A Budweiser é uma das cervejarias mais antigas da América. A empresa é responsável por 50% da produção de cervejas do país e entre seus rótulos você encontra: Leffe, Hoegaarden, Stella Artois, entre muitas outras. Se além de beber uma gelada, você tiver o interesse de entender a tecnologia por traz do processo de fabricação e toda história dos mestres cervejeiros, por apenas $5, você pode fazer um tour e degustação na Budweiser. Neste post contamos como é a visita na cervejaria.
Tour e degustação de cerveja na Budweiser
Budweiser está longe de ser a minha cerveja preferida, mas sempre fiquei curiosa pra fazer o tour e conhecer melhor sobre a história e o processo de fabricação da marca. A fábrica é Fairfied, a menos de uma hora ao norte de San Francisco e o tour com degustação custa menos que uma cerveja no bar!
Como fazer o tour na Budweiser
O tour acontece diariamente, e começa a cada hora. Basta chegar lá, comprar seu ingresso e a recepcionista coloca uma pulserinha e te leva pra uma sala onde os convidados são recepcionados.
Pra começar, cada visitante escolhe uma cerveja entre as mais tradicionais fabricadas por eles pra degustação.
Não é um golinho não, é uma garrafa inteira, viu? Enquanto o pessoal bebe, eles explicam sobre toda a história da Budweiser, desde os proprietários, como surgiu a marca, quais os ingredientes são utilizados na produção.
História e processo de fabricação da Budweiser
Você vai conhecer, tocar e cheirar o malte, ingrediente que dá a cor pra cerveja. O lúpulo conhecido como o “tempero” da cerveja, utilizado pro aroma, amargura e equilibrio dos sabores. Levedura conhecida como a “vida” da cerveja, a água que é submetida a um processo de filtração multi-estágio para assegurar pureza, qualidade e consistência.
Dizem que o mestre cervejeiro Adolphus Busch acrescentou arroz à receita para separar a Budweiser de outras lagers e este é um dos principais ingredientes da Bud. Pra se ter uma ideia a empresa é a maior compradora de arroz nos Estados Unidos. Além disso, a levedura usada para fabricar a cerveja da Budweiser é propriedade do Anheuser-Busch e é diretamente descendente da cultura original usada pela primeira vez por Adolphus Busch em 1876.
Depois de conhecer os ingredientes, eles passam um “sampler” – um copo menor com outra cerveja e tem um vídeo explicativo para assimiliar toda explicação.
A fábrica da Budweiser
O próximo passo é o tour na fábrica.
Inaugurada em 1976, a fábrica de Fairlfied é considerada a “mais verde” das cervejarias. Eles utilizam a energia do sol e do vento através de um conjunto solar de 7 acres e duas turbinas eólicas. Em média, a cervejaria fornece cerca de 30% de sua energia elétrica a partir de energia alternativa.
Além das turbinas eólicas e matrizes solares, a iniciativa de eficiência e conservação de energia inclui um sistema de recuperação de bioenergia – conhecido como BERS que incluir esforços de reciclagem e conservação de água. O processo de fabricação tem 7 etapas.
Tour na Budweiser
Um pouquinho do que vimos por lá:
Cada lote de Budweiser é cuidadosamente observado ao longo do processo de fermentação e provado pelos Brewmasters pelo menos cinco vezes durante o período em que ficam na cervejaria.
A cervejaria Fairfield é responsável por todas as cervejas da marca nas regiões do noroeste do país, incluindo, Oregon, Washington, Havaí, Alasca.
Eles disseram que se uma pessoa tomasse um pack por dia, levaria 58 anos pra detonar um barrilzinho destes.
O restante da produção é proviniente de uma das outras fábricas que estão espalhadas por 5 outros estados: Colorado, Missouri, Texas, Flórida e New Hampshire.
O tour finaliza no bar, onde todos podem escolher qualquer uma das marcas vendidas pela empresa pra provar.
Degustação na Budweiser
Eu provei a Goose 312 que não conhecia e é ótima, o maridão tentou a Loleta e não recomenda 😛
Nossas preferidas na Budweiser:
E querendo, claro, pode comprar mais algumas e esticar a degustação no bar.
Ao lado do bar tem uma loja com muitos diversos produtos pra quem quiser levar uma lembrancinha pra casa.
Eventos na Budweiser em Fairfield
Além do tour, a fábrica oferece alguns eventos que são abertos ao público. Um dos mais populares é o First Friday Concert Series, o evento custa $10 tem banda local acompanhada de muita cerveja na primeira sexta-feira do mês das 7 às 22 horas.
Outro evento super popular é o desfile com os cavalos pelas ruas de Fairfield, conhecido como Clydesdales. De 1920 a 1933, aconteceu a Prohibition, onde as empresas foram impedidas de vender bebidas alcólicas no país. Os cavalos foram lançados pela primeira vez em abril de 1933, foi um presente de August A. Busch, Jr. e Adolphus Busch para seu pai em comemoração da revogação da Proibição, os cavalos viraram símbolo não só da marca, como de liberdade pelo país. Hoje são utilizados até em inaugurações presidenciais.
Quanto custa o tour e desgustação na Budweiser
O tour custa $5, inclui a visita na fábrica e degustação e acontece diariamente a cada hora. Não é necessário reservar!
A fábrica abre das 10 às 16 horas nos meses setembro a maio e fecha nas quartas-feiras.
De junho à agosto, o tour acontece das 10 às 17 horas todos os dias.
Experts podem fazer o tour mais completo, que custa $30 este sim, precisa de reserva! Ps. Só maiores de 21 podem beber!
Onde fica a fábrica da Budweiser
A fábrica da Bud fica na 3101 Busch Drive, em Fairfield, há menos de uma hora ao norte de San Francisco. É uma ótima opção pra fazer um stop na volta de Tahoe ou Sacramento. Outra excelente sugestão pra incrementar seu passeio é estender até a Il Fiorello e provar os azeites de oliva fantásticos que são produzidos na região.
[…] a capital do estado, Sacramento que fica logo em seguida, e no caminho tem ainda a fábrica da Budweiser para quem gosta de cerveja, o outlet em Vacaville para quem quiser fazer umas comprinhas, a Il […]
[…] Tour e degustação na Budweiser […]