Bart, Muni, Cable car, Street car, Caltrain, são tantos nomes que o transporte de San Francisco parece um bicho de sete cabeças. Entenda como ele funciona.
Um guia sobre o transporte em San Francisco
Como ir do aeroporto ao centro de San Francisco
A opção mais barata e conveniente para se deslocar do aeroporto até o centro de San Francisco é o Bart. O trem tem saídas a cada 30 minutos, funciona das 4 da manhã até 11:45 da noite durante a semana, passa pelas principais áreas onde estão concentrados os hotéis e faz conexão com outros meios de transporte. O valor é USD8,95/por trecho. A segunda melhor opção são as shuttles que custam $17 por passageiro e vão te deixar na porta da sua acomodação. Você pode comprar seu ticket online para evitar as filas e espera.
Neste post explicamos com detalhes: Como ir do aeroporto ao centro de San Francisco
Bart – O principal transporte da Baía de San Francisco
O Bart é o trem que conecta os quatro cantos da Baía de San Francisco através de 45 estações. Cidades da East Bay, North Bay de South San Francisco, entre tantas outras são acessíveis por meio do Bart. Ele conecta-se também com outros sistemas de transporte como o Muni, Caltrain. A tarifa do Bart é cobrada de acordo com o seu percurso. Se você morar nas cidades vizinhas de San Francisco é bem provável o Bart faça parte do seu dia-a-dia.
Entenda:
Muni – O principal transporte de San Francisco
O transporte público do MUNIcípio de San Francisco é conhecido como MUNI. Ele é prático, ágil, e de quebra estiloso. Visitantes, estudantes, moradores, todo mundo utiliza este sistema de trânsito que é composto por ônibus, metrô e bondes. Uma vez que você paga a tarifa, é possível fazer a baldeação num prazo de 90 minutos entre diferentes linhas, como metrô e ônibus por exemplo.
São mais de 100 linhas de ônibus que percorrem San Francisco. Os pontos de maior movimento possuem um display chamado de NextBus que informa em tempo real quando está prevista a chegada do próximo bus.
O metrô é super eficiente e tem uma linha para canto de San Francisco a cada 20 minutos, o sentido Inbound te leva para o centro de San Francisco e Outbound para as regiões mais afastadas.
Além de possuir estações e passagens subterrâneas, o metrô também percorre vários trechos acima da superfície. Os carros que andam na superfície são conhecidos por streetcars, pois andam no trilho, mas na rua. A linha N-Judah funciona 24h e é uma das mais populares, passa do lado do Golden Gate Park.
A linha F, conta ainda com os trolleybuses, que alimentados pela rede elétrica através de um cabo fazendo o trajeto preferido dos turistas da Market até o Fisherman’s Wharf.
Os cable cars fazem parte do Muni e são considerados uma das principais atrações dos visitantes de San Francisco. Passear no cable car pode ser a lembrança mais memorável da sua viagem pela Califórnia e vai te render muitas fotos cênicas da cidade.
Leia também:
- Como funciona o Muni em San Francisco
- Bart x Muni: Entenda o sistema de transporte em SF
- 12 dicas para rodar San Francisco de cable car
Clipper Card – Cartão que conecta o sistema de transporte na Baía de San Francisco
O clipper card é um cartão que conecta praticamente todos os meios de transporte na Bay Area. Se você vai morar ou ficar hospedado em San Francisco por um mês ou mais, você pode comprar o passe mensal do Muni ou Bart obtendo desconto em toda a linha de transporte. Saiba como o clipper card funciona.
Transporte para quem está visitando San Francisco
Se você está de férias e com o intuito de passear por San Francisco, o CityPass, Muni Passport ou os ônibus de turismo oferecem as opções mais atrativas para os turistas. São pacotes com o melhor custo-benefício para se locomover num curto período e conhecer as atrações turísticas.
Contamos todos os detalhes sobre as atrações e como é o passeio com o CityPASS neste post: Passeio com o CityPASS de San Francisco, a grande vantagem do CityPASS é que além de ter diversas atrações inclusas com mais de 40% de desconto, você tem 3 dias ilimitados para usar o transporte público da cidade.
É só clicar no link abaixo para comprar seu CityPASS, o Acontece no Vale é um blog parceiro! Comprando aqui, você ajuda o blog a crescer e não paga mais por isso!
Algumas empresas como a Blue and Gold Fleet ou Red and White Fleet saem dos Piers e fazem os passeios de ferry ao redor da Ilha de Alcatraz, na Golden Gate Bridge, Angel Island, entre outros passeios super agradáveis para quem visita San Francisco.
No Ferry Building saem e chegam ferries utilizados tanto pelas pessoas que moram nas cidades vizinhas e trabalham em San Francisco quanto pelos visitantes que vão para a Larkspur e Sausalito, por exemplo.
Caltrain – O principal transporte que conecta San Francisco com o Vale do Silício
San Francisco fica a aproximadamente 50 milhas do Vale do Silício. Muitos profissionais moram no Vale e trabalham em San Francisco e vice-versa. Neste caso o Caltrain é a forma mais popular e eficiente para se deslocar entre a parte sul da Baía e San Francisco.
Explicamos sobre a Bay Area e o Caltrain abaixo:
Alternativa mais conveniente para o transporte público em San Francisco
Em cidades com cada vez mais automóveis e engarrafamentos, uma das melhores alternativas pode ser a bicicleta, é uma forma de se exercitar, colaborar com o meio ambiente e conhecer melhor a cidade. As magrelas são super populares, podem ser transportadas no ônibus e metrô, podem ser alugadas por hora, dia ou por semana e existem muitas razões para você dar preferência pelas bikes para se locomover em San Francisco.
A melhor alternativa para muitas pessoas que precisam do carro de vez em quando é alugar o carro por hora ou por dia e utilizar somente quando necessário.
Quem não querem utilizar o transporte público e nem se incomodar em dirigir pode usufruir também de uma das empresas que presta o serviço semelhante aos táxis. Empresas como conectam motoristas a pessoas que precisam se deslocar, possibilitando uma viagem mais segura e até 30% mais em conta.
Entenda:
- Bicicletas em San Francisco
- Conheça os serviços dos carros compartilhados
- Uber vs Lyft em San Francisco
No geral o transporte público é super eficiente e a melhor maneira de se locomover por San Francisco.
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco. […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Leia também: Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
[…] Leia os detalhes sobre transporte público: Um guia para se locomover em San Francisco […]
[…] Um guia para se deslocar em San Francisco […]
Fechado para comentários.