Os Estados Unidos é um dos destino mais populares e mais caros do mundo para estudantes internacionais. Os custos para estudar no país envolvem uma seqüência de no mínimo cinco dígitos que são assustadores para os próprios americanos, quando convertidos em real, os valores passam de assustadores para desanimadores.
Financiamento para estudantes internacionais
Seus pais fizeram uma boa economia para a sua educação, você guardou uma parte do seu salário por anos, mas aí você fez uma estimativa exata do custo total dos seus estudos fora do país e chega a conclusão que o dinheiro não é suficiente. Além disso, a universidade exige que os estudantes internacionais paguem ao menos a anuidade do primeiro ano de uma só vez.
Por outro lado, os benefícios de se fazer um empréstimo para a sua educação parecem ilimitados. Você vai ter a chance de vivenciar outra cultura, aperfeiçoar seu inglês, poderá ter um excelente emprego, obter um ótimo salário que em pouco tempo irá cobrir todas as suas despesas. Então, não vai ter jeito, o negócio é fazer um financiamento.

Como funcionam os financiamentos para estudar nos Estados Unidos
Os estrangeiros não têm o hábito de fazer financiamento para estudar como fazem os americanos. Entenda melhor como funcionam os financiamentos, os cuidados que devem ser tomados e quais são as instituições mais populares que concedem empréstimos para estudantes internacionais.
Financiamentos federais
Os americanos aconselham esgotar as possibilidades de um empréstimo federal antes de pensar nos privados. Isso acontece porque os financiamentos federais normalmente possuem taxas mais baixas, não exigem fiador e ainda tem melhores condições de pagamento. O processo de aprovação não é baseado na classificação do crédito do requerente. No entanto, é exclusivo para cidadãos americanos.
Financiamentos privados
Se qualificar para um empréstimo privado para estudar é semelhante ao tentar um cartão de crédito, empréstimo de carro ou empréstimo bancário pessoal. As universidades querem e precisam aumentar o número de estrangeiros para ter uma maior diversidade cultural e todas possuem convênios com instituições que oferecem financiamentos, entre elas bancos e empresas privadas. Mas antes de sair aceitando qualquer proposta, existem uma série de questões que é preciso ter em mente.
Leia também:
Como reduzir o valor do seu financiamento
O seu curso é caro? Como você pode reduzir estes custos? O que você precisa verificar antes de tentar um empréstimo?
A universidade oferece bolsas de estudos?
Quase todas as instituições oferecem scholarships – as bolsas de estudo. Veja quais a universidade que você tem interesse disponibilize e aplique para todas que puder. As vezes você pode aplicar para 3 ou quatro bolsas ao mesmo tempo. O problema é que muitas não são legíveis para estudantes internacionais e quando são o valor mal “faz cócegas”. Estou falando de mil dólares para um curso de 30 mil. Se a universidade for privada os valores melhoram, podem chegar a 20%. Claro que existem muitas exceções e as regras variam de acordo com a escola, mas no geral, o valor é baixo.
A universidade tem convênio com alguma instituição no Brasil?
Uma das melhores alternativas para brasileiros conseguirem bolsa de estudos é tentá-las com algumas instituições conveniadas no Brasil. Ciências sem fronteiras, Fundação Lemann, Estudar Fora, Comissão Fulbright, são algumas que oferecem bolsas de estudos. Confirma mais sobre elas na matéria abaixo:
A universidade oferece grants, awards or stipend?
Se o aluno for uma espécie de “CDF” com ótimos resultados nos exames de admissão, se for destaque nos esportes ou tiver algum tipo de habilidade específica, é bem provável que a universidade conceda algum benefício para atrair este estudante, que são conhecidos como grants ou awards.
O stipend é uma forma de salário em troca de alguma tarefa, um estágio podemos dizer. Se você fala português e escola recebe muitos brasileiros, você pode fazer algumas tarefas utilizando o idioma e a universidade não necessariamente te paga, mas oferece algum desconto na mensalidade.
Veja algumas ajudas oferecidas pela Universidade da Califórnia para ter uma ideia.
O que você deve considerar antes de fazer seu empréstimo
Conseguiu todos os descontos possíveis e ainda faltou uma grana? Agora verifique o que você precisa estar ciente antes de obter um empréstimo:
Você vai precisar de um co-signer
O co-signer é o o co-signatário ou o fiador. Se você não é cidadão americano, não tem greend card, social security, histórico de crédito estabelecido, você provavelmente precisará de um fiador nos Estados Unidos para fazer seu pedido de empréstimo como estudante internacional. Este fiador deve ser um cidadão americano ou residente permanente e deve morar no país por pelo menos dois anos. Como os empréstimos são à base de crédito, esta pessoa também precisa deve ter um histórico de renda e um bom histórico de crédito. Assim, a pessoa assumir a responsabilidade em pagar, caso o estudante não pague. A Global Student Loan é uma das poucas empresas de empréstimo privado para estudante internacionais que não requer um co-signatário.
Considere os juros e leia as entrelinhas
Quanto menos requisitos você preencher na hora de negociar um empréstimo, mas altos serão os juros. Certifique-se de ler o contrato e as letras miúdas. O período para o pagamento varia geralmente entre 10 e 25 anos. Algumas empresas permitem que você possa iniciar os pagamentos somente depois da formatura. As taxas de juros são variáveis e baseadas na LIBOR, que é a referência mais utilizada do mundo para as taxas de juro de curto prazo.
Procure serviços de primeira classe
Nos Estados Unidos os bancos gostam de te fazer sentir especial. Abuse deste serviço. Peça para falar com um especialistas que seja capaz de responder a todas suas perguntas e agir como um aliado para fazer simulações e explorar as melhores opções.
E se eu não tiver um fiador americano?
Se você não conhece ninguém que possa ser seu fiador, algumas escolas e universidade oferecem uma lista de credores preferenciais com quem já trabalharam anteriormente. Estes credores recomendados geralmente oferecem taxas mais competitivas e serviço superior. Peça uma lista deles para a universidade do seu interesse.
Leia também:
Quanto dinheiro você precisa ter para comprovar que tem condições de estudar no exterior?
Empresas que oferecem financiamentos para estudantes internacionais nos EUA
As empresas mais tradicionais que oferecem empréstimos para estudantes internacionais nos Estados Unidos são:
- International Student Loan Program, veja também universidades legíveis na Califórnia e programas específicos para Brasileiros.
- Global Student Loan Corporation
- Sallie Mae
- Citizens Bank
- IEFA
- Discover
Perdão pelo empréstimo
Loan forgiveness é um tipo de pesadelo que vira sonho. Para incentivar estudantes a fazer contribuições significativas em questões sociais, políticas em organizações onde os salários são tipicamente mais baixos, algumas universidades desenvolveram um programa de perdão do empréstimo para reduzir a dívida educacional. Neste caso, os formados que trabalharem em empresas sem fins lucrativos e serviço público não precisam pagar o que devem. Veja o exemplo de Stanford. Nada mal heim?
Outros artigos sobre o tema que podem ajudar se você precisa de um empréstimo:
- International Scholarships for Brazilian Students
- Top students loan providers
- How to score a private student loan
- What is Libor
Já emprestou dinheiro para estudar nos Estados Unidos? Compartilhe com a gente!
[…] Financiamento para estudantes internacionais […]