento da Angel Island State Park.
O retorno da balça para San Francisco é 1:45pm ou você pode retornar 3:20pm caso queira fazer um stop no tram e passar mais tempo para conhecer a estação da imigração, o ponto final é o pier 41, ao lado do Fisherman’s Wharf. Leve casaco!
Se você curte história e quer ver a cidade literalmente de outro ângulo, recomendo muito o passeio. Mais que um lugar bonito o nome Ilha dos anjos agora faz todo sentido pra mim!
Veja algumas fotos nossas turistando por lá.
[…] de dia ou de noite. Os demais tickers ainda incluem os bastidores ou a alternativa de incluir Angel Island no […]
[…] Um passeio divino: Angel Island, assita também nosso vídeo mostrando o passeio por lá. […]
[…] Um passeio divino: Angel Island, assista também nosso vídeo na ilha; […]
[…] Um passeio divino: Angel Island […]
[…] Leia também: Um passeio divino: Angel Island. […]