Se você for fazer ao menos uma parte da tão sonhada rota 66, um dos lugarzinhos que certamente fará parte da sua lista é o Museu do McDonald’s. Não espere por um museu requintado e tenha a certeza que devorar um Big Mac com um copão de Coca Cola e as melhores fritas do mundo vão deixar a desejar. O museu repleto de memórias é na verdade bem simplão, mas promete fazer qualquer visitante voltar na tempo e ficar impressionado com o hamburgueria do interior que se tornou uma das maiores e mais populares redes de restaurantes do mundo.
Museu do McDonald’s na Califórnia, o primeiro restaurante da rede
Aqueles que assistiram o Filme “The Founder” entenderam que Ray Kroc foi ao mesmo tempo um gênio e um baita FDP! Ao mesmo tempo que ele ajudou os irmãos McDonald a expandir o negócio, ele também chutou os próprios fundadores do Business.
O McDonald’s original em San Bernadino na Califórnia
Há versões contraditórias de que este local foi o primeiro ou é mesmo original. Explicando de uma forma resumida, quando o novo proprietário fez os irmãos assinar a venda do restaurante, o terreno não estava incluso na negociação que não terminou de forma amigável. E aí ficam as informações contraditórias da história.
Mas independente de quão fã você é dos lanches, de quanto conhece sobre a rede, ou qual sua versão preferida desta história, o lugar é sim, o marco do primeiro McDonald’s.
O primeiro Mc Donald’s do mundo
Em 1940, o McDonald’s Barbecue Restaurant foi aberto em San Bernardino, com um menu de 25 itens que incluía costela, carne bovina e sanduíches de carne de porco. O local que funcionou como um drive-in e logo se tornou um popular ponto de encontro de adolescentes na cidade. Mas foi em 1948 quando de fato, abriu o primeiro restaurante, com um menu bem mais enxuto e lanches por inacreditáveis $0.15 quinze centavos!
O que você vai encontrar no museu do McDonald’s em San Bernardino
O museu narra todos os fatos muito bem em uma espécie de ordem cronológica.
O museu contém uma extensa coleção que abrange desde os primeiros cardápios até versões exclusivas de mascotes e brinquedos lançada por algum país ao redor do mundo que tem restaurantes da rede.
Os primeiros menus, artigos com notícias, fotos, brindes que vinham nos sanduíches, brinquedos, artigos utilizados nos filmes, artistas que visitaram ou fizeram comercial para a marca. Tem um pouco de tudo por lá.
O senhor que trabalha na recepção parece bem apaixonado pelo local e depois de questionar todos os visitantes sobre seu país de origem, já sai dando explicações no idioma de sua preferência. Ele inclusive oferece um tour guiado, onde ele passa em todas as seções explicando o que há de mais interessante e imperdível para saber sobre a empresa.
Para ser honesta, eu sou uma consumidora pouquíssimo assídua do McDonald’s, mas do ponto de vista da história, é fascinante ver a ascensão da rede. Assistir o filme é essencial para entender a história e tornar a visita mais interessante.
O Mc Donald’s foi o primeiro emprego com carteira assinada do meu marido, quando era adolescente tentando ganhar uns trocados em Floripa. Ele contou pro pessoal que ainda tem os comprovantes de pagamento, avental e gravata e certamente estes itens já tem um destino para serem reciclados agora.
Parece que esta é uma prática comum, pois visitantes de todas as partes do mundo acabam contribuindo com a história do local enviando algo que fez parte desta história, tanto que a parte mais legal é ver a ala internacional, onde tem itens do mundo todo. Incluindo Brasil, claro!
Como é de praxe, você comprar sua lembrancinha no fim da visita.
Museu do McDonalds é parte da rota 66
O McDonalds Museum faz parte da rota 66. Vale dar uma voltinhas nos arredores, incluindo lateral e fundos do museu para bisbilhotar tudo.
Tem um pouco sobre a história da cidade de San Bernardino.
E várias plaquinhas contando mais sobre a história do local.
Quando visitar o McDonalds Museum
O museu é aberto diariamente das 10 às 17h, fica há aproximadamente 1h de Los Angeles, no endereço: 1398 N E St, San Bernardino, CA 92405. A entrada é gratuita e uma hora é suficiente para a visita.
Saí de lá com desejo de Big Mac 😉
[…] título de curiosidade, a Rota 66 é quem recebeu o primeiro motel e também o primeiro McDonald’s do […]