Entenda como você pode trabalhar nos Estados Unidos, quais são os documentos exigidos e as opções de intercâmbio para quem pretende trabalhar legalmente no país.
Como trabalhar legalmente nos Estados Unidos
Conseguir um trabalho nos Estados Unidos não é uma tarefa tão simples assim, primeiramente independente se o trabalho é em um restaurante ou em uma grande empresa é necessário obter um social security. Este documento é utilizado pelo governo para cobrar os impostos de quem trabalha no país. Entenda melhor:
Para ser legível para a emissão do ssn você precisa ter um visto que te autorize a trabalhar nos Estados Unidos.
- Ter o social security não significa ter autorização para trabalhar
- Qual visto eu preciso?
- H1-B: Saiba tudo sobre o visto mais desejado pelo brasileiros
- Empresas que patrocinam o visto H1-B
- Dúvidas frequentes sobre vistos
O comentário mais popular que recebemos é: estou indo com o meu visto de turista e quero ficar uns 3 meses estudando e trabalhando, como posso arrumar um emprego por aí? Posso trabalhar com o visto de turista? A resposta é NÃO! Mas seu amigo tem um trabalho como garçon e ele não tem estes social security number e autorização de trabalho? Saiba que ele(a) está ilegal se estiver trabalhando nestas condições.
Programas de intercâmbio que permitem trabalhar legalmente nos Estados Unidos
Para aqueles que não se encaixam nos requisitos do visto H1-B e gostariam de trabalhar legalmente, existem dois programas vinculados com o visto J1, que são excelentes oportunidades para quem quer ter uma experiência internacional de trabalho remunerada nos Estados Unidos. São eles:
Programa de AU PAIR
Como AU PAIR, você pode trabalhar de babá para uma família nos Estados Unidos. A família é responsável por pagar a passagem de ida e volta, oferecer moradia, alimentação, ajuda com os custos para estudos, férias remuneradas, além de um salário que é pago a cada 15 dias. A remuneração é baixa, e não dá para fazer grandes economias. No entanto, permanecer durante tempo integral com uma família americana é uma oportunidade única de vivenciar a cultura e aprender o idioma. Este programa geralmente dura 1 ano e pode ser prorrogado por mais 1 ano. Ele ;e oferecido por diversas agências de intercâmbio no Brasil.
Work Experience
Outro programa bem popular é para que universitários ou recém graduados possam ter uma experiência internacional de trabalho. O programa é oferecido por diversas agências com diferentes nomes, como Work Experience, Work and Travel. Ele permite que a pessoa trabalhe durante as férias da universidade em uma instituição americana e receba por isso. A duração é de aproximadamente 4 meses de trabalho, mais o grace period, que é um mês após o término do programa para passear e conhecer os Estados Unidos.
Existem 3 modalidades deste programa:
1. A pessoa que aplica é a responsável por conseguir sua própria oportunidade de trabalho e moradia- Ideal para quem tem um excelente conhecimento do idioma e consegue aplicar e se comunicar sozinho com as empresas americanas.
2. Job fairs, nesta modalidade, o aplicante vai a uma feira de emprego que é realizada em cidades específicas no Brasil, e durante esta feira, contata os empregadores e recebe uma proposta de emprego, sendo que muitos também oferecem moradia.
3. A outra opção é que a própria agência é a responsável por arrumar emprego e moradia para o aplicante. A maioria destes empregos são em estações de sky e resorts.
Trabalhar com visto de estudante
Estudantes com o visto F1 podem trabalhar por até 20 horas semanais na instituição que que concedeu o visto – tanto universidade, quanto escola de idiomas. Note que este trabalho não é garantido pois vai depender das oportunidades disponíveis e do nível de conhecimento do idioma do candidato. Além disso, o salário é apenas uma ajuda de custo. Estudantes podem optar pelo CPT ou OPT que pode ser remunerado ou não. As escolas geralmente ajudam com a preparação do currículo e na divulgação das oportunidades, mas cabe ao estudante obter a vaga.
Entenda melhor: Permissão para trabalhar nos Estados Unidos com o visto de estudante – OPT
Se seu interesse é obter um emprego mais formal tanto em uma startup como em uma outra empresa na Bay Area, existem dois vistos específicos neste caso: um deles é o L1 , que é o visto de transferência, neste caso é preciso que a mesma empresa tenha escritório no Brasil e nos Estados Unidos e o empregador seja transferido para trabalhar no exterior. Este visto é concedido por um período de 5 a 7 anos e o processo para obtenção do visto é de 2 a 3 meses. Geralmente o visto é destinado para cargos de gerência ou para funcionários com um conhecimento técnico específico que não são encontrados no mercado local. O funcionário fica totalmente vinculado a esta empresa, e precisa retornar ao país de origem caso o contrato seja rompido. O acompanhante do L1 recebe o visto L4, que lhe dá o direito de morar e trabalhar legalmente nos EUA.
O outro visto de trabalho, e provavelmente o mais desejado pelos brasileiros é o visto H-1B ,em que uma empresa Americana contrata um estrangeiro temporariamente, é o visto mais comum para profissionais na área de tecnologia da informação. Nesta modalidade de visto, após a empresa divulgar uma vaga e não conseguir contratar uma pessoa qualificada para determinada posição, ela pede autorização para contratar um estrangeiro com aquele perfil. As vagas exigem que o candidato tenha nível superior ou diversos anos de experiência para ocupar o cargo. Como a empresa é a responsável pelo candidato, é bem difícil do visto ser negado. Para obter o visto H1B, a empresa precisa realizar a aplicação até abril, e se aprovado o colaborador poderá iniciar suas atividades em outubro daquele ano. O acompanhante do do H1B recebe o visto H4, que dá direito de morar, estudar, mas não permite trabalhar nos EUA. Só poderá trabalhar após a aprovação do green card que é um processo mas complexo que será abordado em outra oportunidade.
[…] Tudo que você precisa saber para trabalhar nos Estados Unidos […]
[…] Tenho o visto de turista e estou disposto a trabalhar com qualquer coisa para ajudar nas despesas. Posso arrumar um emprego informal com este visto? Não. Tem muita gente que acaba dando um jeitinho e conseguindo um bico, como babá, entregador de pizza, garçon, entre outros. Independente da atividade, trabalhar com o visto de turista é ilegal. Para trabalhar é preciso de um visto com autorização de trabalho. Mais informações sobre trabalho, podem ser conferidas neste artigo. […]
[…] ilegal é uma furada, então fique atento aos artigos que alertam sobre os empregos e vistos para trabalhar aqui no […]
[…] me vem a cabeça é: você tem autorização para trabalhar por aqui? Se sua resposta for não, arrumar um emprego pode ser muito mais difícil do que se […]