HomeDicas de ViagemDicas para a entrevista do visto americano

Dicas para a entrevista do visto americano

-

Vai fazer a entrevista no consulado americano e já está com frio na barriga? Aqui vão algumas dicas pra você se preparar para conseguir seu visto com sucesso.

Entrevista do visto americano

Entrevista do visto americano
Entrevista do visto americano

O que eles perguntam na entrevista do visto americano?

Na entrevista consular eles querem saber basicamente 3 coisas: por que você quer ir para os Estados Unidos, se você tem condições financeiras de se manter por lá e se vai retornar para o Brasil.

Evidências da sua viagem

Qual a proposta da sua viagem? Se você vai a turismo, saiba dizer quais são as datas da sua viagem, onde você vai se hospedar, as cidades que vai conhecer. Você não necessariamente precisa comprar um pacote, mas uma boa ideia é ter um orçamento de uma agência com uma proposta. Assim, basta apresentar os seus objetivos para o entrevistador. Caso ele pergunte, você pode mencionar que é pacote que você vai comprar se o visto for aprovado.

Se você for estudar, tenha os documentos da escola, o comprovante da casa de família ou do local onde você for ficar hospedado. Você pode tranquilamente dizer que vai ficar na casa de uma amigo, mas tenha o nome e endereço completo e telefone de contato desta pessoa e se certifique que ela sabe o período que você pretende ficar na casa dela, assim, caso eles liguem pra saber se a pessoa está ciente e você está falando a verdade, as informações estarão de acordo. Outra coisa, é ter a certeza que esta pessoa está legal nos Estados Unidos, não tem nada de errado ficar na casa do tio, da irmã que mora fora, desde que esta pessoa não esteja ilegal no país. Caso contrário, eles podem achar que esta é sua intenção também.

Nos Estados Unidos eles têm somente 1 ou 2 semanas de férias, então quando os brasileiros dizem que querem ficar 4 ou 6 meses fazendo turismo, eles acham um tanto quanto estranho. Neste caso é bom ter um roteiro bem detalhado da sua viagem, para que eles não desconfiem que você não está arrumando uma desculpa para ficar morando ilegal no país.

Nem pense, nunca em falar que pretende alterar seu visto enquanto estiver nos Estados Unidos, mostra que você já está indo com segundas intenções.

Perguntas comuns para comprovar a evidência da sua viagem

  • O que você pretende fazer nos Estados Unidos?
  • Qual o destino da sua viagem?
  • Quanto tempo vai ficar?
  • Onde vai estudar? Por que quer estudar lá?Que curso vai fazer? Por que quer fazer este programa? Porque você não faz este curso no Brasil? No caso do visto de estudante.
  • Onde você vai trabalhar? Quanto tempo já trabalha nesta empresa? O que você faz lá? No caso do visto de trabalho.
  • Tem alguém viajando com você?
  • Onde você vai ficar durante a viagem?

Note que muitas destas perguntas você já respondeu no DS-160 quando foi agendar a entrevista, portanto eles estão checando se as informações são verídicas.

Como comprovar vínculos com o Brasil na entrevista do visto

Outra preocupação é se você vai voltar para o Brasil ou se tem a intenção de ficar morando nos Estados Unidos.

Se você trabalha, leve uma carta da empresa mencionando que eles estão cientes que você está saindo de férias pelo período x, que você vai para o congresso y, que estudar um idioma é importante para a sua profissão. Enfim, algo que diga que você trabalha e depois da sua viagem vai retornar para o trabalho.

Se você vai estudar um ano e não trabalha por exemplo, tenha a vaga que você quer aplicar em mente e as razões do porque estudar inglês no exterior podem te ajudar a realizar este objetivo profissional.

Ter carro, casa, apartamento e bens em geral, mostra que você tem uma vida por aqui e pretende retornar. Leve a cópia do documento do carro, do imóvel, do seu negócio.

O esposo e filhos vão junto? É provável que eles perguntem o que eles vão fazer durante este período? Seus filhos vão ficar sem estudar? Como fica o trabalho do marido? Quem vai bancar a família?

Esposo e filhos não vão? Tenha a certidão de casamento e nascimento.

Perguntas comuns para comprovar vínculos

  • Com o que você trabalha? Se possível tenha sua carteira de trabalho.
  • Quanto tempo trabalha nesta empresa?
  • Você é casado, quanto tempo? Tem a certidão de casamento?
  • Você tem carro? Quantos?
  • Onde você mora? Seu apartamento é próprio?
  • O que pretende fazer quando retornar da sua viagem?

Condições financeiras de bancar os custos da viagem

Outra preocupação é se você tem condições financeiras de se manter nos Estados Unidos enquanto estiver por lá e não vai trabalhar ilegalmente neste período.

Dependendo do motivo da sua viagem eles podem apenas fazer perguntas genéricas ou podem pedir para ver todos os extratos. Para o visto de estudante tem um valor estipulado pelo governo no caso dos cursos de idiomas. Se for um curso em uma universidade, os valores obviamente serão maiores.

Pode ser que você seja bolsista por exemplo. Você pode estar ficando na casa de um amigo e economizando com hospedagem. Mas independente do visto é importante que você saiba o quanto gastaria e tenha como comprovar que tem condições de pagar. E claro, se você vai com acompanhantes precisa ter o custo adicional destas pessoas, que não precisa ser o dobro ou o triplo, mas o suficiente para comprovar que tem como manter a família.

Caso você não tenha renda, tudo bem colocar seus pais por exemplo, como responsáveis financeiros pela sua viagem e levar os extratos bancários e comprovantes de renda desta pessoa. Você pode levar o do pai e da mãe pra somar 😀 Isto é bem comum! Mas claro, que você tiver mais de 30 ou a tia de segundo grau estiver bancando sua viagem ou tiver um extrato bancário onde 100 mil surgiu ontem na conta, eles podem desconfiar. Mas como já disse, pode ser que eles apenas perguntem e nem peçam pra ver nada, pode ser que não perguntem. Vai muito do “feeling”e bom humor do entrevistador.

Perguntas comuns para comprovar renda

  • Quem é o responsável financeiro pela sua viagem?
  • Posso ver os extratos bancários? Recomenda-se que você tenha o dos 3 últimos meses.
  • Qual o seu salário?
  • O que seus pais fazem?

Primeiramente vamos falar no que se vestir porque muitas pessoas exageram para passar uma boa imagem, recomendamos ir bem vestido, bem arrumado, vista a melhor roupa que fica bem em você sem exagerar, aquela que você se sinta confortável.
Vamos resumir aqui as principais dicas para entrevista.

Dicas para a entrevista do visto americano

Não tem necessidade de usar terno e gravata, mas também não é legal colocar a camiseta da sua banda de rock favorita. Não exagere, mas procure passar uma boa imagem. Calça jeans e camisa é o suficiente.

É importante que você seja o mais objetivo possível. Respondas curtas e apenas o que perguntarem para não gerar mais dúvidas e questionamentos.

Fale sempre a verdade e tenha como comprovar o que você está dizendo. Se você mentir ou mostrar que está nervoso eles vão desconfiar. O fato é que o pessoal da imigração não nasceu ontem. Eles reconhecem de longe quanto a pessoa está mentindo ou omitindo alguma coisa.

Tenha os documentos em mãos e mostre somente se for solicitado. Se você falar a verdade e tiver os comprovantes é provável que seu visto seja aprovado.

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

23 COMENTÁRIOS

  1. Dra bom dia … cheguei nos Estados Unidos em 14 de agosto de 2018 … no caso deveria ter ido embora em fevereiro 2019 porém pedi a extensão alegando que estava vendo uma escola para troca do meu visto. A resposta não veio ainda e no caso vai vencer em agosto novamente. Pretendo ir embora em julho para evitar ficar ilegal. Porém nesse período que estou aqui eu fiz itin number e tive depósitos em minha conta do banco. Acha q consigo o visto de estudante voltando para o Brasil?tenho no Brasil exponser forte que no caso seria meu pai. Mas estou com medo… o que você acha?

    • Acho sinceramente difícil de você conseguir. Mas só tentando pra saber. Boa sorte.

  2. Ola Waldana! Gostaria de tirar meu visto de estudante pra estudar por 6 meses, meu irmão é cidadão americano, ele poderia ser meu sponsor? O fato dele ser cidadão americano seria um ponto negativo ou positivo, no sentido do consulado achar que nao retornaria ao Brasil, tenho um filho de 7 anos e levaria ele como meu dependente no visto, minha preocupação eh a comprovação de renda atraves do meu irmão que é cidadão

    • Olá Kalistência,
      Se seu irmão é cidadão, não tem problema ele ser seu sponsor, mas é bom enfatizar seu vínculo com o Brasil e acho que uma das preocupações deles pode ser seu filho – se ele não vai perder o ano, se vai estudar, estas coisas…tenha as respostas quando for pedir o visto, ok?
      Um abraço,
      Wal.

