Se você já fez uma pesquisa básica sobre San Francisco, com certeza uma das primeiras fotos que você deve ter encontrado é a da Lombard Street. Afinal, ela é a rua mais famosa da cidade.
Sobre a Lombard Street
A Lombard Street cruza parte da cidade, foi somente um pequeno trecho dela que se tornou uma super atração.
A rua era muito íngrime, com 27% de inclinação e os moradores reclamavam que suas casas tinham um valor menor que outras da vizinhança, pois não era possível transitar de carro por ali. Em 1905 os comerciantes se reuniram para discutir novas ideias para melhorar o transporte da cidade, contrataram um engenheiro civil chamado William Barclay Parsons, para aconselhá-los como melhorar o sistema de transporte em San Francisco – o cara nada mais era que o responsável pela engenharia do metrô de New York.
Foi então que Carl Henry, proprietário de grande parte dos lotes da área teve a ideia de fazer uma rua com curvas para facilitar o acesso dos automóveis. O engenheiro Clyde Healy, projetou a rua que foi construída em 1922, contando com com 8 voltas e uma escada de 250 degraus de cada lado. O zigue-zague reduziu o grau de inclinação de 27% para 16%.
Um dos residentes tentou combater a erosão na rua com o plantio de hortênsias e uma das fotos do lugar acabou por se tornar o cartão postal da cidade, transformando esta parte da Lombard não só na mais torta do mundo, como em uma das atrações turísticas mais populares de San Francisco.
O plano de Carl, era dar a sua terra para a cidade como um parque. No entanto, quando ele morreu, sua esposa vendeu a propriedade.
Como chegar na Lombard Street?
- Cable car! Pegue o cable car na Powell St – o carro que diz: Powell/Hide, ele vai te deixar na esquida da Hide com a Lombard, é no topo da rua, aí é só descer. Custa $7.
- De ônibus saindo próximo da Powell Station, basta caminhar até a Kearny St & Geary Blvd, pegar o ônibus #45 ou #8. Ambos param dois quarteirões da Lombard. Custo $ 2,25 e demora aproximadamente 30 minutos.
- Se você estiver no Fisherman’s Wharf, dá para ir caminhando até a Lombard, aproximadamente 10 minutos pela Leavenworth St.
Mais detalhes sobre a Lombard podem ser conferidos no SF City Guide.
Confira algumas fotos desta rua linda. A vista do alto da rua é fantástica de todos os ângulos.
E você que mora na Bay Area, quantas vezes já passou por pela Lombard?
[…] Lombard Street, a rua mais torta do mundo […]
[…] Lombard Street, a rua mais torta do mundo […]
[…] Lombard Street, a rua mais torta do mundo. […]
[…] Lombard Street, a rua mais torta do mundo […]
[…] cable car perto próximo a Lombard St. Se você for descer, leia também nosso artigo sobre a Lombard Street, a rua mais famosa de San […]
[…] rua mais torta do mundo, chama muito atenção e é bem legal ver os carros transitando por ela . Fomos até ela […]
[…] figuras ilustres da Bay Area e até mesmo virar o protagonista de cenas típicas da cidade, como a Lombard Street, a rua mais torta e famosa do […]
[…] uma estrada de ferro foi construída, cobrindo uma distância de 13 km. Então, além de ter a rua mais torta do mundo, a região iria contar com a ferrovia mais torta do mundo. No entanto, ela foi abandonada em 1930 […]