A organização The Expat Woman tem o objetivo de informar, inspirar e capacitar mulheres de diferentes países que se mudaram para os Estados Unidos.
The Expat Woman – Recurso para mulheres expatriadas em San Francisco
O grupo foi criado pensando nas dificuldades que as mulheres têm ao mudar para um novo país e deixar pra trás família, amigos e zona de conforto. Em San Francisco o The Expat Woman foi criado por Nyna Pais-Caputi que organiza workshops, painéis de discussão, eventos de networking, happy hours e diversos eventos onde as mulheres podem se conectar, compartilhar histórias e trocar dicas.
Independente da área de formação, da experiência de trabalho, do status do visto, do quanto você é fluente com o inglês, todas as mulheres serão bem-vindas. As frustrações de lidar e de se estabelecer em um novo país muitas vezes são universais e conhecer outras pessoas que já passaram pelas mesmas dificuldades pode ser motivador.
Eventos – The Expat Woman em San Francisco
Um dos eventos promovidos pela organização foi um painel com a Senior Software Engineer da GoPro, a Business Development Manager da Intel, a Strategy Lead Google Maps for Work na Google, Senior Software Engineer na Uber, a Engineer Manager do Twitter e a moderadora da Cisco. Todas estas mulheres já passaram pela fase de vir para a Bay Area, ter dificuldades com o idioma, procurar emprego, adaptação no trabalho, hoje tem uma carreira de sucesso podem compartilhar suas experiências e aconselhar quem está iniciando esta jornada.
Os eventos geralmente acontecem em San Francisco das 6 às 9 e espaço para os encontros é dentro de alguma empresa que está apoiando o evento. Inicia com uma sessão de networking e comes e bebes.
As comidas inclusive, muitas vezes são feitas por mulheres que abriram seus restaurantes ou negócios relacionados a indústria alimentícia na região.
A GoPro foi uma das companhias que abriu as portas para o encontro, além de ceder o espaço, eles fizeram uma feira de recrutamento durante a reunião, explicando o que os recrutadores estão buscando nos candidatos que tem interesse em trabalhar nesta empresa.
O gerente de engenharia da GoPro – Cedric Fernandes, mencionou que a empresa é global e eles prezam pela diversidade, querem contratar profissionais de outros países e estão abertos a patrocinar os vistos. Mulheres são bem vindas!
Além da GoPro, outras empresas estavam presentes trazendo recursos que podem auxiliar as expatriadas a entrar no mercado de trabalho. Entre elas estava a Diversant, empresa que conecta profissionais com empresas de tecnologia. A Kforce, que ajuda a conectar empresas que estão abertas a patrocinar o visto com profissionais de outros países que querem trabalhar nos Estados Unidos, (assunto que vamos abordar em um próximo post) e a Dev BootCamp, uma escola que forma desenvolvedores e conecta estes profissionais com empresas na área de TI.
Os encontros costumavam ser pequenos, mas o time está crescendo e é incrível que em todos os eventos alguém sabe de um recurso ou uma oportunidade que pode ser fundamental para quem busca uma orientação principalmente em relação a carreira e negócios. Afinal, está todo mundo no mesmo barco.
Alguns eventos interessantes que a organização estará promovendo em breve contará com pitches de co-founders que são mulheres e informações sobre carreiras para mulheres que desejam trabalhar em empresas de tecnologia, não necessariamente com posições relacionadas a esta área.
Quem tiver o interesse em saber mais e participar das reuniões, pode se inscrever no Meetup Expat/International Woman.
[…] fui em um evento com foco em mulheres expatriadas onde o argumento foi justamente ao contrário do recrutador se lamentando e dizendo que não pode […]