Você provavelmente sabe que a Califórnia é conhecida mundialmente pela produção de vinhos. Quem visita San Francisco, não resiste dar uma esticadinha até Napa Valley para fazer conhecer as vinícolas e fazer uma degustação direto na fonte. Uma novidade para muitos é que na mesma região também são produzidos azeites de oliva com diversos rótulos premiados internacionalmente. E você pode não apenas conhecer sobre a produção, como se deliciar experimentando os azeites e aprendendo a combiná-los com comida.
Fiz algumas aulas sobre conteúdo visual e o professor disse que meu tema seria sobre a indústria de azeite de oliva na Califórnia. Hmmm gosto de azeite de oliva, pensei! Mas o que eu sabia era que o azeite de oliva faz bem pra saúde, que existem azeitonas de cores verdes e pretas, que as recheadas são ainda mais gostosas, ou seja, eu não entendia patavinas! Para entender melhor, liguei para alguns produtores e a Ann foi extremamente simpática e me convidou para conhecer a Il Fiorello que é considerada um dos melhores produtores de azeites de oliva do mundo.
Tour e degustação de azeite de Oliva: Il Fiorelo
Chegando lá, que surpresa boa! Primeiro: porque o lugar é um charme!
Segundo, é uma empresa familiar, quem cuida da propriedade são os próprios donos Ann and Mark Sievers e eles têm muito amor pelo que fazem. O pai de Ann era italiano, chefe de cozinha e costumava produzir tudo que preparava e foi assim que ela pegou gosto pela coisa. De longe dá para notar que ela e o marido fazem tudo com muito amor. Para se ter uma ideia ela largou a carreira em medicina para se dedicar a produção de azeites, quando ela notou que ficamos surpresos, comentou:
Cuidar de pessoas e cuidar das oliveiras é a mesma coisa.
Achei linda a comparação!
Terceiro, porque existe um universo de coisas sobre o azeite para aprender e eles ensinam tudo de uma forma super prazerosa.
Tour e degustação de azeite de oliva
Ao redor do mundo tem mais de mil variedades de azeitonas, na Il Fiorello existem 12 delas que são provenientes da Itália, França, Espanha, Grécia, Espanha e Tunísia.
Assim como cada uva produz um tipo de vinho, cada variedade de azeitona faz um óleo diferente. Frantoio, Pendolino, Leccino, Maraiolo são alguns deles. Aliás, vale lembrar que o azeite é na verdade um suco, porque as azeitonas são frutas.
Quando questionei se o azeite da Califórnia é melhor que o dos outros países, ela disse que não melhores, são tão bons quanto. Eles não tem a mesma quantidade de azeitonas, mas o número está crescendo e qualidade é excelente porquê eles sabem muito bem como cultivar as oliveiras.
As oliveiras são polinizadas pelo vento, enquanto as árvores cítricas são polinizadas por abelhas e você vê muitas delas em volta das flores e frutas. A biodiversidade é super importante para ter mais insetos e menos pestes. E eles tem orgulho de ser uma empresa orgânica e possuir todas as certificações exigidas.
Na Califórnia existem diversos grupos e comissões que impões um padrão de qualidade do azeite de oliva extra virgem. Estas instituições certificam e educam os produtores e ajudam os consumidores entender sobre o produto conforme as leis. A UC Davis tem um Olive Center, e a Il Fiorello trabalha com a universidade em 6 projetos diferentes.
Estas certificações são exigidas porque uma máfia na Itália que exporta azeites com rótulos e preços de extra virgem, mas na verdade eles são misturados com azeite vegetal, o que é considerado uma fraude.
Durante o tour você aprende toda a história do azeite, qual o significado do termo extra virgem, como é realizada a produção dos óleos. Imagine que nas antigas era com o instrumento abaixo que se fazia a moagem.
A Il Fiorello é um dos poucos lugares que possui os mills, onde se faz a moagem na Califórnia. O processo é feito de setembro a dezembro. Algo super bacana é que eles fazem a moagem para outros 200 clientes. As famílias que cultivam oliveiras podem trazer sua produção e levar seus próprios azeites fresquinhos pra casa. O processo leva em média 2 horas. A cada nova produção todo o maquinário precisa ser limpo para cada produtor tenha o seu óleo com o sabor original e as azeitonas precisam ser boas, se elas não forem, ou eles não fazem a moagem ou os produtores precisam assinar um termo dizendo que estão cientes que não terão azeite de oliva extra virgem.
Os azeites de oliva extra virgem são bons para consumo quando são frescos e jovens – no máximo 18 meses. Já os vinagres balsâmicos precisam ser envelhecidos por pelo menos 20 anos.
No tour você pode conhecer o galpão onde ficam as máquinas, e eles explicam com detalhes sobre a processo de fabricação dos azeites. O tour é concluído com a melhor parte: A degustação dos azeites. Quem quiser pode complementar fazendo a combinação com comida. Ann ressaltou:
O óleo precisa ser combinado com boa comida, você nunca vai experimentar azeite com pão aqui!
O tour com destação dura 90 minutos, custa $25/por pessoa. Somente a degustação é $5, o “tasting room” fica aberto da 1:00 às 5:00 da tarde todos os dias. Eles também degustação de vinhos e óleos que é $20. É preciso reservar com antecedência.
O bar e o pátio são super aconchegantes e charmosos. Vale ir lá só para curtir o lugar.
A Ann comentou que quando as pessoas não entendem sobre óleos tendem a julgá-los pela cor, então nas competições mais tradicionais, os azeites de oliva são degustados em copos azuis, assim ele é avaliado pelo aroma e sabor e não pelo cor final do produto.
Para degustar, existe toda uma técnica, você precisa esquentar a boca do copo com as mãos, balançar o copo para liberar o aroma, depois você cheira para verificar as frutas e experimenta para sentir o amargo e a pungência na garganta.
Eles produzem alguns óleos com infusão de frutas, e vou dizer que azeite de oliva com limão fica bom demais. E eu já contei que eles tem até sorvete de azeite de oliva? Hmmm.
Aulas de culinária
Na cozinha carinhosamente chamada de Kitchen on the Grove, acontecem as aulas de culinária. O chefe que é mestre em degustação de azeites de oliva e trabalhava para a corporação Mondavi por muito tempo. As aulas acontecem 2 vezes por mês, contam com frutas e vegetais da estação, eles ensinam como manipular com as facas, os alunos aprendem as técnicas e criam suas próprias receitas. E detalhe, todas as frutas e verduras são produzidas ali mesmo.
Você pode participar de aulas específicas para famílias, onde o pai cozinha com a filha, por exemplo. A cozinha também pode ser fechada para aulas em grupos, para empresas ou eventos entre amigos.
E depois de se deliciar, quem quiser pode passar na lojinha e adquirir os produtos para levar pra casa!
Desliga esta câmera aí e vem entender do que eu estou falando diz a Ann que nos acolheu em uma degustação pra lá de VIP. Confira o vídeo que fizemos, que é de deixar qualquer um com água na boca!
A Il Fiorello fica na 2625 Mankas Corner Road em Fairfield, há 50 milhas de San Francisco.
Aprovadíssimo!
[…] de Tahoe ou Sacramento. Outra excelente sugestão pra incrementar seu passeio é estender até a Il Fiorello e provar os azeites de oliva fantásticos que são produzidos na […]
[…] Leia também: Tour e degustação de azeite de oliva: Il Fiorello […]