  3. Boa tarde

    Estou aplicando para F1 ( esposa ) e F2 ( eu e duas filhas pequenas ) tenho uma empresa MEI há 1 ano e minha esposa não trabalha e trancou a faculdade de licenciatura em letras em 2016 e no momento só cuida das crianças. Você acha que terá problema por não trabalhar e também pela empresa ter somente 1 ano ?

    • Gabriel,
      Acredito que não desde que vocês expliquem que estão preparados financeiramente pra fazer este intercâmbio, apresentando comprovantes de renda/ extratos bancários. O que eles podem questionar e implicar é sobre o que você vai fazer durante este período – já que não pode trabalhar e sobre as crianças – se eles vão estudar/ quem vai cuidar, estas coisas. Se vocês tiverem as respostas e comprovantes, é provável que não tenham problemas. O “período sabático” pra estudar inglês e se dedicar a carreira é bem comum entre casais 😉 Sucesso com o visto!
      Att,
      Waldana.

  4. Waldana, fui para o Estados Unidos em abril de 2016 com o visto de turismo, no quarto mês entrei com o pedido de renovação e enviei uma carta pedindo permanência até dezembro. Porém até dezembro não obtive resposta e voltei para o brasil. E em janeiro chegou a resposta da imigração permitindo eu ficar no EUA até junho de 2017. Atualmente iniciei o processo do visto F1 e o F2 da minha esposa. Já estamos no meio do processo a escola a já aceitou a documentação e tudo mais …. Mais estamos preocupados com a entrevista o fato de ter saído antes da resposta chegar, porém na carta disse claramente que pretendia ficar apenas até dezembro pois teria que voltar ao Brasil por questões profissionais. O que vc acha?

    • Glauber,
      Você não fez nada de errado. Esperou pela resposta e saiu antes do período solicitado. Se a resposta foi aprovada, melhor ainda! Acho que eles vão questionar porque você quis ficar mais tempo, porque quer voltar estudar em seguida. Mas se você tiver as respostas e puder comprovar, não deve ter problemas. É bom sempre reforçar a intenção de retornar para o Brasil para não cogitarem que voce tem interesse em permanecer no país. Mas acredito que nque você não terá problemas para o visto F1 😉 Sucesso pra vocês!
      Um abraço,
      Wal.

  5. Boa noite queria tirar uma dúvida será que posso ser negada o visto minha filha vai fazer 6 messe de cursos em Boston ou vc me aconselha fazer um curso de menos prazo

    • Sonia,
      Se sua filha tiver como comprovar todos os requisitos para a entrevista/ incluindo valores do curso e o montante para viver no país por 6 meses dificilmente será negado. Sempre tem um risco, mas se ela conseguir comprovar, as chances serão menores.
      Att,
      Waldana.

  6. Olá
    Meu esposo foi aos Estados Unidos em agosto do ano passado e ficou lá 3 meses e meio , conheceu alguns estados e pesquisou bastante algumas escolas e faculdades pois pretende fazer doutorado no País….
    Ele voltou em dezembro e estamos no processo para tirar o visto F1 dele e meu é da minha filha F2…. Já estamos no meio do processo a escol a já aceitou a documentação e tudo mais …. Mais estamos preocupados com a entrevista o fato dele ter ficado lá esse período se eles podem negar o visto. A gente já ouviu tantas coisas que agora estamos preocupados …. oque vc acha?

    • Oi Ana,
      Acredito que te respondi por inbox, mas se seu marido ficou nos EUA dentro do prazo de permanência concedido – que provavelemnte foi de 6 meses quando ele entrou no país como turista, ele fez tudo certo e não tem porque ter receio. Ele fez tudo certo, conforme as regras! Fiquem tranquilos que vai dar tudo certo!

      Você não vai tirar o F2 também? Você deveria fazer junto com eles, pois se quiser visitá-los vão pedir seu F2.
      Um abraço,
      Wal.

  7. Quero levar meus dois filhos para estudar em Orlando.
    Meu marido vai ficar no Brasil.
    Como faço para fazer tudo legal!
    Pretendo comprar uma casa em Orlando para não pagar aluguel e meus filhos irem para uma escola pública.
    Por favor me dá umas dicas ?

    • Malgair,
      Manda um e-mail para [email protected] – ela é especialista em intercâmbios e sempre nos ajuda com os casos de high-school ou escola pra crianças aqui no blog. Inclusive ela está auxiliando um família com o mesmo caso que o seu 😀
      Bjos,
      Wal.

  8. Waldana, tudo bem? Suas dicas são maravilhosas. Obrigado por nos manter sempre bem informados.

    Tenho uma questão que gostaria de sua opinião. Somos 3 pessoas em minha família. Eu, Esposa e filha (16 anos – 3o colegial – termina em Dez/17).
    Minha esposa pretende se matricular num curso de inglês em Orlando. A duração é de 12 meses por nível. Ela deverá cursar, pelo menos, 2 anos. Pretendo que ela comece o curso em Março/2018.

    Eu ficarei no Brasil – serei o responsável financeiro por ela durante o curso – Irei esporadicamente aos EUA para visitá-las – usarei meu visto de turista
    Minha esposa será aluna da escola – portanto, visto F-1
    Nossa filha será acompanhante da minha esposa por, pelo menos 1 ano – portanto, visto F-2

    A pergunta é sobre sua opinião se, na hora da entrevista, o Consulado pode criar algum embaraço devido a nossa filha ficar como acompanhante da mãe por, pelo menos 1 ano, e consequentemente ficar longe dos estudos (como disse, ela termina o colegial em Dez/2017 e já estará com 17 anos na data). Você acha que eles podem implicar com isso? Ela está “adiantada” 1 ano nos estudos. Teria alguma dica do que dizer caso levantem essa questão durante a entrevista?

    Outra questão: sou consultor autônomo (faço gerenciamento de projetos), porém não tenho holherith e nem um ganho fixo. Se perguntarem para ela com quê o responsável financeiro (no caso EU) trabalha e como pode comprovar a renda, qual seria a melhor resposta para este caso? Complementando, temos outras fontes de renda que são mais que suficientes para mantê-las lá por alguns anos. Isso é relevante para a entrevista delas? Saí da última empresa porque, trabalhando como consultor, tenho retorno financeiro muito melhor.

    Muito obrigado,

    Luís Paulo

    • Luís,
      Se sua esposa for estudar, você e sua filha podem tirar o visto F2. Com o visto, você pode entrar e sair para visitá-la quando quiser e sua filha terá o direito de estudar. Eu não tenho muito conhecimento no assunto relacionado a escolas e como funciona no caso da sua filha, mas você pode mandar um e-mail para a Arleth que é especialista e sempre nos ajuda em casos como este, ela saberá te orientar sobre o que falar neste caso e até como fazer a matrícula dela: [email protected]

      Sobre a pergunta 2, leva os documentos da sua empresa e declaração do imposto de renda que comprovem que vc trabalha por sua conta. Diz que é empresário e tem um negócio próprio que soa melhor que consultor autônomo. (devido ao vínculo). O ideal é mostrar que a empresa é sólida no Brasil ao invéz de dizer que vc pode trabalhar como consultor de qq lugar do mundo.
      Att,
      Waldana.

  9. Waldana, parabéns pelo conteúdo! Pretendo passar pelo menos 30 dias no vale, no período das minhas férias, para curso de inglês e talvez um curso rápido em universidade. Acontece que trabalho como PJ, então não tenho carteira assinada. Mesmo com o i-20 garantido, é necessário carta do meu empregador?

    • Marcos,
      Quanto mais vínculo melhor, mas você pode levar os documentos da sua empresa…mão tem necessidade de ser uma carta do empregador.
      Um abraço,
      Wal.

Fechado para comentários.

Leia Também

Mosaic House Design Hotel em Praga

Moisaic House Design Hotel em Praga, a hospedagem que vai elevar...

0
Cheguei no quarto e um espumante me aguardava geladinho com um cartão personalizado dando boas vindas. Abri a janela e vi as construções que...
Praga Republica Tcheca

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da...

0
Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com...
Roteiro Bruges

Passeio de barco pelos canais de Bruges

0
Conhecida como a "Veneza do Norte", a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas...