Conhecida como a “Veneza do Norte”, a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas de paralelepípedos, dezenas de pontes e seus canais cinematográficos, basta observar qualquer cantinho da cidade para que Bruges ganhe seu coração. Um passeio super simples que fez a gente se apaixonar por esta charmosa cidade foi o barco pelo Canal de Dijver. Esta é uma experiência mágica, onde você vai contornando o rio, apreciando as lindíssimas paisagens enquanto conhece os pontos mais relevantes que marcaram a história da cidade. Da série, me belisca porque acho que estou sonhando, neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse passeio encantador pelo Canal de Dijver.
Passeio de barco pelos canais de Bruges, uma atração imperdível
Não se foi devido a quantidade de cervejarias que eu visitei em Bruges, mas posso afirmar que este passeio sem dúvidas, foi uma das coisas que mais me encantou na Bélgica. Se você fez uma pesquisa rápida sobre os lugares para conhecer no país, deve ter percebido que Bruges está sempre entre as top opções, certo? Pois então, a cidade pediu pra ser bonita e entrou na fila redonda, tudo por lá parece ter saído de um filme de romance. E para incrementar o cenário, não poderia faltar você passeando de barco pelo canal, não é mesmo? E basta dar uma voltinha entre as pontes (são 30 delas!), que o passeio pelos canais vai despertar sua atenção. O ingresso é em média 15 Euros e as saídas são bem frequentes entre 10 e 18h. Aí você pode até aguardar uns minutinhos para se sentar na parte frontal do barco para ter um super visual dos pontos turísticos garantindo as melhores fotos do passeio.
Aqui estão os pontos mais impressionantes que você vai ver e aprender durante o passeio nos canais:
1. Ponte de San Bonifácio (Sint-Bonifaciusbrug) em Bruges
Bruges possui aproximadamente 30 pontes que conectam as diferentes áreas da cidade, proporcionando acesso fácil e vistas ainda mais bonita dos canais. Essas estruturas não são apenas funcionais; elas também são verdadeiras obras de arte que refletem a rica história e a arquitetura da cidade. A Ponte do Burro (Ezelbrug), Ponte da Chave (Sleutelbrug) e a Ponte de San Bonifácio (Sint-Bonifaciusbrug) que é considerado o padroeiro da cidade, são as mais populares. Ao passar por baixo da ponte de San Bonifácio, você tem uma vista perfeita das tradicionais casas de tijolos ao longo do canal. O reflexo das estruturas na água cria uma cena de cartão-postal e por isto a ponte é uma das mais fotografadas da cidade.
Uma das histórias mais populares sobre a ponte Ezelbrug, ou a ponte do burro, conta que o burrinho, que estava ajudando a levar mercadorias, se perdeu em um dos canais e, em vez de se afogar, conseguiu nadar até a margem oposta. Enquanto a Sleutelbrug, ou a ponte da chave, diz que segundo a lenda, a cervejaria tinha uma chave especial que abria um barril de cerveja mágico, permitindo que os cidadãos desfrutassem de um néctar divino. No entanto, a chave foi perdida durante uma festa, quando a cerveja se tornou escassa. Para recuperar a chave e a bebida, os moradores da cidade organizaram uma grande festa à beira do canal, onde finalmente ela foi encontrada, restaurando a alegria de Bruges. Vocês sabem que cerveja por lá é algo sagrado neh? Então não dúvidem, e leiam o meu guia top sobre as cervejarias aqui.
Leia também:
- Um guia das 10 melhores cervejarias em Bruges na Bélgica
- Como fazer a rota romântica na Alemanha, uma viagem dos sonhos
- Suit Möet, o lugar perfeito para celebrar uma ocasião especial em Puerto Vallarta
- Restaurantes em Carmel, 10 dicas para um jantar romântico
- O que fazer na costa de Sonoma? 5 dicas para um fim de semana perfeito com vinhos e vistas
2. Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk) de Bruges
E para cada ponte tem uma igreja? Não, mas quase! Bruges é conhecida por sua rica herança arquitetônica e possui aproximadamente 20 igrejas históricas. Uma das principais igrejas imponentes você verá durante o passeio é a Igreja de Nossa Senhora ou Church of our Lady, famosa por sua impressionante torre de 122 metros. Do barco, você pode apreciar a sua beleza gótica com sua magnífica fachada se destacando-se contra o céu azul. A Basílica do Sangue Sagrado (Basiliek van het Heilig Bloed), conhecida por abrigar uma relíquia que supostamente contém o sangue de Cristo, a Igreja de São João (Sint-Janshospitaal), que também foi um antigo hospital e a Igreja de São Salvador (Sint-Salvatorskathedraal), que tem uma torre e é a mais antiga igreja de Bruges valem uma visita. Várias igrejas tem uma espécie de galeria por lá, é bem dinâmico e legal de conhecer.
3. Palácio Gruuthuse de Bruges
O Museu Gruuthuse, um palácio do século XV, é outro destaque ao longo do canal. O palácio que já pertenceu a uma proeminente família de mercadores apresenta uma rica coleção de obras de arte flamenga. De longe os visitantes podem explorar os detalhes arquitetônicos do edifício, que combinam estilos gótico e renascentista, enquanto ficam sabendo mais sobre história do comércio de gruit, que tinha uma mistura de ervas usada na fabricação, adivinha do que? Isso mesmo, de cerveja, que era a especialidade da família. O museu também oferece deslumbrantes vistas de outro ângulo do canal e vale voltar para explorar ao vivo.
4. Moinhos de Ventos
Originalmente usados para moer grãos, bombear água e até mesmo para atividades industriais, os moinhos de vento de Bruges são um ícone da paisagem belga e têm uma rica história que remonta à Idade Média. Hoje, muitos desses moinhos foram restaurados e servem como atrações turísticas, oferecendo uma visão fascinante da engenharia e da vida rural da época. Ao longo do canal, você pode avistar alguns moinhos históricos. o principal deles é Moinho de Santa Ana. O local ainda está em funcionamento e oferece visitas guiadas. O Moinho de Tanguy (Tanguy Mill) e o Moinho de Polder (Poldermolen), oferece uma perspectiva diferenciada sobre a relação entre a cidade e a água. Todos rendem excelentes fotos da paisagem lindona de Bruges sendo a Molenbrug (Mill Bridge) o local favorito para fotografar os moinhos do lado de fora dos canais.
5. Lago do Amor (Minnewater) de Bruges
E nada como finalizar um passeio romântico no Lago do Amor. Localizado nas proximidades do centro histórico, o lago é cercado por árvores, belos jardins, tornando-o um local perfeito para passeios relaxantes. A vista do lago com os patos nadando e os salgueiros ao redor é simplesmente deslumbrante, especialmente para um programa a dois, e no pôr do sol. Neste período do dia, qualquer ponte de transforma num cenário romântico, transbordando o sentimento apaixonado dos casais. No verão, o lago ganha ainda mais vida com eventos culturais e festivais quando o ambiente fica ainda mais vibrante com música e atividades.
Como o passeio vai costeando boa parte da cidade, a paisagem das casas refletindo no canal são certamente a cereja do bolo do passeio. A interação entre a água e a arquitetura simbolizam a relação da cidade com sua história e tradição, reforçando a beleza e a tranquilidade que fazem de Bruges um destino tão especial. Lindo demais, não é mesmo? Então salva esta dica e não deixa de encaminhar para aquela pessoa que vai amar conhecer Bruges com você.