HomeCuriosidadesPor que há tantos moradores de rua em San Francisco?

Por que há tantos moradores de rua em San Francisco?

-

Se você já andou no centro de San Francisco, provavelmente deve ter se perguntado, por que há tantos moradores de rua nesta cidade. Obviamente é impossível falar sobre todos os motivos em um único artigo, mas entenda as  principais razões dos homeless – os sem teto, gostarem tanto de viver nesta região.

Quais os motivos de ter tantos moradores de rua em San Francisco?

Moradores de rua em San Francisco. Fonte: www.news1130.com
Moradores de rua em San Francisco. Fonte: www.news1130.com

Clima

San Francisco tem um mild climate, o que significa que o clima é ameno durante todo o ano. Embora você possa dizer que que venta muito, que é frio mesmo no verão, lembre-se que não neva na cidade, que chove praticamente 3 meses durante o ano. Estar na rua a noite toda não é tão ruim quanto seria em cidades mais frias em outros lugares do país.

Ajuda financeira

Até 2007, a cidade costumava ter um programa onde os moradores de rua recebiam um pagamento em dinheiro, muitos vieram pela grana, mas depois de 2007, teve o “Care not cash plan” acabando com esta ajuda

Falta de apoio do governo e das famílias

Na década de 50 aconteceu o “Deinstitutionalization movement”, onde ao invés do sistemas de saúde do estado cuidar dos doentes com problemas mentais, o tratamento deveria contar com a ajuda da comunidade. O governo também não ofereceu os devidos cuidados para a saúde mental de muitos veteranos, principalmente a partir da guerra do Vietnã. Muitos destes doentes não tiveram o apoio das famílias, e, portanto, foram forçados para a morar na rua;

Muitas crianças adotivas foram obrigadas a dormir nas ruas depois de terem sido liberadas dos orfanatos.

Restruturação da cidade

Devido aos planos de reconstrução de San Francisco, muitos bairros de baixa renda foram demolidos. Além disso, os impostos tiveram um aumento significativo, criando uma escassez de casas para diversas famílias, idosos e deficientes que ficaram desabrigados.

Desastres naturais

O terremoto que aconteceu em San Francisco destruiu diversas propriedades deixando muitas famílias sem nada.

Crise industrial

A cidade é construída em torno de uma baía com acesso aos portos e ao transporte marítimo. As crises industriais da década de 1970 e 80, trouxeram dificuldades para o porto, nesta época diversas pessoas perderam seus empregos e foram morar na rua.

O boom da tecnologia

O Vale do Silício e San Francisco atraem muitas empresas na área de tecnologia. Devido aos salários competitivos e alta demanda por moradia, os preços dos aluguéis dispararam tornando-se um lugar extremamente caro para alugar ou comprar uma casa. O que fez com que muitos moradores fossem obrigados a deixar a cidade e ir para as redondezas devido ao custo de vida, muitos ficaram sem ter onde morar.

Apoio para os homeless

San Francisco é uma cidade super solidária e muitos programas sociais são realizados para ajudar estas pessoas. A cidade possui diversos abrigos para os sem teto, o que atraiu muitas pessoas que não tinham onde morar em suas cidades. Elas vieram em busca de um shelter ou casa de abrigo.

Por que os moradores de rua dizem gostar de morar em San Francisco?

  • Eles podem coletar facilmente aparelhos e roupas velhas das lixeiras e vender nas esquinas (o que é conhecido por aqui como dumpster diving).
  • Também podem juntar materiais recicláveis e vender para arrecadar uma pequena quantia de dinheiro;
  • Eles não têm necessidade de se esconder, afinal há uma grande comunidade de moradores de rua, isso é normal tão normal por aqui;
  • Faz muito tempo que a cidade é vista como um refúgio para os não-conformistas, artistas, ativistas e homossexuais, o que a torna mais “liberal” do que outras cidades dos Estados Unidos e muitos procuram a região justamente por esta razão;
  • As ruas do centro da cidade são tão diversificadas que eles se sentem seguros em San Francisco.

Abrigos em San Francisco

Mas se San Francisco conta com um grande número de abrigos – que são conhecidos como shelters, você pode estar se perguntando, por que estes desabrigados preferem não usá-los?

