Você conhece Sonoma? É uma região famosa pelos vinhos tipo Napa, mas bem menos turística e com um clima super familiar. Neste post vamos contar para você que adora um vinhozinho como programar o roteiro de um dia em Sonoma Valley.
Roteiro de um dia em Sonoma Valley
Sonoma é irmã de Napa, há quem diga que elas são gêmeas pois as regiões nasceram e foram desenvolvendo juntinhas. No entanto, os dois vales são bem distintos. Napa ganhou fama depois do evento que virou filme e hoje a região é mais popular e mais turística enquanto Sonoma é mais rústica, tem um ambiente mais familiar e certamente é menos cara!
Se você é daquelas que curte a experiência de sentar na mesa direto com o tiozinho que produz os vinhos, é Sonoma que eu recomendo! E hoje divido com vocês os cantinhos especiais pra passar um dia bem especial pelo Vale de Sonoma.
Visita a cidade de Sonoma
Assim como Napa Valley tem uma cidadezinha com o nome de Napa, o Vale de Sonoma tem a cidade chamada Sonoma, que é o tipo de lugar que você precisa incluir no roteiro pra entender um pouco mais sobre a cultura do local. Sim, as pessoas fazem muitas outras coisas além de beber vinho por lá 😀 Turistas nem tanto 😛
Sonoma é pequena, tem uma média de 10 mil habitantes e assim como as cidadezinhas do interior o comércio se desenvolveu ao lado da igrejinha e o barato da região é passar o dia na praça.
A praça central, Sonoma Town Plaza é onde fica a prefeitura e as ruas que contornam o quarteirão são cheias de lojinhas, cafés, sorveterias, pequenos restaurantes e museus.
Os prédios históricos contam com a Missão de San Francisco Solano, a casa Grande do Capitão Salvador Vallejo, o presídio de Sonoma, o teatro Sebastiani e diversos hotéis bem tradicionais. Quem curte história, vai precisar de bastante tempo pra conhecer tudo e quem não é muito chegado em vinhos pode ir somente pra Sonoma pra fazer um super passeio!
Para passar umas horinhas bem agradáveis por lá, a sua caminhada precisa incluir um stop na fábrica de queijos. Prove uma dúzia deles e não deixe de levar um pedaço do seu favorito. Eles tem todos os “apetrechos imagináveis” para fatia, ralar e mandar ver no queijinho. Hmmm. Se quiser estender o dia, adicione um vinho e um kit de piquenique nas suas comprinhas. Aí é só estender uma toalha no gramadão da pracinha e degustar tudo sem pressa!
3 vinícolas incríveis para visitar em Sonoma
Você pode sim, visitar Sonoma e Napa em um mesmo dia, em menos de meia hora pelas estradinhas repletas de árvores e vinhedos é possível ir de um vale ao outro. Mas…tem tantos lugares bacanas pra conhecer que o ideal é ficar pelo um dia explorando cada região. Estas são as 3 vinícolas que eu sugiro que você inclua no passeio.
Degustação de vinhos e azeites na B.R. Cohn
Logo ao ladinho da cidade de Sonoma, a vinícola B.R. Cohn Winery, tem uma super degustação de vinhos acompanhada de nada menos que um tasting de entradinhas regadas a azeites de oliva. Nada mal pra abrir o apetite heim?
A propriedade é lindíssima e o “tchan” do lugar é o pátio que fica nos fundos que tem uma vista incrível dos vinhedos. O dono da vinícola era músico e cantava com Frank Sinatra antes de mudar pra bay Area! O espaço já foi palco de diversos shows é o lugar favorito dos locais pra curtir um som. Tem bandinha ao vivo todos os domingos das 14 às 16:30. Confira o calendário antes de ir! E tem mais, além de vinho, azeite e música, nos fins de semana ostras são a especialidade da casa.
A B.R. Cohn Winery é aberta diariamente das 10 às 17 horas e a degustação de vinhos é $20, $30 pra sentar no pátio e $50 pra combinar tudo com azeite 😀 Alguém resiste?
Endereço:15000 Sonoma Highway. Glen Ellen, CA
Almoço no Bird and the Bottle em Santa Rosa
Santa Rosa é outra cidadezinha bem popular na região e o centrinho é um lugar super agradável pra dar uma caminhada, ver lojinhas e sentar pra forrar o estômago.
O Bird and Bottle é um restaurante delicioso para quem gosta de porções bem elaboradas. Nós visitamos com um casal de amigos e tinha tantas entradas gostosas que ficamos numa sequencia de aperitivos compartilhados. O cardápio incluia almôndegas de carneiro e hamburguer de crab. O menu é delioso e com detalhes de chefe. A cidade tem se destacado com as cervejarias e se você quiser experimentar algo bem local ou aperitivos, não vão faltar boas opções. Fiquei na sangria pra não sair do ritmo! 😛
Endereço: 1055 4th St. Santa Rosa.
Se você tiver com crianças, uma das atrações que precisa entrar no roteiro é o Charles M. Shulz Museum, que é o museu da turma no Snoopy e o queridíssimo Charlie Brown. Todos os personagens desta turminha, além dos manuscritos e desenhos originais estão expostos no local.
- Museu do Charlie Brown e da turma do Snoop
- Chateau Montelena, a vinícola que deu fama a Napa
- Visita a Stag’s Leap Winery Cellars em Napa
- Visita ao Castelo di Amorosa em Napa Valley
- Os restaurantes do chefe Thomas Keller em Napa
Degustação na J Vineyards & Winery
Para continuar a saga das degustações e agora pegando mais leve já que você acabou de sair do almoço, sugiro um stop na J Vineyards & Winery. A especialidade local é espumantes e quando o assunto sparkling wine esta é uma das vinícolas mais conhecidas de Sonoma!
O lugar é tão bonito que parece cenário de casamento, com pontes cheias arcos de flores.
A vinícola que faz parte do renomado Russian River Valley produz excelentes espumantes e vinhos brancos. A degustação de sparkling Wines é fantástica e custa $20 por pessoa, $35 com queijos.
Quem tiver interesse em uma experiência mais top, pode reservar um almoço exclusivo no Bubble Room, o restaurante serve uma sequência de 5 pratos elaborados pelos Chef Carl Shelton e a Winemaker Nicole Hitchcock! O almoço é $110 por pessoa e é preciso reservar com antecedência.
Preciso fazer um parentes pra destacar o atendimento! A moça que nos atendeu era demais. Se eu tivesse uma vinícola iria querer contratá-la 😀
Endereço: 11447 Old Redwood Hwy, Healdsburg.
Degustação na MacRostie Winery
Pensa num lugar bonito, pensou? Agora multiplica e coloca você na varanda com uma taça de vinho bem relax.
Eu concordo que não tem melhor época pra beber bons vinhos, mas agosto e setembro sem dúvidas são os meses mais especiais para realizar um visita na terrinha dos vinhedos, já que as videiras estão super carregadas e a paisagem fica ainda mais incrível.
A MacRostie tem uma destas vistas divinas e além do lugar ser lindo, o vinho é ótimo e o proprietário anda com o cachorro no meio dos visitantes fazendo todo mundo se sentir em casa. Os animais são bem vindos por lá, aliás o cachorro deles é super pop e vive nas revistas caninas de Sonoma.
A vinícola foi premiada pela San Francisco Magazine como o melhor vinho de Sonoma em 2017 e por ter o melhor espaço de degustação de toda a região de Napa e Sonoma.
Não sou especialista pra dizer se o vinho é o “the best”, mas com certeza é uma vinícola que vai sempre estar no topo das minhas recomendações quando o assunto for os melhores lugares para visitar em Sonoma.
A degustação custa de $20-$25 por pessoa e é recomendável fazer reserva. Endereço: 4605 Westside Road. Healdsburg.
- The Wine Road, a rota dos vinhos no Vale de Sonoma
- 3 vinícolas com jardins lindos para visitar em Sonoma
- Combo romântico em Sonoma: Hotel, restaurante, spa e vinícola
- The Gaige House + Ryokan, um toque do Japão em Sonoma
Se não gostar manda a conta que eu pago! 😛 E se quiser companhia me chama! Cheers!
[…] Roteiro de um dia em Sonoma Valley […]
[…] Roteiro de um dia em Sonoma […]
[…] Roteiro de um dia em Sonoma Valley […]
[…] Roteiro de um dia em Sonoma Valley […]
[…] Roteiro de um dia em Sonoma Valley […]
[…] Roteiro de um dia em Sonoma Valley […]
Oi, Waldana. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi Natalie,
Que ótimo começar a semana com uma notícia destas 😀
Obrigada,
Waldana.
Fechado para comentários.