Acabou a temporada de neve e o gelo derretendo nas montanhas fazem da primavera a melhor estação pra quem quer ver as quedas d’água na Califórnia. Um dos lugares mais incríveis pra visitar nesta época do ano é o Yosemite. Nós fizemos uma trilha incrível no parque e neste post contamos os todos os detalhes para que você possa programar sua aventura. Respira fundo e bora subir a montanha pra ver estas cachoeiras lindas com a gente!
Temporada das cachoeiras no Yosemite
Primavera, melhor época para visitar o Yosemite
Na primavera, além das vistas deslumbrantes dos penhascos de granito que podem ser vistas das estradas durante o ano inteiro, você pode encarar uma daquelas trilhas que permite ver o parque de um ângulo totalmente diferente.
Nos meses de abril a junho é quando ocorre a maior parte do degelo formando cachoeiras de diferentes proporções que tornam cada canto do Yosemite um lugar ainda mais especial. Maio é o mês de pico e certamente o mês mais cobiçado pra visitar o parque.
As montanhas jorrando água vão te fazer parar o carro diversas vezes pelo caminho para registrar estas belezuras.
A base das quedas d’água, geralmente podem ser visitadas com uma caminhada fácil e gostosa. Mesmo quem não tem tempo ou disposição para fazer uma passeio mais extenso pode chegar bem próximo e sentir na pele o spray gelado.
No entanto, é avançando nas trilhas, que a mágica toda acontece.
Nossa experiência no Yosemite na primavera
Quando visitamos o parque em maio, as paisagens estavam divinas. Nós optamos por fazer uma trilha que no fim acabou totalizando 18km. Passamos por duas cachoeiras e retonamos pela John Muir trail. A primeira delas foi a Vernal Falls.
Vernal Falls – a cachoeira mais popular do Yosemite
Visível praticamente o ano inteiro, a Vernal Falls é uma das cachoeiras mais populares do Yosemite.
O trajeto para chegar na parte de cima dela é um pouco intenso com escadas e uns trechos bem íngremes.
Mas como vocês podem imaginar, a estrutura do Yosemite é fantástica e embora a caminhada seja longa é super prazerosa. Dá pra acreditar que tem até banheiro pelo caminho?
E com pontes, esquilos e paisagens, fica fácil de persistir na subida.
São 2,4km pra chegar no alto da Vernal Falls.
A vista deste ponto cercada destes paredões já é fora de sério.
Muitos finalizam a trilha retornando deste trecho, mas aí, você começa a ver a Nevada Falls de baixo e o desejo de chegar lá no topo vai se tornando mais forte.
Nevada Falls – a cahoeira mais visível do Glacier Point
A Nevada Falls é a cachoeira que se destaca quando você está lá no alto do Glacier Point e pra chegar no topo dela são 5,5 km.
Este trajeto é mais puxado já que tem bastante pedras, mas a vista lá do alto é super recompensadora.
Dá pra sentar bem de pertinho pra sentir a água bem gelada respingando!
E depois de uma caminhada destas nada como relaxar com o marido com um visual destes, não é mesmo?
E registrar o momento com os amigos queridos parceiros da caminhada!
O trajeto de retorno foi pela John Muir Trail e quando deixamos a Nevada Falls pra dar continuidade a trilha, tivemos as vistas mais lindas do dia.
É lindo demais e a trilha é muito bem sinalizada. Além do que, pra descer todo santo ajuda!
No fim, o merecido chop pra celebrar mais uma trilha da bucket list! 😉
O passeio é maravilhoso, vimos arco-íris, fizemos várias paradas pras fotos, stop pro lanche, encontramos vários esquilos e lagartos no trajeto.
Cachoeiras do Yosemite
No dia seguinte fomos até o Glacier Point, onde conseguimos ter uma vista panorâmica da nossa caminhada e as cachoeiras lindonas lá do alto.
Saiba quais são as outras cachoeiras que você pode ver por lá:
Yosemite Falls – a maior cachoeira da América do Norte
As quedas d’água conhecidas por Upper, Lower, and Middle Yosemite Falls combinadas formam a a maior cachoeira na América do Norte, atraindo visitantes do mundo todo especialmente em maio quando é o pico do volume de água. A cachoeira tem – 740 metros e você consegue vê-la de diversos lugares ao redor do vale. Tem uma parada de ônibus quase na base da cachoeira que é acessível inclusive para cadeirantes.
Bridalveil Fall – a cachoeira do véu da noiva
Esta geralmente é a primeira cachoeira que os visitantes veem quando entram no Yosemite, ela é conhecida popularmente pelo véu da noiva. o lugar mais popular pra vê-la é no túnel da Wawona Road. A cachoeira tem um pouco mais de 200 metros.
Sentinel Falls
Localizada no sul do vale de Yosemite e a oeste da rocha Sentinel. Esta cachoeira de 610 metros é formada de várias cascatas. Você poderá vê-la mais de perto das áreas ao longo da Southside Drive, Sentinel Beach, e perto da Four Mile Trailhead
Ribbon Fall
Você verá a Ribbon Fall de qualquer lugar da estrada enquanto dirige no Yosemite Valley. A cachoeira tem 490 metros.
Horsetail Fall – a cachoeira com fogo do Yosemite
É bem provável que você já tenha visto muitas fotos desta cachoeria que é famosa por parecer estar em chamas quando reflete o brilho alaranjado do pôr-do-sol no mês de fevereiro. Ela fica próxima do belíssimo paredão de granito do El Capitan. O melhor lugar para vê-la é a área de piquenique de El Capitan, na Northside Drive, além da estrada a caminho do Yosemite Valley Lodge. A cachoeira tem um pouco mais de 300 metros.
Illilouette Fall, Wapama Falls e Chilnualna Falls
Estas cachoeiras são pra poucos, só fazendo trilhas ingrímes nos locais mais afastados do Yosemite você vai conseguir vê-las.
Dicas para quem vai fazer trilhas no Yosemite
Se você for passar o dia no parque e pretende fazer alguns passeios que incluem caminhadas, o ideal é verificar qual o tamanho e intensidade das trilhas com antecedência. Nós levamos bastante água, algumas frutas e diversos petiscos. Aconselho também levar um álcool pra passar na mão depois do banheiro! Eles aconselham a sempre fazer as atividades em grupo pois você pode encontrar uns ursinhos no caminho 😛 Meu sonho é ver um de pertinho, mas não dar de cara um deles no meio da trilha, neh? 😛
Algumas cachoeiras, incluindo a Yosemite Falls, chegam a ficar completamente secas no mês agosto. As tempestades fazem com que algumas retornem no final do outono, e parte delas ficam congeladas durante o inverno. Com certeza, a primavera é o melhor mês pra ver o parque ainda mais mágico jorrando água.
Boa viagem repleta de cachoeiras pra você!