Muitas pessoas têm interesse em conhecer as empresas do Vale do Silício, e quando digo conhecer me refiro muito mais do que fazer visitas para ver a estrutura das empresas ou tirar fotos na frente da fachada. Estou falando em aprender sobre o modelo de negócios e entender como estas organizações inspiradoras transformam suas indústrias. E neste post falo sobre o programa da NewCo que foi criado especificamente para quem tem interesse em aprender mais sobre as empresas da Baía de San Francisco.
Programa para conhecer as empresas do Vale do Silício, NewCo!
Recentemente eu fiz o programa da NewCo e confesso que fiquei impressionada com a organização deste novo projeto para conhecer as empresas do Vale. Lembrando que quando digo Vale, me refiro a Baía de San Francisco em geral!
Quem faz o programa de visitas ao Vale do Silício?
Quem faz o programa é a NewCo que tem o propósito de conectar pessoas com empresas através de eventos e mídia. Além das matérias e newsletter, um dos principais focos da empresa são os programas para conhecer o modelo de negócios de empresas em uma determinada região, entre elas a Bay Area. Como eles mesmo se definem, o programa é uma espécie de conferência de negócios com a vibração de um festival de música. Os participantes escolhem quais as organizações desejam explorar e depois se reúnem no escritório da empresa para conhecer em primeira mão como essas organizações inspiradoras transformam suas indústrias, algumas apresentam o modelos de negócio e resultados, outras fazem uma palestra com um tópico específico. E independente do tema, quem acompanha saí de lá com uma série de novos aprendizados.
Crunchies são os Oscars das Startups de Tecnologia do TechCrunch que faz todos os anos a cerimônia de premiação para reconhecer e comemorar as startups e inovações tecnológicas do ano. Aproveito para ilustrar o post com algumas coisas que só vejo dentro destas empresas.
Quais empresas participam?
As empresas eram da área de tecnologia, varejo, educação, finanças, venture capital, governamentais, de mídia, instituições sem fins lucrativos, empresas de produtividade, serviços e artes. Então você poderia visitar desde empresas gigantes como Paypal até a vendinha do Zé que é um empreendimento pequeno, mas com uma ideia inovadora. Algumas empresas fizeram a reunião em um auditório no estilo palestra com a presença de 100 pessoas em outras a conversa foi ao redor da mesa direto com o CEO. Alguns teve inclusive um tour para conhecer o espaço e as regalias.
Como funciona o programa?
As inscrições abriram 6 meses antes da data oficial das visitas. Uma vez inscrito, você recebe e-mails avisando quais empresas estarão participando e pode se inscrever nas que tem interesse, claro que quanto antes você reserva sua vaga, maiores as chances de conhecer as companhias que deseja, com o tempo algumas lotam e ficam indisponíveis.
Eles passam uma lista com 10 ou mais opções para cada horário e basta você clicar e confirmar a qual deseja ir, sem que haja conflito de horário.Cada visita teve 45 minutos de duração e elas aconteceram nas cidades de Oakland, San Francisco e San Jose. Então é necessário ficar atento a logística, já que se você quiser ir de San Francisco a San Jose são em torno de 2 horas ou mais de deslocamento se o trânsito não cooperar. No entanto, muitas empresas era próximas e dava pra ir caminhando.
Qual o público do programa da NewCo?
O público é bem diverso, você vai encontrar CEO’s, estudantes, curiosos. Alguns profissionais participam com interesse em fazer parcerias, outros estavam interessados em saber como a empresa opera e como poderiam aplicar isso em seus negócios, muitos jovens estavam buscando oportunidades de emprego e também tinha apenas os curiosos, claro. Oportunidades de networking não faltaram e este era um dos principais objetivos de todos os participantes. Muitas deles inclusive, vieram de outros estados e países exclusivamente para participar deste programa.
Quando é o programa para visitar as empresas da Baía de San Francisco?
Atualmente o evento acontece em 4 lugares ao redor do mundo: Bay Area, Boston, Sydney e Londres. Na Baía de San Francisco o programa aconteceu de 6 à 9 de fevereiro. O problema pra que é de fora é que tem que dar um jeito de estar na região neste período. Eles não fazem o evento para um grupo específico. A sugestão é assinar a newsletter e ficar de olho nos próximos.
Quanto custa?
É inacreditável que enquanto alguns grupos têm cobrado pela tal “missão no Vale do Silício” em torno de 20 mil dólares por um programa de menos de uma semana deste gênero, a NewCo cobra em média $200! Isto mesmo, estou falando de duzentos dólares! Se você já fez uma pesquisa e caiu de costas com alguns valores, aí vai uma boa razão pra participar deste programa. Eu paguei $180 por 3 dias de visitas em 12 empresas, tinha pacotes mais em conta pra quem queria participar de apenas um dos dias e outros mais elaborados, pra quem tinha interesse de participar dos workshops e treinamentos, além das visitas. Desconheço qualquer empresa que faça algo do gênero por este valor.
Leia também:
- Uma visita ao Vale do Silício
- Visita na sede da pandora em Oakland
- Como vivenciar a cultura do Vale do Silício por conta própria
- Regalias que vão muito além dos benefícios nas empresas do Vale
Minha experiência no programa da NewCo
O programa foi um intensivão de 3 dias que pareceu 1 ano. Acordei todos os dias 6 da manhã, fui pra Oakland, San Francisco e San Jose, visitei 12 empresas em 3 dias. Como eu me inscrevi com bastante antecedência não tive problema algum para me ir nas empresas do meu interesse. Optei por ir um dia para cidade,para facilitar o deslocamento e foquei nas empresas que eu não conhecia e claro, das área que me interessam saber mais. Então o foco foi empresas de tecnologia, mídia e educação.
Quando eu fui criar minha agenda já tive acesso a descrição de todas as empresas, o contato de quem iria falar durante o evento e qual seria o tema que a companhia iria abordar. E esta etapa foi excelente porque eu descobri muitas organizações fantásticas que estão aqui na região e eu nunca tinha ouvido falar, tive acesso ao nome e e-mail de pessoas super interessantes para entrar em contato para uma possível parceria, além de poder ver o perfil de pessoas que participariam dos mesmos eventos.
O app trazia a agenda geral com destaque para as empresas que eu optei em visitar e na tela ficavam disponíveis o endereço de acordo com o próximo horário. Foi bem fácil achar o endereço e saber quando tempo demoraria entre um lugar e outro. Ao chegar nas empresas, sempre tinha pessoas com as camisetas da NewCo guiando os convidados e nas ruas, tinha plaquinhas sinalizando a direção para quem estava caminhando.
Todas as empresas tinham café, lanches e uma introdução de boas vindas e depois da palestra os speakers se colocaram a disposição para permanecer mais tempo e conversar com quem tivesse interesse em ficar. Foram 45 minutos em cada empresa e 30 minutos entre cada visita, exceto o almoço que foi 1h e 30m.
Antes do início das reuniões o pessoal ficava trocando uma ideia. Uma das mulheres que sentou do meu lado, trabalhava para o TED e estava em busca de palestrantes, o outro veio de LA para fazer parceria para a empresa de Fintech. E aos poucos o pessoal ia encontrando afinidades, oferendo carona, convidando pro almoço.
Um dos novos conhecidos foi exclusivamente para tentar um contato com o pessoal do RH e conseguiu entregar o currículo em mãos e conversar pessoalmente com o responsável da área que tem interesse em trabalhar. Tem noção o quanto é difícil chegar nestas pessoas? Comentou ele feliz da vida!
Todos os dias acabaram com um happy hour, tinha comes e bebes inclusos e era o momento de reforçar o papo com aquela pessoa que você ficou interessado em saber mais.
Resumindo, o aprendizado é fantástico! Voltei pra casa com mais de 50 cartões, fiz muitos contatos interessantes tanto com empresas e participantes, fiquei impressionada com a organização do programa e super recomendo!
Artigo esplêndido com excelentes informações. Parabéns
Obrigada Rafael.