A imponente torre com o relógio da Universidade da Califórnia se tornou o cartão postal da cidade de Berkeley. Subir na Sather Tower, como é formalmente chamada faz parte da experiência de quem visita a UC Berkeley, lá do alto os visitantes tem uma vista espetacular do campus e de boa parte da Baía de San Francisco. Neste post vamos te contar todos os detalhes para conhecer a torre de Berkeley.
Sather Tower, a torre de Berkeley
A Sather Tower é o símbolo da universidade da Califórnia, a torre tem 8 andares, 94 metros de altura e foi inspirada no Campanile di San Marco em Veneza, é a terceira construção mais alta do mundo deste gênero.
A torre juntamente com o portão da universidade foram financiados por Jane Sather para fazer um memorial para o marido: Peder Sather. Peter na época era um dos homens mais ricos da Califórnia e se tornou um dos fundadores da instituição. O magnata era um ávido defensor da educação pública no país.
Como visitar a torre do relógio de Berkeley
Qualquer pessoa que visitar o campus é bem vinda para subir na torre, que é popularmente chamada na universidade de campanile.
Pra subir, basta comprar o ticket e pegar o elevador que dá acesso ao sétimo andar, depois tem mais uma pequena escada que dá acesso ao deck de observação. Nas paredes entre o sétimo e oitavo andar, os visitantes podem conhecer todos os detalhes da história e da construção da Sather Tower.
Lá em cima fica o carillon de 61 sinos que despertam até hoje estudantes e moradores.
O ccarrilon inicialmente contava com 12 sinos, parte dos demais sinos foram presentes da turma de 1928, que se reuniu para celebrar o 50º encontro da formatura e decidiu comprar outros em agredecimento a universidade, e outros foram doados ao longo dos anos, totalizando 61 deles.
Os sinos tocam diariamente às 7:50 AM, meio-dia e às 18:00 e aos domingos também às 14h.
Além das batidas do relógio, músicas são tocadas e existe toda uma técnica para manusear o instrumento, olha este vídeo que fantástico ver os “carillonists” em ação.
Lá do alto, os visitantes tem uma vista linda do campus, da cidade e da baía.
Eu visitei a torre com a minha amiga Vanusa que depois fez um tour particular dentro do campus.
Nós inclusive temos uma entrevista com ela explicando como mudar do college pra universidade e mostramos como você pode fazer os tours gratuitos por lá, confira nos posts abaixo:
- Vídeo com entravista: Transferência do college para a Universidade
- Tour guiado e grátis para conhecer a UC Berkeley
Curiosidades sobre a Sather Tower da UC Berkeley
A torre surgiu através de um concurso de design internacional que tinha o objetivo de melhorar a parte arquitetonica da universidade, realizado em 1898. John Galen Howard foi o vencedor com o projeto inspirado na torre de São Marcos em Veneza.
Ela ficou pronta em 1914 e abriu 3 anos mais tarde para visitação. O preço para ir até o topo custou 10 centavos durante 65 anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o custo passou a ser 25 centavos pois a meta era levantar fundos para a educação. Estudantes sempre tiveram passe livre. Em 1920 este era um dos principais pontos turísticos da região e trazia receitas inesperadas pro campus. A torre fechou para reformas durante 2 anos e reabriu para visitas no início de 2003.
Atualmente a Sather Tower suporta um extenso programa de educação em campanologia, e abriga fósseis do Departamento de Biologia Integrativa já que o interior fresco e seco é super adequado para a preservação.
E confira nossos posts sobre cursos em Berkeley:
- Cursos de Extensão da UC Berkeley
- Como estudar na UC Berkeley
- Cursos do Advanced Media Institute da UC Berkeley
- Curso de inglês em San Francisco – UC Berkeley Extension
- Vídeo com entrevista: cursos de extensão para estudantes internacionais na UC Berkeley
Quanto custa para visitar o campanile de Berkeley
A entrada é $3 para subir no alto da torre. A admissão é gratuita para estudantes, funcionários e professores da UC Berkeley, $2 para idosos, membros do Cal Alumni, crianças e adolescentes até 17. Apenas dinheiro é aceito e não é permitido subir com mochilas. Caso tenha, pode deixar na recepção. A Sather Tower é aberta das 10 às 15:45 de segunda à sexta, das 10 às 16:45 nos fins de semana.
Super recomendo que você tente conciliar a visita na torre com o tour no campus porque é atmosfera da universidade é incrível. Além do mais, não deixe de passar na loja que fica próxima ao Sather Gate para comprar seu souvenir da UC Berkeley 😉
[…] Sather Tower, como visitar a torre de Berkeley […]
Fechado para comentários.