Mudança na Baía de San Francisco
O que é o “rent control”?
Então você está morando na Bay Area há algum tempo e seu contrato de aluguel está quase vencendo? O que todo mundo quer é estar em um apartamento com rent control, onde o valor do aluguel é controlado. No entanto, atualmente isto é muito difícil porque somente prédios construídos antes de junho de 1979, ou seja, prédios bem antigos, oferecem este controle no contrato e por isso os moradores tem apenas um pequeno ajuste no aluguel. Quem está em um apartamento assim, dificilmente vai sair!
Aumento constante no aluguel
O aluguel é reajustado anualmente na Baía de San Francisco. As vezes o aumento não é muito elevado, aí vale a pena continuar no mesmo lugar, mas quando o aumento passa de $200 aí já começa a complicar. Se você é como eu e ainda não encontrou o “apartamento dos ovos de ouro” e sempre que o contrato vai terminando já começa aquela aflição em saber se o valor do aluguel vai aumentar e por consequência, terá que se mudar, saiba que já mudei 7 vezes de apartamento desde que vim morar aqui na Bay Area, então já consegui aprender um pouco como funciona o processo.
Empresas de mudança
Se você tiver móveis, vai precisar de uma empresa para agilizar sua mudança. Existem muitas no mercado e a maioria é muito parecida. Tive experiência com baratas e caras e o serviço foi sempre bem parecido. Então percebi que não vale a pena pagar muito a mais por isso. O importante é pagar o seguro contra danos e usar caixas para tudo que for transportar. Se tiver objetos frágeis, vale pagar por embalagem apropriada que as próprias empresas têm. Eu tenho uma TV grande e sempre pago uns $50 para usar uma caixa de madeira acolchoada por dentro que deixa a TV bem firme. Assim como para mesas de vidro, por exemplo.
Fica ao critério do cliente se a empresa de mudança vai fazer uma coisa ou outra, mas sinceramente, prefiro fazer eu mesma a parte de encaixotar, pois tenho o carinho que cada coisa merece. Nem sempre um livro ou uma panela tem o mesmo valor para toda pessoa.
A maioria das empresas cobram pelo material usado durante a mudança, exceto pelos cobertores usados para proteger os móveis. Mas fitas, protetores de TV, mesa de vidro, capa para colchão, tudo é cobrado.
Caixas para mudança
Você vai precisar de caixas! Falo das caixas porque elas são realmente importantes. A primeira mudança que fiz usei poucas caixas e a mudança demorou muito mais, ficando bem mais cara. Como as empresas de mudança, em sua maioria recebem por hora, tudo que facilitar na hora de carregar e descarregar o caminhão vale a pena. Por isso, agora eu coloco tudo em caixas de mudança, com etiquetas para eu saber em qual parte da casa os carregadores devem deixar cada caixa. Até mesmo eletrodomésticos que já têm suas caixas (sim, eu guardo todas) eu coloco em caixas maiores, pois agiliza muito o processo.
Distância
Outro ponto a considerar é a distância entre um endereço e outro, pois o tempo que eles passam dirigindo é cobrabo em dobro, ou seja, se levou 15 minutos dirigindo até a casa nova, serão contados 30 minutos. Quando as empresas te passarem o orçamento, é bom também confirmar quantas pessoas virão, porque isso interfere no tempo da mudança. Geralmente vem 3 homens, o motorista, que também faz força e mais dois carregadores. Eles têm prática, uma vez vi um deles carregando meu sofá de tres lugares nas costas. Sozinho!
O segredo é agendar com antecedência, pois assim até o preço é melhor. As empresas com o melhor custo benefício que usei foram a Spartan Moving e a Delancey Street Movers, mas sempre vale dar uma pesquisada no google, pois os preços variam de um mês para outro.
Seguro para mudança
Isso é uma coisa que toda empresa de mudança tem. Sempre com um valor bem acessível (em média $25) não é obrigatório, mas vale a pena pagar, pois cobre danos causados pelos carregadores. Esses danos incluem móveis quebrados e danos no prédio do seu apartamento (o novo e o velho). Algumas empresas de aluguel exigem que você tenha seguro na hora de se mudar.
Pagamento de mudanças
Quando você agenda a sua mudança, a empresa vai cobrar do seu cartão de crédito uma parte do valor orçado, como garantia de que você não vai desistir do serviço com eles. Mas caso vc desista, desde que seja com antecedência, eles devolvem o dinheiro. Você pode pagar com o próprio cartão de crédito usado antes (quando você liga pra agendar, eles pegam o numero do seu cartão por telefone) ou em cheque ou dinheiro no final da mudança. Lembre-se sempre de reservar um pouco para a gorjeta. Eles sempre esperam!
PS: Os valor médio de $700 que citei acima estava incluindo todos os custos.
[…] Vai se mudar? Confira as dicas de quem já fez mudança 7x na Bay Area […]