HomeMorar foraCarreiraTudo que você precisa saber para trabalhar nos Estados Unidos

Tudo que você precisa saber para trabalhar nos Estados Unidos

-

Entenda como você pode trabalhar nos Estados Unidos, quais são os documentos exigidos e as opções de intercâmbio para quem pretende trabalhar legalmente no país.

Como trabalhar legalmente nos Estados Unidos

Conseguir um trabalho nos Estados Unidos não é uma tarefa tão simples assim, primeiramente independente se o trabalho é em um restaurante ou em uma grande empresa é necessário obter um social security. Este documento é utilizado pelo governo para cobrar os impostos de quem trabalha no país. Entenda melhor:

Para ser legível para a emissão do ssn você precisa ter um visto que te autorize a trabalhar nos Estados Unidos.

O comentário mais popular que recebemos é: estou indo com o meu visto de turista e quero ficar uns 3 meses estudando e trabalhando, como posso arrumar um emprego por aí? Posso trabalhar com o visto de turista? A resposta é NÃO!  Mas seu amigo tem um trabalho como garçon e ele não tem estes social security number e autorização de trabalho? Saiba que ele(a) está ilegal se estiver trabalhando nestas condições.

01-visto_icon

Programas de intercâmbio que permitem trabalhar legalmente nos Estados Unidos

Para aqueles que não se encaixam nos requisitos do visto H1-B e gostariam de trabalhar legalmente, existem dois programas vinculados com o visto J1, que são excelentes oportunidades para quem quer ter uma experiência internacional de trabalho remunerada nos Estados Unidos. São eles:

Programa de AU PAIR

Como AU PAIR, você pode trabalhar de babá para uma família nos Estados Unidos. A família é responsável por pagar a passagem de ida e volta, oferecer moradia, alimentação, ajuda com os custos para estudos, férias remuneradas, além de um salário que é pago a cada 15 dias. A remuneração é baixa, e não dá para fazer grandes economias. No entanto, permanecer durante tempo integral com uma família americana é uma oportunidade única de vivenciar a cultura e aprender o idioma. Este programa geralmente dura 1 ano e pode ser prorrogado por mais 1 ano. Ele ;e oferecido por diversas agências de intercâmbio no Brasil.

Work Experience

Outro programa bem popular é para que universitários ou recém graduados possam ter uma experiência internacional de trabalho. O programa é oferecido por diversas agências com diferentes nomes, como Work Experience, Work and Travel. Ele permite que a pessoa trabalhe durante as férias da universidade em uma instituição americana e receba por isso. A duração é de aproximadamente 4 meses de trabalho, mais o grace period, que é um mês após o término do programa para passear e conhecer os Estados Unidos.

Existem 3 modalidades deste programa:

1. A pessoa que aplica é a responsável por conseguir sua própria oportunidade de trabalho e moradia- Ideal para quem tem um excelente conhecimento do idioma e consegue aplicar e se comunicar sozinho com as empresas americanas.

2. Job fairs, nesta modalidade, o aplicante vai a uma feira de emprego que é realizada em cidades específicas no Brasil, e durante esta feira, contata os empregadores e recebe uma proposta de emprego, sendo que muitos também oferecem moradia.

3. A outra opção é que a própria agência é a responsável por arrumar emprego e moradia para o aplicante. A maioria destes empregos são em estações de sky e resorts.

Trabalhar com visto de estudante

Estudantes com o visto F1 podem trabalhar por até 20 horas semanais na instituição que que concedeu o visto – tanto universidade, quanto escola de idiomas. Note que este trabalho não é garantido pois vai depender das oportunidades disponíveis e do nível de conhecimento do idioma do candidato. Além disso, o salário é apenas uma ajuda de custo. Estudantes podem optar pelo CPT ou OPT  que pode ser remunerado ou não. As escolas geralmente ajudam com a preparação do currículo e na divulgação das oportunidades, mas cabe ao estudante obter a vaga.

Entenda melhor: Permissão para trabalhar nos Estados Unidos com o visto de estudante – OPT

Se seu interesse é obter um emprego mais formal tanto em uma startup como em uma outra empresa na Bay Area, existem dois vistos específicos neste caso: um deles é o L1 , que é o visto de transferência, neste caso é preciso que a mesma empresa tenha escritório no Brasil e nos Estados Unidos e o empregador seja transferido para trabalhar no exterior. Este visto é concedido por um período de 5 a 7 anos e o processo para obtenção do visto é de 2 a 3 meses. Geralmente o visto é destinado para cargos de gerência ou para funcionários com um conhecimento técnico específico que não são encontrados no mercado local. O funcionário fica totalmente vinculado a esta empresa, e precisa retornar ao país de origem caso o contrato seja rompido. O acompanhante do L1 recebe o visto L4, que lhe dá o direito de morar e trabalhar legalmente nos EUA.

O outro visto de trabalho, e provavelmente o mais desejado pelos brasileiros é o visto H-1B ,em que uma empresa Americana contrata um estrangeiro temporariamente, é o visto mais comum para profissionais na área de tecnologia da informação. Nesta modalidade de visto, após a empresa divulgar uma vaga e não conseguir contratar uma pessoa qualificada para determinada posição, ela pede autorização para contratar um estrangeiro com aquele perfil. As vagas exigem que o candidato tenha nível superior ou diversos anos de experiência para ocupar o cargo. Como a empresa é a responsável pelo candidato, é bem difícil do visto ser negado. Para obter o visto H1B, a empresa precisa realizar a aplicação até abril, e se aprovado o colaborador poderá iniciar suas atividades em outubro daquele ano. O acompanhante do do H1B recebe o visto H4, que dá direito de morar, estudar, mas não permite trabalhar nos EUA. Só poderá trabalhar após a aprovação do green card que é um processo mas complexo que será abordado em outra oportunidade.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Tenho o visto de turista e estou disposto a trabalhar com qualquer coisa para ajudar nas despesas. Posso arrumar um emprego informal com este visto?  Não. Tem muita gente que acaba dando um jeitinho e conseguindo um bico, como babá, entregador de pizza, garçon, entre outros. Independente da atividade, trabalhar com o visto de turista é ilegal. Para trabalhar é preciso de um visto com autorização de trabalho. Mais informações sobre trabalho, podem ser conferidas neste artigo. […]

Fechado para comentários.

Leia Também

Mosaic House Design Hotel em Praga

Moisaic House Design Hotel em Praga, a hospedagem que vai elevar...

0
Cheguei no quarto e um espumante me aguardava geladinho com um cartão personalizado dando boas vindas. Abri a janela e vi as construções que...
Praga Republica Tcheca

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da...

0
Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com...
Roteiro Bruges

Passeio de barco pelos canais de Bruges

0
Conhecida como a "Veneza do Norte", a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas...