A Rota 66, também conhecida como “Mother Road ou “Estrada Mãe”, é uma das rodovias mais icônicas dos Estados Unidos. Esta estrada histórica se estende de Chicago, Illinois, até Santa Monica na Califórnia, e está repleta de história que se tornaram ícones da tradição americana. Ao longo do trajeto, existem inúmeras atrações, marcos e lugares imperdíveis para visitar. O estado da Califórnia é onde se encontram algumas das paradas mais emocionantes e memoráveis deste roteiro. Está preparado para conhecer os melhores lugares para visitar na Rota 66 na Califórnia? Então prepara sua câmera e vem comigo fazer esta trip dos sonhos!
Como fazer a rota 66 na Califórnia
A rota 66 conta com aproximadamente 315 milhas somente no estado da Califórnia. Quem já fez o trajeto algumas vezes, estima que leve cerca de 6 dias para concluir o trajeto completo, mas claro, o tempo pode variar bastante dependendo de quantas paradas e desvios você fizer ao longo do caminho. Para facilitar sua viagem, aqui está o mapa com todos os pontos abaixo. Saindo de Santa Monica, o ideal é fazer o trajeto conforme a ordem abaixo.
Lugares para conhecer na rota 66 na Califórnia
1. Pier de Santa Monica – a parada final da rota 66
Se a Califórnia for o foco da sua vigem, o pier de Santa Monica com certeza vai estar no topo da sua lista. O Pier é um marco histórico icônico que atrai turistas do mundo inteiro que desejam ter um gostinho da atmosfera da Rota 66 e fazem questão de adicionar a famosa placa que marca o fim da rota nas recordações da viagem. Embora o local seja o ponto o final da lendária rota que leva os viajantes por oito estados americanos desde o leste dos Estados Unidos, o pier também pode ser o ponto de início oficial da estrada para quem opta por começar o trajeto na costa oeste dos Estados Unidos. O pier está presente na Califa desde 1909, contando com um parque de diversões, aquário e uma variedade de lojas e restaurantes.
- De conversível a motorhome: 7 maneiras alternativas de fazer a Highway 1
- Tudo que você precisa saber antes de ir para Santa Monica
- Primeira vez na Califórnia, os 10 lugares mais visitados para incluir no seu roteiro
2. Fair Oaks Pharmacy and Soda Fountain em Pasadena
Se você quer ver ao vivo os letreiros de neon, motéis familiares no meio do nada, e sentir na pele o estilo americano cafona como diz a música (Get Your Kicks on) Route 66″, que traduzindo é “se divirta na Rota 66”, dê uma passadinha em Old Pasadena. Esta região é o centro antigo da cidade e um importante ponto da rota 66. Comece sua manhã com café no Marston’s Restaurant, caminhe até o letreiro de néon clássico da Fair Oaks Pharmacy and Soda Fountain e veja de perto um dos motéis mais antigos ao longo do trecho da Rota 66: o Saga Motor Hotel na Colorado Blvd. Aí aumenta o som, e bora pegar a estrada.
- California Playlist: 50 músicas pra você cantar e dançar de San Francisco á Los Angeles
- Viagem de carro pela Highway 1 de San Francisco à Los Angeles
- Primeira vez em Los Angeles – o que fazer?
3. O Wigwam Motel – o famoso motel da rota 66
Localizado em San Bernardino, o Wigwam Motel é um clássico da Rota 66. O local ficou famoso por seus quartos exclusivos em forma de tendas indígenas. É uma parada popular entre os viajantes, e claro, uma ótima opção para se hospedar para quem quer sentir na pele a sensação de dormir na história da Rota 66. Em San Bernardino, aproveite ainda para visitar o primeiro McDonalds do mundo e faça um pequeno desvio para tirar as melhores fotos no asfalto.
- Museu do McDonald’s na Califórnia, o primeiro restaurante da rede
- Road Trip: Viagem ao Big Bear pela rota cênica Rim of the World
- Roteiro de Los Angeles para Vegas passando pela rota 66
Onde tirar as melhores fotos no asfalto da Rota 66
O endereço que fomos de acordo com a sugestão de outros brasileiros que amaram a rota foi o 34856 County Rte 66 Daggett, CA, 92327. Mas o fato é que você vai encontrar a famosa Route 66 escrita no asfalto diversas vezes no decorrer da viagem 😉
4. Elmer’s Bottle Tree Ranch – arte na rota 66
Localizado em Oro Grande, Elmer’s Bottle Tree Ranch conta com uma instalação de arte única que apresenta centenas de garrafas de vidro coloridas dispostas em árvores de metal. O criador da do local, como o nome sugere foi Elmer Long, o qual começou a colecionar garrafas nos anos 1950 criar essas peças de arte diferenciadas desde a década de 1980. Atualmente o Bottle Tree Ranch se tornou uma atração turística popular na Rota 66, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. É uma parada divertida na Rota 66. Vale fazer um stop por ali.
5. Museu da Rota 66 na Califórnia
Quer saber todos os detalhes sobre uma das rotas mais famosas do mundo? Localizado em Barstow, o Museu da Rota 66, ou Mother Road como é carinhosamente chamada nos Estados Unidos, é uma atração obrigatória para quem viaja por esta estrada histórica. O museu é dedicado a preservar a história da Rota 66 e apresenta uma coleção com um pouco de tudo que vai fazer qualquer viajante voltar apaixonado por esta trip.
Contamos em detalhes sobre esta visita no artigo Museu da rota 66 na Califórnia.
