San Jose, a capital do Vale do Silício tem a maior concentração de expertize em tecnologia do país, incluindo diversas empresas de renome mundial como: Adobe, Cisco, Netflix, eBay, HP, IBM, Samsung, PayPal, entre tantas outras. A cidade possui uma incrível diversidade com cidadãos que falam mais de 56 línguas, gera mais patentes que qualquer outro lugar nos Estados Unidos e é considerada o melhor lugar do mundo pra começar um novo negócio. Conheça mais sobre San Jose, a capital do Vale do Silício.

San Jose, a capital do Vale do Silício

San Jose
San Jose

San Jose está localizada no sul da Baía de São Francisco, no condado de Santa Clara. Ela é a terceira maior cidade da Califórnia ficando atrás apenas de Los Angeles e San Diego. Fundada em 1777, é uma das cidades mais antigas do estado. Já foi a capital da Califórnia e hoje conta com mais de 1 milhão de habitantes. É a décima maior cidade dos Estados Unidos.

San jose tem a maior quantidade de empresas no Vale

O Vale do Silício atrai 40% de todo o dinheiro de capital de risco investido no país e San Jose é o epicentro neste cenário, ocupando as primeiras posições em diversos indíces.

A mudança da agricultura para a “eletrocultura” começou logo na época da Segunda Guerra Mundial quando soldados e veteranos vieram tirar proveito da indústria aeroespacial e eletrônica. Hoje a cidade conta com mais de 6.600 empresas. A maioria das empresas em San Jose e nas cidades vizinhas são de: engenharia, tecnologia, computadores e microprocessadores.

PayPal - sede da empresa em San Jose
PayPal – sede da empresa em San Jose
  • # 2 cidade mais feliz para profissionais jovens, segundo a Forbes 2016
  • #1 maior densidade de empregos relacionados a computação e matemática, de acordo com Abodo, 2016
  • #1 para Web Developers, segundo Zippia 2016

Curiosidade: O Monte Hamilton é o primeiro observatório permanentemente da história e abriga o terceiro maior telescópio de refração óptica do mundo;

San Jose gera mais patentes do que qualquer outro lugar do país

San Jose estabeleceu o primeiro escritório de patentes e marcas comerciais da Costa Oeste dos Estados Unidos. O USPTO – United States Patent and Trademark Office tem o intuito de proteger as invenções, auxiliar em todos os aspectos relacionado a “propriedade intelectual” e ao registro de marcas para atender os interesses dos inventores e das empresas em relação às suas criações, produtos e serviços.

Atualmente San José gera mais patentes do que qualquer outro lugar do país. O escritório é extremamente importante para a economia americana. Uma em cada oito patentes registradas no país nasceu no Silicon Valley.

Patentes
Patentes

Alguns índices relavantes:

San Jose é conhecida por ser a cidade mais educada do planeta

Diversas características fazem de San Jose a terceira cidade mais educada do mundo. Ela tem a terceira maior porcentagem de pessoas com diploma universitário, é a quarta com maior qualidade do sistema escolar público e a terceira com a maior média quando o assunto é universidades qualificadas. A cidade hoje já se gaba pela fama de ser a cidade mais educada do planeta.

  • #3 cidade mais educada do país – de acordo com a Forbes 2016
  • 40% dos residentes de San Jose são estrangeiros
  • O indice de desemprego é de apenas 3.8%

Leia também:

San Jose é um dos melhores lugares para morar do país

Palestra Adobe
Palestra que fui na Adobe com o prefeito de San José discutindo sobre o futuro do trabalho

A cidade foi considerada a terceira melhor para viver do país, ficando atrás apenas de Austin, no Texas e de Denver, no Colorado. San José possui a maior renda familiar média do país: $78.620, o que está bem acima da média nacional que é de $51.000. Também é considerada a cidade que melhor paga os funcionários. Além de ser uma região considerada segura quando comparada com as grandes cidades.

Uma criança nascida na área metropolitana de San Jose-Sunnyvale-Santa Clara pode esperar viver por uma média de 82,7 anos, a maior expectativa de vida de qualquer uma das 381 áreas metropolitanas dos EUA, de acordo com 24/7 Wall St.

  • #3 cidade para viver nos Estados Unidos – US News & Word Report, 2017
  • Melhor cidade para homens – Men’s Health, 2016
  • Uma das mais seguras grandes cidades da América, segundo a Forbes, 2016
  • San Jose é a cidade mais pronta para o futuro, segundo relatório da Dell 2016

San Jose, a cidade mais inovadora

Um projeto audacioso de San Jose, é se tornar a cidade a mais inovadora das Americas até 2020. O projeto é conhecido como: Smart City Vision, que tem 4 pilares: segurança, inclusão, sustentabilidade e usabilidade. Para chegar lá, o governo faz parcerias com as empresas, universidades e desafia os próprios moradores para transformar San Jose em um laboratório, usando tecnologias impactantes que vão moldar a forma como as pessoas viverão e trabalharão no futuro.

San Jose
San Jose

Alguns exemplos simples:

  • Incentivo aos veículos autônomos, que vão mudar drasticamente o congestionamento do trânsito;
  • Construção de uma plataforma  baseada em “Internet das coisas” usando tecnologias e sensores inteligentes para melhorar a segurança e mobilidade;
  • Criação de alternativas para startups para acessar facilmente oportunidades de testar novos produtos e serviços junto com a cidade;
  • Competições públicas para incentivar soluções inovadoras para desafios cívicos.
San Jose
Time de inovação estratégica do CSJ

A foto acima foi um evento que participei junto com o time de inovação estratégica de San Jose que falou sobre o projeto de “Terragraph” em parceria com o Facebook que será replicado mundialmente, sobre drones sendo utilizados para limpar grafites na cidade e sobre o trem que vai levar 15 minutos de San Francisco ao Vale.

San Jose em parceria com a indústria

Um dos projetos em destaque foi da cidade em parceria com o Facebook, o Terragraph, que pretende criar uma rede sem fio de altíssima velocidade para conectar cidades. O Facebook vem testando a tecnologia há algum tempo em seu campus e já conseguiu atingir velocidades de transmissão de dados superiores a 1 gigabit por segundo. O plano é testar as transmissões na região central da cidade de San José e posteriormente replicar o projeto em outras partes do mundo. Samsung, Intel, Sony e Qualcomm são outras companhias que apoiam a iniciativa.

O segundo projeto é o ARIES – Antenna Radio Integration for Efficiency in Spectrum, que é uma tecnologia que promete levar transmissões de áreas urbanas para pontos nas redondezas que estejam a uma distância de até 40 quilômetros, aumentando em até dez vezes a eficiência de redes 4G convencionais.

San Jose em parceria com a população

Outro trabalho da cidade em parceria com a população foi o concurso Unleash Your Geek, onde os governantes de San Jose desafiaram inventores e empresários locais para desenvolver um protótipo ou aplicativo para ajudar os funcionários a cobrirem perfeitamente os grafites em locais difíceis, como estradas movimentadas ou em vias rápidas da rodovia com drones.

A cidade está trabalhando em outro projeto de um trem que deve levar em torno de 15 minutos entre San Francisco e San Jose até 2020! #quesonho

Os governantes afirmam que San José está cheia de pessoas inteligentes, inovadoras e diversas” e esta é mais uma maneira de capitalizar a quantidade de talentos criativos no Vale do Silício.

Artigo anteriorCancelamento da mudança de status do visto
Próximo artigoTer filho nos Estados Unidos, quais os benefícios?
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.