Quando o assunto é turismo pela Califórnia, não importa se seu roteiro é de 1 dia ou 1 mês, a cachoeira McWay Falls em Big Sur é sem dúvida um dos lugares que não pode ficar de fora da sua programação.
McWay Falls, a cachoeira que é o filé da Costa da Califórnia
A cachoeira que encontra o mar forma o cenário mais paradisíaco da costa da Califórnia que está entre as 10 rotas mais cênicas dos Estados Unidos.Visitantes, escritores, artistas e fotógrafos de todo o mundo são atraídos para o local.
A cachoeira faz parte do Julia Burns State Park, leva o nome McWay Falls em homenagem a família McWay que foi a primeira a viver região. Para chegar nela basta fazer uma trilha super leve e gostosa, depois de estacionar, basta caminhar uns minutinhos e passar o túnel.
E você vai se deparar com ela: a cachoeira mais linda da Califórnia. O lugar imperdível em um passeio pela Highway 1.
A cachoeira faz parte do Julia Burns State Park, leva o nome McWay Falls em homenagem a família McWay que foi a primeira a viver região.
Para ver ela de diferentes ângulos, a trilha de ida e volta dá menos de 1km, até mesmo pessoas com dificuldades físicas conseguem fazer o trajeto com tranquilidade.
Como chegar na cachoeira McWay Falls
A cachoeira fica no Julia Pfeiffer Burns State Park, que é 12 milhas ao sul do Pfeiffer Big Sur State para quem sai de San Francisco e está fazendo a costa no sentido sul. O endereço. Hwy 1, Big Sur, CA, mas o gps não funciona muito bem por ali. Primeiramente você vai passar pelas famosas pontes que são os principais postais da Costa da Califórnia.
Logo depois já vai ver as placas do Pfeiffer Big Sur State. Como o nome é parecido, muita gente confunde este parque com o da “tal” cachoeira. Eu inclusive, fiz isto na primeira viagem pela costa, perguntei tanto por cachoeira que consegui encontrar uma por lá, depois de uma trilha daquelas, só não era bem a que eu buscava. Fiz minha sogra andar horas pra chegar lá, mas juro que não foi sacanagem. Ela nunca vai esquecer da trilha, deu trabalho 😛
O Julia Pfeiffer Burns State Park, fica 12 milhas, ou 19 km depois do Pffeifer, 37 miles ao sul de Carmel. Como muitos visitantes não tem tempo para visitar todos os parques da Costa, acabam dando preferência, pro segundo deles, já que a McWay Falls, é bem mais bonita.
Leia também: Tudo que você precisa saber para uma viagem inesquecível pela Costa da Califórnia
Chegando no Julia Pfeiffer Burns State Park
Para entrar no parque, custa $10 por carro. O pagamento é no estilo self registration, onde você mesmo põe o dinheiro no envelope que está ali disponível,preenche, joga o envelope na caixa conforme indicado e usa uma parte do ticket no vidro do carro para comprovar o pagamento. Muita gente estaciona na rua, não vale a pena! É mais seguro deixar no estacionamento e uma vez que você paga pode visitar todos os demais parques estaduais, então se já pagou para entrar em outro parque antes, ou se pretende visitar outros em seguida é só apresentar o mesmo ticket. Além disso, a cachoeira é 5 minutos caminhando do estacionamento.
O parque abre meia hora antes do nascer do sol e fecha meia hora depois que o sol se põe. Ver o por do sol na cachoeira é uma das atrações mais lindas da Califórnia.
Julia Pfeiffer Burns State Park
O nome do parque é uma homenagem a Júlia que mudou pra Big Sur quando criança, ela era apaixonada pelo mar e a vida selvagem do local. Quando a família Brown comprou a propriedade para passa passar as férias, Júlia e seu marido arrendaram um pedaço da terra e passaram a oferecer cama e comida para os visitantes quem passavam por ali. Os proprietários tinham tanta admiração pelo carinho de Júlia pelo lugar que doaram a área que ela vivia para o estado em 1962 para ser transformado em um parque: Julia Pfeiffer Burns State Park.
O parque tem apenas quatro milhas quadradas e junto com Ventana Wilderness e Los Padres National Forest formam uma área de 173 mil acres com
sequóias e penhascos que contribuem para a preservação de várias espécies nativas, entre elas as famosas águias da Califórnia, falcões, pelicanos marrons, lontras marinhas e as borboleta azuis, que segundo os especialistas existem apenas 18 colônias delas na Terra.
O que fazer no Julia Pfeiffer Burns State Park além de visitar a cachoeira?
Picnic no parque
Há duas áreas com mesas de piquenique e churrasqueiras a carvão, ambos perto da trilha Ewoldsen.
Visitar a McWay Waterfall House
A casa dos proprietários do local Lathrop and Helen Hooper Brown ainda está lá e é aberta para visitação.
Visitar a Pelton Wheel
Há menos de 400 metros da cachoeira está a Pelton whell, que foi a primeira ferramenta utilizada para proporcionar eletricidade para Big Sur em 1932.
Ver as baleias e leões marinhos
Entre dezembro e janeiro este é um excelente lugar para observar as baleias cinzentas que migram para seus locais de reprodução na Baja Califórnia. De março à abril, elas podem ser vistas retornando para o norte. As lontras, focas e leões marinhos são visitantes ocasionais e às vezes pode ser vistas na areia.
Quem quiser descer na praia, o Sycamore Canyon Road é o melhor lugar na região.
Fazer uma trilha
As trilhas são o programa predileto dos moradores da Califórnia e neste lugar maravilhoso, quem gosta de caminhar vai ter muitas atrações para aproveitar o fim de semana, a maior das trilhas tem 8 km, veja os detalhes sobre elas.
Mergulhar
Quem tiver certificação mergulhador da SCUBA e uma carteira de motorista pode pedir autorização e mergulhar entre o Ponto Partington e McWay Creek. As autorizações de mergulho são limitados a um mínimo de dois e um máximo de dez mergulhadores, mas mergulho armador não é permitido 😛 Deve ser um paraíso!
Visitar outros parques próximos
- Pfeiffer Big Sur State Park – 11 miles ao norte na Highway 1
- Andrew Molera State Park – 15 miles ao norte na Highway 1
- Point Sur State Historic Park – 18 miles ao norte na Highway 1
- Limekiln State Park – 15 milhas ao sul na Highway 1
Acampar no Big Sur
Tem vários campings na região, mas já dá pra imaginar o quão disputado o lugar é, não é mesmo? Para acampar no parque é preciso fazer sua reserva com 7 meses de antecedência, no mínimo, principalmente nos fins de semana. Imagina que sonho acordar de frente pro mar num lugar destes!
Dicas
- Quem for acampar, principalmente se tiver com crianças tem que tomar bastante cuidado porque tem umas plantas venenosas nas redondezas.
- Verifique as condições do tempo antes de ir porque dependendo da época tem muita neblina e seu passeio pode ser frustrante, neste caso é melhor fazer a visita pela manhã.
- Filmes profissionais precisam de autorização e drones são proibidos.
- Telefones não funcionam em Big Sur. O serviço é super limitado.
- Você é obrigado a ter uma licença se quiser fazer fogueira ou usar fogão no camping.
Não vejo a hora de voltar lá 😀 E você?
[…] https://www.acontecenovale.com/mcway-falls-a-cachoeira-mais-famosa-da-california/ https://www.acontecenovale.com/17-mile-drive-o-trecho-imperdivel-da-costa-da-california/ […]
[…] McWay Falls, a cachoeira mais famosa da Califórnia […]
[…] Mc-Way Falls: a cachoeira mais famosa da Califórnia […]
[…] o assunto é cachoeira e Califórnia imediatamente lembramos da McWay Falls, um dos lugares imperdíveis no passeio pela Highway 1 ou quem sabe da cachoeira conhecida como […]