Todas as vezes que alguém me pergunta sobre qual vinícola visitar em Napa Valley, surge uma lista de sugestões conforme o tempo e preferência de cada um. Mas quando a pergunta é qual lugar você não pode deixar de ir de jeito nenhum, a resposta é certa: Domaine Carneros.
Domaine Carneros, parada obrigatória na sua visita a Napa Valley
A Domaine Carneros está localizada entre os condados de Napa e Sonoma. Seus jardins maravilhosos, cercados por parreiras e limusines não vão deixar o lugar passar despercebido.
A vinícola é praticamente um marco para quem visita Napa Valley.
Sobre a Domaine Carneros
A Domaine Carneros é uma vinícola mundialmente conhecida pela produção dos seus sparkling wines, os espumantes de altíssima qualidade. Os sommeliers do local dizem que tomar uma espumante na região de Carneros é como tomar uma Champanhe na França. E não é pra menos, já a vinícola traz toda a especialidade do seu fundador Claude Taittinger, o propritário da Taittinger de Reims, uma marca tradicional e respeitada que foi fundada em 1734 na própria região de Champanhe.
O clima da região favorece o cultivo de uvas Pinot Noir e Chardonnay que são tradicionais também na região de Champagne e Borgonha na França. São 350 acres no total, 225 são da casta Pinot Noir e 125 são Chardonnay. Todas as uvas utilizadas no processo de fabricação das espumantes são exclusivamente colhidas manualmente dentro do Terroir Carneros.
A temperaturas de Carneros é em média 10 graus abaixo das registradas ao norte do Napa permitindo que a uva tenha um equilíbrio em relação a maturação, acidez e complexidade. E devido a qualidade, até mesmo outras vinícolas de Napa compram as uvas de Carneros para produzir bons espumantes.
E não é só a bebida que vai te impressionar, a arquitetura local também é inspirada no Château de la Marquetterie, que é a residência da família Taittinger na Europa. A placa marca a história da vinícola.
A Domaine Carneros foi inaugurada na região de Napa Valleu em 1988 e em 2008 a vinícola recebeu certificação orgânica de todos os seus vinhedos, ela foi primeira da Califórnia a instalar painéis de energia solar em 2003.
Degustação na Domaine Carneros
Os Espumantes locais são produzidos utilizando o méthode champenoise. A degustação acontece diariamente das 10 às 17:30. Para fazer o “tasting” é preciso fazer reservas, no entanto elas podem ser feitas no mesmo dia até às 17 horas. Portanto é provável que você consiga chegar e fazer a degustação. Mas nos fins de semana é recomendável reservar com antecedência pra não correr o risco de ficar na vontade.
O preço varia conforme a seleção das bebidas. A degustação básica inclui 4 espumantes e custa $30.
Ao servir a pessoa te diz quanto de cada uva tem em cada espumante e se você quiser pode pedir uma tábua de petiscos para deixar a brincadeira ainda mais prazerosa.
E querendo, pode repetir a dose com uma garrafa da sua espumante favorita. Confira o menu antes de fazer sua visita.
Espumante com uma das vistas mais lindas de Napa Valley
A melhor parte da degustação é poder sentar na varanda, chamada de “terrace” e apreciar a vista do jardim e das parreiras. O tasting e festas especiais são realizadas também no salon, que é a parte interna da vinícola. Aliás, esta é sem dúvidas uma das vistas mais bonitas de Napa.
Tours na Domaine Carneros
Os tours acontecem diariamente às 11, 13 e 15 horas e tem duração de aproximadamente 90 minutos. Muitas agências de San Francisco fazem este passeio de limo 😀
Comprinhas na Domaine Carneros
Aqueles que quiserem levar um gostinho da Domaine pra casa, podem comprar espumantes de 3 variedades, Brut, Brut Rosé e Blanc de Blancs. Os vinhos especiais são os Pinot Noirs. E ainda tem alguns kits chiquetérrimos até imãs de geladeira para quem não conseguir resistir a uma recordação.
A Domaine Carneros fica na 1240 Duhig Road, em Napa, CA 94559. Independente de quão disposto você esteja para fazer o tour ou a degustação, uma parada para registrar sua ida a Napa nesta vinícola vai fazer sua viagem ficar ainda mais especial.
[…] mas se eu puder te ajudar a escolher uma delas a dedo para esta ocasião, iria cegamente para a Domaine Carneros. Degustar uma tábua de frios enquanto relembra bons momentos se deliciando numa garrafa de […]
Oi, tudo bem? Amei sua explicação. Já coloquei a Domaine Carneros no meu roteiro. Vc poderia me tirar uma dúvida? Se eu fizer o tour já haverá degustação? Ou então marco o tour + a degustação? Obrigada!!!
Oi Vanessa,
Fico feliz que tenha gostado do post. O tour inclui a degustação. Pode marcar somente o tour que você vai experimentar 5 vinhos no trajeto 😀
Bjao,
Wal.