HomeRepública TchecaPragaGuia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da Europa

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da Europa

-

Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com suas ruas de paralelepípedos, arquitetura de tirar o fôlego e uma rica herança cultural, a cidade é um destino imperdível para quem busca explorar o velho mundo com um toque contemporâneo. Desde o icônico Relógio Astronômico até o majestoso Castelo, com suas pontes fascinantes entre seus principais monumentos históricos, cada atração conta uma história que remonta séculos.

Para ajudar você a planejar sua viagem, preparei este guia completo sobre os melhores lugares para visitar a cidade! Preparado para se perder na beleza e no charme de Praga? Então, vem comigo!

O que fazer em Praga, um guia da cidade mais charmosa da Europa

Praga Republica Tcheca
Praga Republica Tcheca

Dia 1 – Comece a visita pelo Old Town de Praga, o coração da cidade

Optar pelo Old Town, é sempre uma boa pedida ao iniciar seu itinerário por qualquer cidade da Europa, e em Praga não é diferente. A Praça da cidade velha é o coração pulsante de Praga. Com suas construções históricas e uma atmosfera que lembra uma série de romance de alguns séculos passados, este é o lugar perfeito para começar a explorar a cidade. Já no trajeto, você vai se deparar com feirinhas com frutas e artesanatos locais, dali é só seguir rumo ao famoso Relógio Astronômico.

Suba no Relógio Astronômico de Praga e veja a cidade do alto

O Relógio Astronômico de Praga, conhecido como “Pražský orloj”, é um dos mais antigos do mundo. Construído no século XV, o mecanismo do relógio é considerado uma obra-prima da engenharia medieval, que combina funções astronômicas e calendáricas. O relógio toca a cada hora e dura cerca de 5 minutos. Ao tocar, os apóstolos e outros personagens, como a Morte e a Vaidade, aparecem nas janelas, atraindo centenas de turistas (você vai ver o murmurinho)!

O bacana é subir na torre do relógio onde você tem as vistas panorâmicas mais lindas do centro de Praga. As escadarias para chegar lá já são uma verdadeira atração. E vale fazer um stop para ver os bastidores os apóstolos pelo lado interno da estrutura. Uma curiosidade, ao lado dos apóstolos, estão figuras que simbolizam a Morte, representada como um esqueleto que toca o sino, e a Vaidade, que se olha no espelho, oferecendo uma reflexão sobre a fragilidade da vida. É lindo e vale a visita!

Se você curte um almoço bem típico, experimente um leitão com aluski na praça! Isso é para fazer qualquer Catarinense se sentir em casa <3 Simplesmente delicioso! Se quiser algo mais elaborado a praça principal é cercada de bons restaurantes.

Atravesse a Charles Bridge sem pressa admirando a arte e conhecendo sua história

A Ponte Charles, uma das mais icônicas de Praga, conecta a Cidade Velha à região de Malá Strana, oferecendo vistas deslumbrantes do rio Vltava e do castelo de Praga. Durante os fins de semana, a misteriosa ponte se transforma em um vibrante ponto de encontro, repleto de músicos talentosos e artesãos que expõem suas criações. É um local onde a cultura se mistura com a beleza da arquitetura gótica, tornando a experiência de atravessá-la ainda mais encantadora.

A história da Ponte Charles é repleta de lendas, dizem por lá que as pessoas que estavam trabalhando na construção, foram lançadas no rio Vltava e, após sua morte, retornaram como guardiões, com a missão de proteger quem passa por al . Ao longo dos séculos, foram adicionadas 30 estátuas de santos que enfeitam suas laterais. Esses santos são não apenas figuras religiosas, mas também símbolos de proteção e orientação. Sua construção começou em 1357, durante o reinado do imperador Carlos IV, e foi concluída em 1402. (Isso que é Old Town, minha gente!).

Explorar a Charles Bridge é uma experiência fantástica, repleta de oportunidades fotográficas. Os arcos majestosos e as estátuas impressionantes oferecem um cenário perfeito para capturar a beleza de Praga. À medida que você caminha pela ponte, pode apreciar as vistas panorâmicas da cidade, com o castelo e a catedral ao fundo, especialmente ao pôr do sol, quando a luz suave reflete nas águas do rio.

Curiosiedade: Supersticioso, dizem que o rei Carlos IV, começou exatamente às 5 horas e 31 minutos do dia 9 de julho de 1357 para iniciar a contração. O momento foi escolhido a dedo e astrologicamente, formando números ímpares sequenciais que se mantêm iguais quando lidos de trás para frente: 1357 9/7 5h31.

Entre enchentes e batalhas, dizem que muita coisa aconteceu não só na ponte, mas embaixo dela, portanto, você precisa não só atravessar, mas explorar toda a região, para fazer o tour completo, ok?

Fotografe o famoso muro do John Lennon em Mala Strana

Ao passar a ponte você chegará em uma área repleta de lojinhas e bons restaurantes no pequeno bairro de Mala Strana. Além de bater perna por lá, você deve visitar o famoso Muro de John Lennon, que é um espaço icônico que celebra a vida e a mensagem de paz do ex-beatle. Desde a década de 1980, o muro se tornou um símbolo de resistência e liberdade, especialmente durante o regime comunista, quando os cidadãos expressavam suas opiniões e anseios através da arte urbana.

O muro é coberto por grafites, mensagens, e retratos que refletem tanto a influência do cantor quanto temas de amor e paz. Através dos anos, ele se transformou em um ponto turístico popular, atraindo visitantes do mundo inteiro. É bem divertido.

No retorno, experimente o Trdelník! Um doce típico que lembra um churros assado na brasa e recheado de sorvete. Provar esta deliciosa iguaria é uma obrigação dos viajantes que vão a Praga, tem uma barraca em cada esquina e é de comer rezando.

Dia 2 – Comece sua visita no Klementinum, e acabe nele também!

O Klementinum é um dos maiores complexos históricos da Europa. Durante sua visita, você vai ver a Capela dos Espelhos, o Salão do Meridiano e a Biblioteca Barroca, que é maravilhosa. Você pode fazer um tour guiado pelo complexo para aproveitar ao máximo a rica história do local. Ali, você também pode comprar o ingresso para assistir um show de ópera. Ouvir Ave Maria sendo tocada neste espaço vai tocar também seu coração. Eu nunca me emocionei em um show, mas foi difícil conter as lágrimas.

Vale muito a pena! O show acontece a noite, os tours são mais calmos no início da manhã, por isso, é bem provável que você precise retornar.

Faça muitas fotos no túnel dos Livros sem fim de Praga

Ao lado do Klementinum, vale fazer um stop na Biblioteca Municipal para ver o incrível túnel de livros sem fim, uma ilusão criada pelo artista Matej Kren. É uma experiência bacanérrima, principalmente para quem ama arrasar no Instagram. (Quem nunca?). Não preciso nem dizer, que o centro da cidade é uma graça e você vai precisar de algumas horas para bater perna por lá, certo. Prepare a bateria extra da câmera.

Visite o Castelo de Praga, o maior castelo do mundo!

Extendendo a caminhada, fica o imponente castelo, construído no século IX, ele é considerado o maior castelo do mundo e abriga o Palácio Real, a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge e a Rua Dourada. Para uma experiência completa, você pode adquirir o ingressos combo do Castelo de Praga, que garantem acesso a todas áreas do complexo. Para chegar lá, você pode atravessar agora, a ponte Ponte Legií (ou Legion Bridge), a qual é paralela a Charles Bridge e conecta a área da cidade antiga com o bairro de Malá Strana, proporciona mais vistas incríveis da cidade.

Caminhe pela Vodičkova, a rua mais estreita do mundo

Na volta do castelo, faça um stop na Vodičkova, também conhecida como a “Rua dos Beijos”, que é popular por ser a ruela mais estreita do mundo. Com apenas 50 centímetros de largura é um curioso ponto turístico, que conta inclusive como uma sinaleira, que ao invés de regular o tráfego de veículos, é usada para controlar o fluxo de pedestres, garantindo que o entra e sai de turistas seja tranquilo.

Próxima da Vodičkova está o Museu Nacional de Praga (Národní muzeum), conhecido por ser um dos museus mais importantes da República Tcheca, o qual abriga uma vasta coleção que abrange história natural, história da arte, arqueologia e muito mais. O destaque dele são as estátuas, na fachada que lembram a Cabeça de Franz Kafka, mas neste caso fazendo xixi. Exótico não?

Leia também:

Dia 3 – Faça uma visita a imponente cabeça que gira de Franz Kafka

O dia 3, ou ao menos um dia da sua viagem a Praga, eu dedicaria para ver a parte mais artística nas ruas.

Sabe a famosa estátua da cabeça girando que é conhecida mundo afora? Pois é, ela fica em Praga e chama “Kinstellar” ou “Cabeça de Franz Kafka”. Localizada na região do Museu de Arte Contemporânea em Nové Město, essa impressionante escultura, criada pelo artista tcheco David Černý, consiste em camadas de aço inoxidável que giram de maneira independente, criando uma ilusão de movimento contínuo. A cabeça, representa o famoso escritor tcheco Franz Kafka, sendo composta por 42 camadas móveis que se ajustam constantemente, fazendo com que a face do autor apareça e desapareça.

A obra fascina visitantes pela sua complexidade e pelo simbolismo que carrega, representando a dualidade da identidade e a luta interna do indivíduo. A escultura se tornou um ponto turístico popular, atraindo tanto amantes da arte quanto curiosos que desejam testemunhar esse espetáculo mecânico em ação.

Conheça a casa dançante

A Casa Dançante, ou “Tančící dům” em checo, é um dos edifícios mais icônicos de Praga, projetada pelos arquitetos Frank Gehry e Vlado Milunić. Inaugurada em 1996, a estrutura é famosa por seu design inovador e arrojado onde a forma assimétrica da casa, lembra um casal dançando. Ela foi inspirada pela figura da dançarina Ginger Rogers, enquanto o parceiro masculino representa Fred Astaire.

A casa contem uma mistura de vidro e concreto, com formas ondulantes que desafiam as normas convencionais de design – reparem como o vidro muda de cor conforme o ângulo da foto. O edifício abriga ainda um restaurante e um bar no topo, que oferecem vistas lindíssimas da cidade. Além de ótimas fotografias, a casa fica na margem do rio Moldava, e querendo você pode estender o passeio com um cruzeiro pelo rio.

Explore as esculturas penduradas pelos cantos de Praga

Praga carrega uma forte tradição de design, desde a época medieval, a cidade sempre valorizou a expressão artística, refletindo influências de diferentes estilos, do gótico ao barroco e, mais recentemente, o contemporâneo. Na Praça do Mercado, por exemplo, você pode ver de perto as esculturas do artista David Černý que representa um casal que se protege da chuva. A obra é uma metáfora sobre a interação entre os opostos e é famosa por sua estética divertida e provocativa.

O Cabelo de Sapo: feita de fios de cabelo humano é outra atração intrigante, tem também O Golem, inspirado na famosa lenda judaica, simbolizando a resistência e a cultura judaica, e ainda O Cavalheiro em Bronze, uma escultura em homenagem a São João Nepomuceno, que é frequentemente encontrada em pontes e praças, simbolizando proteção. Vale tirar um dia para explorar as obras de perto.

Restaurantes em Praga, onde comer bem na cidade

Para não rolar um guia gastronômico por aqui, segue nossas dicas para:

Ainda falando em comer bem, preciso citar o Bar e Cervejaria U Fleků que foi uma verdadeira experiência em Praga, o restaurante é bem tradicional e os chopes são servidos em litro com o músicos tocando entre as mesas compartilhadas. Bem estilo Oktoberfest e diferente de tudo que tínhamos experimentado durante a viagem. Amei e super recomendo que você inclua no roteiro.

Informações úteis para planejar sua viagem para Praga

Qual a melhor época para visitar Praga

Vamos combinar que qualquer época é época para visitar uma cidade linda destas neh? Mas, o ideal é viajar entre maio e setembro, pois o tempo é melhor e você consegue passar mais tempo na rua. Mas atenção: é a alta temporada turística! Nós fomos em setembro.

Como se locomover em Praga

A melhor forma de explorar Praga é a pé. O metrô e os bondes também são ótimas opções de transporte. Pegamos metrô, somente para sair da estação de trem para o hotel porque estávamos com malas, no mais a gente foi andando! É uma delícia caminhar por lá. Para retornar ao aeroporto, o hotel negocia a tarifa com o pessoal dos aplicativos, Uber não é comum.

Onde ficar em Praga

Onde ficar? Nós ficamos no Mosaic House, um hotel design tão bom, que já é assunto para outro post. 😀 A gente amou a região e recomendo muito algo nestas proximidades (as estátuas de guarda-chuva são em frente a ele). Imagino que o Old Town seja melhor para quem procura mais agito a noite, não foi nosso caso!

Se você quiser seguir esse roteiro e explorar Praga comigo, é só me chamar! Vamos planejar sua viagem dos sonhos! Para explorar mais sobre a cidade, recomendo também o site Insider Praga, que tem várias dicas dos bairros, transporte e o que fazer por lá.

E ah, uma dica, ao passar pela Charles Bridge, Lembre-se de tocar na imagem de bronze do santo sendo jogado no rio. Por quê? Porque diz a lenda, que esta é a maneira de garantir que os viajantes retornem a Praga um dia. Não custa tentar neh? Vai que a “praga” pega?!

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Leia Também

Casal em frente ao Átomo em Bruxelas

Uma visita ao Átomo, um ícone de Bruxelas, na Bélgica

0
Uma visita ao Átomo em Bruxelas, um dos principais cartões postais da Bélgica. Explore este ícone da arquitetura, engenharia e arte.
Mulher olhando na janela do aeroporto

Como ir de Navegantes para Balneário Camboriú [Atualizado]

0
Quem me acompanha com frequência por aqui sabe que eu chamo Balneário Camboriú de casa e por isso o aeroporto de Navegantes é o...
O que fazer em Salvador

Roteiro de 1 dia em Salvador, o básico e imperdível para...

0
Salvador, a capital da Bahia, é um tesouro da cultura nacional. A cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 1549 e desempenhou um...