Cervejeiros de plantão precisam fazer o tour e degustação de cervejas na Anchor Steam, a cervejaria mais tradicional de San Francisco.
Tour e degustação de cervejas na Anchor Steam
Fazer cerveja virou uma moda nos últimos tempos, as pequenas breweries estão espalhadas por todos os cantos e onde quer que você vá tem um barzinho que oferece uma porção de cervejas locais. Se você é fã da bebida, não pode deixar de conhecer a Anchor Steam. Poucas cervejarias no mercado americano tem o prestígio e o respeito dos consumidores como a californiana Anchor Brewing.
Dizem que a revolução da microcervejaria nos Estados Unidos foi construída com base na personalidade forte de alguns visionários que correram riscos para manter a paixão pelas cervejas. Entre eles está o proprietário da Anchor: Fritz Maytag, que é considerado o padrinho da cerveja americana.
Ingressos para o tour na Anchor Steam em San Francisco
A Anchor Steam oferece passeios guiados todos os dias da semana. O tour dura uma hora meia e acontece duas vezes ao dia, às 11 e às 13:30. Os ingressos devem ser comprados com antecedência no site da empresa. Aí basta você apresentar um documento com foto para fazer o check in. E claro, só maiores de 21 podem fazer a degustação.
Sobre a Anchor Steam
A cervejaria começou durante a Corrida do Ouro na Califórnia, quando Gottlieb Brekle chegou da Alemanha, em 1874 e começou a produzir cerveja em São Francisco. Em 1896, Ernst F. Baruth e seu genro, Otto Schinkel Jr., compraram a empresa e a chamaram Anchor. Ela enfrentou terremoto, incêndio e Lei Seca e quando estava prestes a fechar, foi adquirida pelo empresário Fritz Maytag, em 1965. Dizem que ele que pagou “menos que o valor de de um carro usado” pela cervejaria. Em 2010, ela foi o grupo The Griffin Group, que também também a Guinness, Smirnoff e Johnnie Walker. Desde 2017, a marca faz parte da Sapporo que fez a última aquisição.
Maytag era fã número 1 da Anchor Steam – a primeira das cervejas da marca. Uma cerveja lager clara feita com um fermento característico. Ao comprar a empresa, ele começou a inovar e na festa dos 200 anos da independência dos Estados Unidos fez uma porter. Este lançamento foi crucial para o movimento das cervejas artesanais americanas. Segundo a empresa, o diferencial da Anchor está em inovar sem perder a tradição.
Como é o tour na Anchor Steam
O tour inicia no lobby no segundo andar onde há vários itens expostos. Para começar todos recebem uma amostra da cerveja mais tradicional da marca e o cervejeiro explica toda a história e evolução da cervejaria e das bebidas, incluindo as garrafas, logos e os principais ingredientes utilizados.
Diz ele que todos os rótulos são únicos e feitos à mão, criadas pelo mesmo senhor, James Stitt, que hoje tem 92 anos e vive em Sausalito. “Precisa ver que coisa mais linda é ele desenhando as árvores nas nossas edições especiais”.
Depois de entender sobre a empresa o pessoal caminha pelos três andares do prédio onde podem acompanhar de perto o processo de produção da cerveja.
Na década de 1960, a Anchor era a mais primitiva cervejaria artesanal do mundo. Já em 1971 – ano em que as cervejas passaram a ser engarrafadas a Anchor Steam® – tinha também a mais moderna cervejaria de pequeno porte. Foi uma das primeiras a passar pelos sistemas de controle de qualidade, acabamento, embalagem e transporte.
A Anchor Brewing também foi a primeira cervejaria a empregar a antiga técnica de “dry-hopping”, um processo contínuo que adiciona lúpulo seco ensacado em algumas cervejas durante o estágio de maturação para garantir o aroma diferenciado.
No início do processo tradicional de fabricação das cervejas, eles adicionam malte à água morna e cozinham de acordo com as antigas fórmulas para fazer o processo de conversão do amido para o açúcar. O malte é um dos principais ingredientes e segundo eles os fermentadores são uma parte importante da história da Anchor pois representam uma diferença marcante em relação aos tanques verticais encontrados em outras cervejarias.
Degustação de cervejas na Anchor Steam
O tour finaliza com a degustação de 5 cervejas e nos últimos 5 minutos você pode repetir a que mais gostar. Todas elas são excelentes! A IPA é minha favorita 😉
Estas degustações não são abertas ao público, são exclusivas para quem faz o passeio. No fim tem uma lojinha com várias lembranças e inclusive você pode comprar seu pack de Anchor Steam gelada pra levar pra casa. Custa $8 com 6! 😀
Quanto custa o tour na Anchor Steam?
O tour custa $25 por pessoa. Não dá pra comprar o ingresso na hora, tem que fazer a reserva com antecedência no site.
Bar aberto ao público da Anchor Steam
Se você não tiver o interesse no tour, no edifício ao lado tem uma super estrutura deles que é aberta ao público chamada de Anchor’s Public Taps.
O espaço é bem descontraído, tem comida e todos os tipos de cerveja.
Inclusive, ao chegar é um pouco confuso, porque as plaquinhas deixam a entender que este é o local onde inicia o tour. Acho que no fim é uma estratégia pra todo mundo conhecer e estender o passeio.
Do lado de fora, tem um pátio onde geralmente ficam foodtrucks pra quem quiser uns petiscos pra acompanhar a gelada. Vários eventos da Anchor acontecem semanalmente neste espaço.
Onde fica a Anchor Steam
A cervejaria fica no bairro de Potrero Hill, no endereço 1705 Mariposa St em San Francisco. Não tem estacionamento público no local, mas é bem tranquilo de ir de transporte público. Quando fizer sua visita, reserve uma horinha pra dar uma voltinha nas redondezas, as ruas em volta tem oferecem vistas fanstásticas no Skyline da cidade.
Pra quem aprecia este tipo de experiência, outra sugestão é o passeio na Budweiser, que conto com detalhes neste post:
Se você quiser uma experiência bem local, agora você já sabe: Anchor Steam é Made in San Francisco 😉
[…] Tour e degustação de cervejas na Anchor Steam […]
Fechado para comentários.