Quando o destino é Jamaica, não tem como deixar o Reggae fora da trilha sonora. E se o assunto é música, nada como visitar a casa do icônico Bob Marley para ter uma experiência completa ao visitar o país. Presente na própria casa do lendário músico, o museu do Bob Marley é o local perfeito para conhecer mais a fundo sobre este ícone cultural que é uma das personalidades mais amadas entre os Jamaicanos. Com direito a drinks e bolos exóticos, te convido a conhecer a casa do Bob com a gente.

Museu do Bob Marley em Kingston na Jamaica

Conhecida por sua cultura ímpar, com paisagens deslumbrantes e pessoas acolhedoras, basta falar sobre alguém que represente muito bem seu povo, que a lembrança de Bob vem á tona. Reconhecido mundialmente por suas canções que defendem causas sociais, Bob Marley é a face global do país. Não importa para onde você viajar no mundo, as pessoas vão cantar e relembrar as músicas do artista com um sorriso no rosto. Seu legado é amado e respeitado por muitos, e sua música é praticamente uma religião por si só.

Sendo assim, já é de imaginar que dos locais mais visitados de Kingston é o Bob Marley Museum. O museu, que foi a casa de Bob de 1975 a 1981, oferece uma visão fascinante da vida de um dos músicos mais influentes da história da música popular.

Visita ao museu do Bob Markey na Jamaica

Situada na antiga casa cantor em um bairro bem afastado do centro que passa por vilarejos bem humildes na Jamaica, o museu conta com salas originais repletas de lembranças e realizações de Bob Marley. Seu estúdio pessoal de gravar , seu quarto, suas roupas favoritas, pôsteres e uma vasta coleção de discos de ouro e platina que foram recebidos durante suas viagens pelo mundo estão expostos na casa, onde tudo foi mantido do jeitinho que era enquanto Bob viveu. A propriedade também conta com um teatro bem equipado com 80 lugares, um bar, com uma galeria fotográfica, loja de discos e uma loja de presentes com recordações de Bob Marley.

Bandeira do Bob Marley

ONE LOVE, ONE HEART LET’S GET TOGETHER AND FEEL ALL RIGHT 

Bob Marley.

Quem foi Bob Marley

Embora muitas pessoas estejam familiarizadas apenas com sua música, Bob Marley teve um importante impacto na cultura jamaicana. Criado por sua mãe (que era adolescente na época) e pela família dela, Bob foi rejeitado pelo pai e sua família do lado paterno. A dor deste rejeição inspirou muitas de suas canções. Quando começou a tocar suas músicas, percebeu que elas eram uma forma não apenas de ganhar dinheiro para escapar da pobreza, mas também de inspirar mudanças positivas no mundo.

À medida que Bob crescia, a Jamaica conquistou a sua independência, o que por sua vez desencadeou uma Guerra Civil. Nessa época, as músicas criadas pelo artista serviam de inspiração para representar em nome do povo que queria defender o seu país. De acordo com a população locais, nunca houve um artista como Bob Marley para inspirar tantas mudanças políticas e discussões positivas.

Além da música, Marley foi um embaixador da Jamaica e apresentou ao mundo não só o reggae, mas também o rastafarianismo, enraizado em ideias de liberdade pessoal e espiritual, paz e amor. Ele defendeu os direitos dos negros, falou contra a pobreza e foi um lutador contra a opressão ocidental.

Nos fundos da casa, as lembranças mostram até hoje o local onde homens armados entraram um dia em 1976 na tentativa de assassinar Bob Marley, evidenciado por buracos de bala nas paredes.

Casa do Bob Marley na Jamaica

THE TRUTH IS, EVERYONE IS GOING TO HURT YOU. YOU JUST GOT TO FIND THE ONES WORTH SUFFERING FOR.” 

Bob Marley.

O icône da Jamaica e os legados de Bob Markley

Bob Marley morreu de câncer em 1981, quando tinha apenas 36 anos. Pouco antes de sua morte, ele recebeu a Ordem do Mérito do governo jamaicano, uma Medalha da Paz das Nações Unidas, foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll e vendeu mais de 20 milhões de discos.

Ao visitar o museu, o guia nos convidou para tomar uns shots com cores que lembram a bandeira da Jamaica e a cantar as músicas que inspiram a vida de Bob Marley.

Bob Marley na Jamaica
Bob Marley na Jamaica

One Love Cafe – o café no museu do Bob Marley

Depois de saborear um reggae autêntico, você pode visitar o mausoléu, e curtir o  One Love Cafe, que serve receitas inspiradas em Bob. E claro, precisa passar no Gift Shop para levar um lembrancinha bem típica da Jamaica.

Onde fica o museu do Bob Marley

O museu está situado na casa do músico, que foi adquirida em 1975. A casa foi convertida em museu pela sua esposa, a Sra. Rita Marley seis anos depois dele morrer. Atualmente, o local continua a homenagear a vida e o legado de Bob Marley através da Bob Marley Foundation, fundação que implementa projetos de intervenção social, incluindo Marley for Education, Marley for Music, Marley for Youth Empowerment – apoio aos jovens e Marley for Health – apoiando a saúde da população local.

Artigo anteriorA experiência de nadar em uma lagoa luminosa da Jamaica
Próximo artigoO que fazer na Guatemala, 10 atrações imperdíveis para visitar no país
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.