HomeCuriosidadesOnde vai parar o valor do aluguel de San Francisco?

Onde vai parar o valor do aluguel de San Francisco?

-

Quem acompanha os alugueis em San Francisco fica chocado com os valores praticados nos imóveis. De acordo com o Zumper’s National Renter Report, San Francisco tem o aluguel mais caro do país, e na colocação das 10 cidades mais caras dos Estados Unidos, estão outras cidades da Bay Area, como San José e Oakland. O aluguel tem subido em média 9% a cada trimestre.

Preço do aluguel em San Francisco

Screen Shot 2015-09-22 at 11.34.16 AM
Os 10 aluguéis mais caros para o apartamento de um dormitórios nos Estados Unidos. Fonte: Zumper.

Quanto custa um apartamento de um dormitório em San Francisco?

Atualmente, o valor médio de um apartamento de 1 dormitório é $3.530, sendo que 28 dos 54 bairros da cidade, cobram valores acima de $3 mil por um apartamento de 1 quarto.

Aluguel em San Francisco
Média do aluguél de um dormitório em San Francisco. Fonte: Zumper

E se tá ruim para os americanos, imagina pra você está acompanhando o dólar acima dos 4 reais, com previsão de chegar á 5!

Aliás, a situação fica ainda pior para os turistas, com a movimentação da cidade devido aos eventos que acontecem por aqui, quartos de hotéis, motéis e até os quartos locados na casa das pessoas estão beirando mil dólares a noite! Dá para acreditar? E não estamos falando de hospedagem de luxo e bem localizada, tem gente locando o sofá da sala e até mesmo os motéis de beira de estrada que ficam há uma hora de San Francisco estão “metendo a faca”.

E o pior, é que este acréscimo está espalhando, com o pessoal saindo de San Francisco para evitar o valor exorbitante e as demais cidades da Bay Area tem mais demanda e consequentemente o valor do aluguel aumenta nos arredores.

Quem sofre com o aumento do aluguel em San Francisco?

Todo mundo é prejudicado. Mas quem mais sofre com isto tudo são os moradores, os nativos e pessoas que moram há anos na cidade. Pessoas que costumavam ter uma vida confortável antes do boom da tecnologia e que agora estão “se matando” para pagar o aluguel. Uma alternativa encontrada por diversos San Franciscanos foi alugar um cantinho na própria casa ou imóveis que estão desocupados por um período inferior a 30 dias, aquele quarto ou apê que não estava sendo utilizado é oferecido por um precinho camarada para o cidadão que não quer deixar um braço para pagar um hotel. Desta maneira o dono do imóvel faz um dinheiro extra, ajuda o comércio nas redondezas e contribui com a cidade.

Providências para conter arrecadar com o aumento do aluguel em San Francisco

As autoridades logo no início tomaram providências com esta iniciativa, se o proprietário alugar a casa, ele é obrigado a registrar o imóvel e as taxas hoteleiras são aplicadas em cada diária. Atualmente a cidade recebe mais de $1 milhão por mês, proveniente destes alugueis de curto prazo. Inclusive em julho, foi criado o Office of Short-Term Rental Enforcement and Administration, um escritório para centralizar e reforçar a aplicação das normas vigentes para tais alugueis.

Propositon F – o que é esta medida?

Não bastando a contribuição através das taxas, criou-se a Proposition F, uma medida extrema que vai muito além dos regulamentos do aluguel de curto prazo, ela pretende monitorar quando os proprietários dormem em casa, sendo que eles precisam notificar as noites que passaram em suas propriedades para as autoridades a cada trimestre. Além disso, a suprema corte dos Estados Unidos concordou em tornar esta informação pública, desencadeando muitas reclamações devido a falta de privacidade, além de dificultar o ganho de quem trabalha com aluguel de curto prazo há anos.

Para tornar o drama ainda maior, a medida propõe dar um incentivo financeiro para o vizinho que espiar e “dedar” o outro caso perceba qualquer violação, gerando disputas comunitárias e forçando pessoas inocentes a contratar advogados para se defender ou pagar multas indevidas.

Para tentar impedir esta invasão de privacidade dos San franciscanos, cartazes foram espalhados em toda a cidade mencionando: No on F, It’s too extreme. Não a F, é muito extrema. Ou San Francisco for Everyone – Help to Stop Prop F. San Francisco para todos, ajude a parar a Prop F.

Aluguel em San Francisco
Cartazes da Campanha NO on F espalhados por San Francisco

No Prop F, é uma campanha desencorajando a Prop F, uma vez que a lei é extremamente desnecessária, vai invadir a privacidade dos moradores, gerar a desavença entre as comunidades, entupir os tribunais de processos sem importância, vai proibir as pessoas de re-alugar seu espaço e ganhar um dinheiro, como  também irá diminuir os ganhos da cidade com as taxas.

E você o que pensa disso tudo? Qual a sua ideia para conter o preço dos aluguéis na cidade?

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

Leia Também

Mosaic House Design Hotel em Praga

Moisaic House Design Hotel em Praga, a hospedagem que vai elevar...

0
Cheguei no quarto e um espumante me aguardava geladinho com um cartão personalizado dando boas vindas. Abri a janela e vi as construções que...
Praga Republica Tcheca

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da...

0
Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com...
Roteiro Bruges

Passeio de barco pelos canais de Bruges

0
Conhecida como a "Veneza do Norte", a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas...