Você resolveu que quer viajar para fora do país e não faz ideia por onde começar? Veja nossas dicas para sua primeira viagem aos Estados Unidos.
Primeira viagem aos Estados unidos, por onde começar?
Faça seu passaporte
Mesmo que você não faça a mínima ideia de qual destino você quer ir, se quiser sair do país, vai precisar de um passaporte. Este documento dura 10 anos, então é importante fazê-lo e tê-lo em mãos para qualquer oportunidade de viajar.
O processo é bastante simples e auto explicativo. Você mesmo pode agendar.
Vá até o site da Polícia Federal e confira os documentos necessários para um passaporte comum. Você vai precisar de certidão de nascimento, casamento, entre outros documentos que não se usa com muita frequência, mas com estes dados em mãos, é só preencha o formulário e agendar sua visita.
É necessário pagar a taxa do GRU que será gerada após o preenchimento do formulário e apresentar o comprovante de pagamento juntamente com os documentos originais no dia da entrevista. A foto para o passaporte é tirada na hora.
O passaporte é entregue no mesmo local ao titular em aproximadamente 6 dias úteis mediante a apresentação de um documento de identificação com foto.
Note que não existe renovação do passaporte, se o seu expirou ou as páginas acabaram, é necessário fazer um novo passaporte . O processo é exatamente o mesmo de quem está fazendo pela primeira vez.
Visto americano
Decidiu que vai para os Estados Unidos? Então você vai precisar de um visto americano. O visto é uma exigência para qualquer pessoa que queira entrar no país. Volte e meia sai um boato sobre a isenção do visto para turistas, mas sinceramente, é quase impossível disso acontecer.
Saiba que existe um visto específico para cada atividade. Entenda melhor sobre cada um dos vistos, qual o processo para cada um deles e qual os documentos e taxas serão necessários no seu caso. Os vistos mais comuns são:
- Turismo – para quem vai para os Estados Unidos passear
- Negócios – para quem vai para reuniões e conferências
- Estudo e intercâmbio – para quem vai fazer um intercâmbio
- Au Pair – para quem vai trabalhar de babá e estudar
Se seu intuito for trabalhar nos Estados Unidos, você vai precisar de uma empresa que seja patrocinadora do seu visto e o processo é diferente.
O visto deverá ser agendado no site oficial de informações de visto para os Estados Unidos, sendo que cada indivíduo precisa realizar uma entrevista em um dos centros de atendimento, que pode ser em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife ou Belo Horizonte. Programe-se para reservar dois dias para tirar o visto, no primeiro é necessário comparecer para a entrega dos documentos, coleta das digitais e a foto. E no segundo dia será realizada a entrevista.
Para agendar o visto é necessário preencher o formulário DS-160, que é todo em inglês, portanto se você não domina o idioma, vai precisar de ajuda! É preciso adicionar uma foto 5×5. Ao fim do preenchimento do formulário será gerado um código de barras que deverá ser levado, juntamente com o pagamento da taxa MRV, o passaporte e os documentos solicitados. Você mesmo pode preencher estes dados.
A taxa custa USD 160,00 para visto de turismo ou negócios. (O pagamento será em reais de acordo com a cotação do dia), esta taxa pode ser paga através de boleto ou cartão de crédito. Após realizar o agendamento da entrevista, será informado os documentos que deverão ser levados, mas basicamente são documentos que comprovam vínculo e renda, como comprovantes de pagamento, escritura de bens; extrato da conta bancária, entre outros.
O processo acima é comum para visto de turismo e negócios (B1/B2).
Caso você opte por outros tipos de visto, como o de estudante F1, imigrante, trabalho temporário (H1B) ou intercâmbio (J1), terão documentos adicionais, tais como: Número SEVIS do Formulário I-20 para Estudantes ou Formulário DS-2019 para intercâmbio, Número de Petição do Formulário I-797 para Visto de Trabalhador Temporário ou Número do processo para solicitantes de Visto de Imigrante. Neste caso é o contrário, você primeiro se matricula em uma escola ou consegue o emprego e só depois que vai fazer o visto, pois precisa de comprovante de matrícula, carta de aceitação da escola ou oferta de emprego, entre outros documentos, para apresentar na hora da entrevista do visto
Após feita a entrevista, o passaporte com o visto é enviado para sua casa em até 10 dias úteis.
Você pode apenas citar os nomes dos hotéis e datas estimadas da viagem para fazer o visto. Deixe para realizar as reservas de fato, assim que tiver com o visto em mãos.
Planejamento da sua viagem
Uma vez que o visto está nas suas mãos, pode começar a planejar sua viagem.
- Vai para qual cidade? Decida qual o destino.
- Vai quando? Quando tempo? Decida qual o período da sua viagem.
- Compre sua passagem aérea.
- Onde vai ficar? Hotel, hostel, residência estudantil, casa de um amigo?
- O que vai fazer? Vai viajar, fazer um curso, visitar alguém?
- Quanto dinheiro você precisa levar?
- O que você deve levar?
Note que o próximo passo será passar pela alfândega e é importante que você tenha todas estas respostas e comprovantes em mãos.
Se seu destino for San Francisco, o Vale do Silício, Bay Area, Califórnia, acompanhe o blog que temos muitas dicas!
Tem dúvidas Veja aqui as dúvidas frequentes sobre vistos dos nossos leitores.
Waldana
Gostaria de tirar algumas duvidas:
Se eu dizer na entrevista no consulado que vou para orlando e ir para Miami vai dá problema pra mim na imigração ou por ser perto eles não vão questionar??
Geovane,
Por que você teria problemas? Miami é um dos destinos mais visitados pelos Brasileiros no mundo.
Aqui tem umas dicas para sua entrevista:
https://www.acontecenovale.com/dicas-para-a-entrevista-do-visto-americano/
Vai dar tudo certo 😉
Att,
Waldana.
muito bom , tenho muita vontade de conhecer outro pais esse post mim ajudou muito
Que bom Jonatan!
Continue acompanhando o blog!
Um abraço,
Wal.