6. Calico – A cidade fantasma da rota 66
Você provavelmente já sabe que a Califórnia é conhecida por ser o estado Dourado pois muitas pessoas foram atraídas pelo ouro. Calico é uma antiga cidade que foi explorada por mineradores. Quando a fortuna pareceu acabar, as pessoas foram migrando e vários locais foram completamente abandonados, se tornando cidades fantasmas.
Walter Knott comprou Calico na década de 1950, restaurando arquitetonicamente a cidade, mas mantendo os cinco edifícios originais, para parecerem como eram na década de 1880 e foi proclamada pelo então governador Arnold Schwarzenegger como a Cidade Fantasma Silver Rush da Califórnia. Hoje, Calico faz parte do sistema de Parques Regionais do Condado de San Bernardino, e conta com uma infra-estrutura bem legal, incluindo lojas e restaurantes. É um ponto interessante para parar no caminho. Se você for ao Death Valley, Rhyollite é a cidade fantasma mais próxima que também vale a visita.
Ps. Calico tem camping e cabines para quem quiser se hospedar com os fantasmas da rota 66 😉
- Viagem de carro de San Francisco para o Death Valley
- Dicas para planejar sua viagem ao Death Valley
- Os 5 parques nacionais favoritos da Califórnia
7. Bagdad Cafe – o restaurante tradicional da rota 66
Localizado em Newberry Springs, na Califórnia, o Bagdad Cafe ganhou fama internacional depois de ser apresentado no filme “Bagdad Cafe” em 1987, quando muitos turistas queriam ver de perto o local onde o filme foi gravado. O interior do café é decorado com uma mistura de arte, antiguidades e objetos curiosos, contanto com uma loja de presentes com diversos souvenirs exclusivos. Este café também uma parada obrigatória para quem quiser experimentar a culinária clássica americana, para provar os tradicionais hambúrgueres e milkshakes apreciando um ambiente nostálgico.
8. Roy’s Motel and Cafe – o posto de gasolina icônico da rota 66
O Roy’s Motel and Cafe é uma parada clássica da Rota 66 que está localizada na cidade de Amboy. A cidade existe desde 1883 e experimentou um boom quando surgiu a Rota 66. O posto de gasolina (que parece de brinquedo), foi inaugurado em 1938, sendo a única parada onde os aventureiros podiam encontrar gás, um prato de comida quente e uma cama nesta área. Na década de 1940, Rоу, com sua esposa Vеlmа, e o genro, Hermаn “Buѕtеr” Burrіѕ, adicionaram um café, uma garagem e um pequeno motel. O complexo funcionava sete dias por semana, durante 24 horas por dia e pela conveniência ficou popular em todo país .Infelizmente o motel e o café estão fechados já fazem muitos anos, mas a icônica placa e os prédios abandonados ainda estão de pé como um testemunho da história da rota 66. Os locais dizem que este é um dos principais legados desta estrada. Inclusive, hoje você pode ir no gift shop e comprar uma réplica da placa do motel. Só os fortes entenderam o poder de uma lembrança destas!
9. Mojave National Preserve
Seguindo as estradas que parecem cenário de filme, prepare-se para contemplar o clima de deserto e ver as paisagens mudando. O Mojave National Preserve é considerado um dos lugares mais secos do planeta e para quem planeja incluir apenas uma pequena parte do deserto, vale considerar fazer o Old Route 66 Loop: entre Ludlow e Amboy um desvio simples que dá para incluir Palm Springs e o Joshua Tree National Park no roteiro. Se você nunca foi ao deserto, este é um ótimo lugar para estender sua viagem e curtir a beleza natural que provavelmente será diferente de tudo que você viu até então pela Califórnia. Deixo aqui alguns artigos para quem quiser explorar as paisagens do deserto.
- Joshua Tree, 10 lugares para conhecer em um dia
- Pioneertown, a cidade do velho oeste a caminho do Joshua Tree
- O que fazer em Palm Springs, 10 atrações que não podem ficar de fora da sua viagem
10. Wagon Wheel Restaurant em Needles
A pequena cidade de Needles tem uma população com menos de 5 mil habitantes e é um dos lugares mais quentes do país, com temperaturas oscilando entre 38 ° C49 ° C durante o verão. A cidade também possui uma herança muito rica da Rota 66 e o melhor lugar para parar e absorver um pouco da personalidade da rota é o Wagon Wheel Restaurant que serve o tradicional fish ’n’ chips (peixe com batatas fritas). Por ser mais afastado, muita gente acaba passando batido neste trecho ao fazer o roteiro somente pelo estado da Califórnia, mas se você estender até lá, estique até as cidades quase fantasmas de Goffs e Fenner, a qual faz uma espécie de montanha-russa com duas pistas ondulantes de asfalto que ficam paralelas aos trilhos da ferrovia.
Concluindo, não importa a quantidade de dias, nem se você vai conseguir gabaritar a lista, a Rota 66 promete uma experiência única e memorável para qualquer viajante que quer fazer uma trip inesquecível de carro pela Califórnia. Para quem quiser mais detalhes, sugiro checar o Road Trip USA, site oficial.
Aproveita para salvar estas dicas e encaminhar o blog e nosso Instagram para aquele amigo que vai amar fazer uma viagem destas com você! Confira também o @travelbehindthelens para dicas além da Califórnia.
[…] Rota 66 na Califórnia, saiba como fazer e quais os lugares imperdíveis para conhecer […]
Fechado para comentários.