Se você pensa que para conhecer o Vale do Silício você precisa ter amigos que trabalham em uma das empresas tops de tecnologia ou pagar uma fortuna para participar de uma Missão de negócios, saiba que você está enganado. Silicon Valley é muito mais sobre interações do que prédios. Neste post você vai entender como pode vivenciar a cultura do Vale do Silício de uma forma simples, barata e por conta própria.
Como vivenciar a cultura do Vale do Silício sem fazer uma missão
Faça uma entrevista de emprego e entenda sobre a cultura das empresas
Para saber como é trabalhar no Vale do Silício e ter a sensação real da cultura das empresa aplique para uma vaga de emprego. Isso mesmo! Ao invés de ficar questionando seus amigos nerds sobre como é o dia-a-dia de trabalho, quanto um profissional ganha, benefícios e horários, vá no site da empresa, verifique uma vaga do seu interesse e se candidate pra ela. Você vai entender como preparar um currículo, terá a oportunidade de falar com recrutadores, coachings, terá que estudar sobre a cultura da empresa, faixa de salário,horário de trabalho, benefícios, bônus, ações, plano de saúde e poderá tomar um café lá dentro do prédio. Bem melhor que ter só uma foto na plaquinha, não é?
Se seu interesse for fazer um tour e tirar foto nas plaquinhas, você vai gostar deste artigo:
Vá a uma aula de Stanford para entender sobre a cultura das Universidades
Não estou falando em um curso de um semestre e muito menos um MBA. Faça um curso de extensão de um dia, um fim de semana, você não precisa de Toefl e não é caro como você pensa, por $300 você pode ter um certificadinho de uma universidade top. Stanford, “mermão”. Tá caro? Peça apenas para assistir uma aula na turma de mestrado em inovação. Afinal você está no Vale, lembra? Na universidade você vai ver as bibliotecas imensas e sempre cheias, troque idéia com alguns MBA’s da Graduate School of Business. Nas aulas você vai conhecer profissionais muito melhores que você e outros alunos que você mal vai conseguir entender. Você vai falar com milionários e bolsistas e não vai saber quem é quem, afinal todos chegam de bike e tem um MAC 😛 Você vai sentar na sala de aulas que tem formato de auditório e interagir com seus colegas nas mesas redondas. Não precisa ser tímido, todo mundo terá que interagir, e não se preocupe que o inglês do indiano do seu lado é mais difícil de entender que o seu 😛 Aproveite para sentar uma tarde no gramadão e fazer um tour caminhando para sentir um pouco da vibe do campus.
Para saber como estudar ou visitar as universidades, aqui estão as dicas:
- Como estudar na Universidade de Stanford
- Universidade de Stanford, visita obrigatória para quem vai ao Vale do Silício
- Visite a d.School, a escola de Design Thinking de Stanford
- Tour guiado e grátis para conhecer a UC Berkeley
Se hospede na casa de um americano para entender sobre a cultura local
O cara tem grana e vai ficar no Hotel de luxo na Union Square. Quer privacidade e pega uma casa inteira só pra ele no AirBNB? Porque você não larga mão de frescura e vai pra uma Hacker House ver como as pessoas de outros locais se hospedam no Vale? Você veio para aprender, trocar ideias, conhecer gente, treinar o idioma, certo? Então fique no quarto da casa de uma família local e veja a Alexa interagindo com a família, o robô limpando o carpet, o paninho descartável para fazer a limpeza. Entenda a rotina da família, o que eles assistem na TV, qual o horário que saem e chegam do trabalho, sente com eles na mesa e veja o que eles costumam comer no café da manhã e no jantar. Isto não é invasão de privacidade, não é ser mão de vaca – isto chama-se imersão.
Fique em um espaço de coworking e conheça a cultura dos empreendedores
Até mesmo as grandes corporações do Vale do Silício alugam uma sala em um espaço de coworking pra ficar próximas de outros profissionais. Se você é empreendedor, além da economia de um espaço físico, esta é a melhor maneira de “estar junto”, de falar com a pessoa que pode ser seu cliente, seu sócio, com outros brasileiros que já tem experiência e podem te “dar a letra”. Além de poder participar dos eventos, promover seu negócio e por aí vai! No coworking da Amazon, você tem mentoria, desconto em diversos serviços e até comes e bebes na faixa! Sente um dia no WeWork em San Francisco, no outro vá conhecer os brasileiros no RocketSpace. Depois tente conhecer todos estes: Founders Den, Sandbox Suites, Citizenspace, pariSoma Innovation, the Hub, NextSpace, DogPatch Labs, em Studio G em Redwood City, Hacker Dojo em Mountain View, Plug & Play Tech Center em Sunnyvale, Semantic Seed em San Jose.
Passe a tarde em um café e entenda a cultura do desenvolvimento das ideias
Seja para sair da rotina do trabalho, fazer uma reunião, os cafés são muito mais que um espaço onde se vende café. Eles oferecem internet gratuita e um ambiente super confortável para que as pessoas possam estudar, trabalhar e falar de Business. Muitos cafés do Vale do silício passaram a ser ponto de encontro entre investidores, empreendedores e alguns tem a fama por ser o local de criação de empresas consagradas do Vale.
Para saber mais como o café influencia a cultura do Vale, leia este artigo:
Se inscreva para os eventos da sua área e entenda sobre a cultura do networking
Antes mesmo de você vir para o Vale entre no site do StartupDigest e assine a newsletter para ficar sabendo dos melhores eventos que estarão acontecendo na região. Se estiver procurando por investimentos assine o AngelList para ficar em contato com investidores. Vá pelo menos em três encontros de tecnologia ou seja lá qual for o assunto do seu interesse e conheça outros profissionais da sua área, para saber sobre os eventos fuce os sites do Eventbrite, Meetup ou Plancast. É só digitar startup/ San Francisco/ Palo Alto ou Santa Clara que dezenas de eventos acontecem todos os dias.
Os mais populares entre empreendedores são Lean Startup Meetup, iOS Developers, Hackers and Founders, 106Miles e Ideakick. Entenda como as pessoas se aproximam, sobre o espírito da colaboração, beba uma cerveja, file um rango e nunca perca uma oportunidade de fazer networking. Além disso, visite a Y-Combinator vá em um demo day, conheça a 500 Startups e a Harrision Metal. Se enturme num evento da Techcrunch, orrax! E depois na Blackbox.vc, Sandbox Network. Vá em um hackathon. Confira se não terá um Startup Weekend quando você estiver aqui, e se faltar evento, assina a newsletter do blog que sempre posto alguns lá, ok?!
Para saber como se preparar para vir pro Vale, estes posts podem ajudar:
- Como planejar sua viagem ao Vale do Silício
- Como se preparar para ir para o Vale do Silício
- Entrevista com Maurício Benvenutti – Startase
Baixe os apps, use os serviços e entenda sobre a cultura do compartilhamento
No Vale se você precisar de uma carona vai usar um Uber, Lyft, se precisar viagem vai locar um quarto no Airbnb, existe um app pra tudo e usando estes serviços você conseguirá entender sobre como as pessoas são desapegadas com bens materiais e como este negócios de serviço compartilhado funciona bem por aqui.
Garanto que com estas pequenas dicas, depois de um mês você poderá se candidatar a prefeito, porque vai conhecer tanta gente que sairá dando tchauzinho no Vale 😛 Ah, seu plano é voltar para o Brasil? Então, você já terá bagagem para palestrar ou escrever um livro. Afinal, o que você vai aprender por aqui, não tá escrito! 😀
[…] Como vivenciar a cultura do Vale do Silício por conta própria […]
[…] Como vivenciar a cultura do Vale do Silício por conta própria […]
[…] Como vivenciar a cultura do Vale do Silício por conta própria […]
[…] Como vivenciar a cultura do Vale do Silício por conta própria […]
[…] Como vivenciar a cultura do Vale do Silício por conta própria […]
Waldana, boa tarde,
Estou indo para o Vale em Março e gostei desse seu post. Interessei-me por assistir uma aula em Stanford. Você tem mais alguma dica sobre que horas chegar lá, para quem pedir, onde encontro o calendário de aulas, para assistir uma aula avulsa ?
obrigado
Franklin…acabei de fazer um post falando sobre os cursos de extensão…veio em boa hora heim?
https://www.acontecenovale.com/cursos-de-curta-duracao-nas-universidades-da-baia-de-san-francisco/
No post tem o link onde você pode verificar todos os cursos, aulas e datas 😉
Tenho certeza que você vai amar estudar lá!
Um abraço!
Wal