Bom, para começar as regras para usufruir os shelters são rígidas, o que significa que não é possível ter acesso durante as horas que os desabrigados precisam, eles precisam passar horas na fila para conseguir uma cama. Muitos dos abrigos são restritos para quem tem deficiência, o que é um enorme obstáculo para muitos. Alguns são vistos como inseguros – devido as drogas e aos roubos, note que roubar neste caso é uma questão de sobrevivência :(. Além disso algumas mulheres mencionam que ficam vulneráveis a estupradores. Para evitar estas situações, a maioria dos abrigos é atualmente separada por sexo, separando também muitas famílias, já que marido, mulher e filhos são obrigados a ficar em lugares distintos.

A pior parte é que muitos dos shelters estão cheios de parasitas por causa da roupa de cama que é compartilhada e trocada com pouca frequência. Pessoas com baixa imunidade podem facilmente pegar doenças. A maioria dos abrigos masculinos não aceita crianças, portanto, pais solteiros,não têm escolha, a não ser dormir com seus filhos na rua. O mesmo vale para quem tem animais de estimação que não podem frequentar estes locais. O artigo Why Don’t Homeless People Use Shelters explica com detalhes as razões dos desabrigados preferirem as ruas.

Como é a reação das pessoas com relação aos moradores de rua

É realmente um mix de sentimentos, os turistas acham feio e preferem evitar, os assistentes sociais tratam estas pessoas como “viciados caóticos” e dizem que eles precisam de cuidado, os médicos os vêem como “deprimidos”, a  polícia como incômodos. Pena, medo, nojo, piedade, cada um reage de uma forma. Mas o fato é que no geral, eles são malucos, mas não são perigosos. Vão te pedir dinheiro, mostrar a língua, cantar, falar sozinhos, mas não vão querer te roubar ou bater.

Uma entrevista foi realizada com moradores e turistas com a tentativa de arrecadar dinheiro para ajudar os dasabrigados, como já acontece em Miami, por exemplo. A ideia era cobrar 1% a mais nas contas dos restaurantes, que faturam aproximadamente 60 bilhões por ano na cidade, no entanto a reação das pessoas foi completamente negativa. Para colaborar com o comércio, em 2010 foi aprovada uma lei, onde as “pessoas” eram proibidas de sentar e deitar nas calçadas públicas das sete horas da manhã até ás onze horas da noite. O não cumprimento desta lei resultava em uma multa de mil dólares, seis meses de prisão ou ambos. Não é preciso dizer que a lei não deu certo, não é mesmo?

Coalition on Homelessness é uma instituição que realiza um trabalho para ajudar os homeless focado em duas causas:  Justiça pela Habitação e Direitos Humanos. Os grupos de trabalho têm reuniões abertas semanalmente para que as pessoas sem teto e os seus aliados determinem estratégias para atingir metas importantes para proteção destas pessoas. A justiça pela habitação defende que cada homem, mulher e criança possa ter e manter uma habitação decente, habitável e segura. Eles reivindicam por exemplo, o aumento de 170% nos alugueis em algumas regiões que fizeram com que 40% dos moradores fossem obrigados a ir para a rua. Já no que diz respeito aos direitos humanos, são realizadas pesquisas, campanhas, desenvolvimento de políticas e ações diretas que visam chamar atenção da mídia. Uma destas ações é arrecadar dinheiro para ajudar os desabrigados.

E você, qual é sua opinião sobre os moradores de rua? Já parou para pensar o que leva aquele maluco a falar sozinho e dormir em um canto qualquer?

Teresa Gowan é autora do livro Hobos, Hustlers and Backsliders- homeless in San Francisco, um livro super interessante que abrange muitos detalhes sobre a vida dos sem teto em San Francisco.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

5 COMENTÁRIOS

Fechado para comentários.

Leia Também

Mosaic House Design Hotel em Praga

Moisaic House Design Hotel em Praga, a hospedagem que vai elevar...

0
Cheguei no quarto e um espumante me aguardava geladinho com um cartão personalizado dando boas vindas. Abri a janela e vi as construções que...
Praga Republica Tcheca

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da...

0
Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com...
Roteiro Bruges

Passeio de barco pelos canais de Bruges

0
Conhecida como a "Veneza do Norte", a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas...