Se você já pesquisou sobre espaço zen na Califórnia, é bem provável que já tenha ouvido falar do Esalen. Localizado em um dos penhascos mais deslumbrantes da costa de Big Sur, na Highway 1, o Instituto Esalen tem sido um refúgio para o crescimento pessoal, exploração espiritual e bem-estar holístico desde a sua fundação em 1962. Conhecido por seus famosos banhos termais e seus workshops que prometem renovar a alma, este cantinho do paraíso só pode ser visitado com reserva e é super eletizado. No post de hoje eu vou te explicar sobre os diversos programas oferecidos pelo Esalen e como você pode visitar esse lugar transformador sem gastar um rim. Bora fazer um stop em um lugares mais especiais da highway 1 com a gente?
O que fazer no Esalen em Big Sur
O que é o Esalen
O Esalen é mais que um lugar paradisíaco, é uma filosofia, uma ideia, uma comunidade! Fundado por Michael Murphy e Dick Price ainda na década de 60, o Esalen surgiu como um centro de exploração de abordagens alternativas, desempenhando um papel fundamental no movimento do potencial humano e bem-estar! Intelectuais, artistas e qualquer pessoa buscando crescimento pessoal e autorreflexão encontram o Esalen como um refúgio para se conectar com elas mesmas.
” People think they’re coming to Esalen to disconnect, but what they find when they get here is how to connect to a greater source of power. Ultimately, we’re here to help people do the internal work to show up differently in the external world.”
Esalen.
Como visitar o Esalen em Big Sur
O jeito mais comum de visitar o Esalen é participando de um dos programas, workshops ou cursos oferecidos pela instituição. Alguns dos temas explorados são:
- Crescimento pessoal e transformação: Esses programas concentram-se em diversos aspectos do desenvolvimento pessoal, incluindo workshops sobre mindfulness, meditação, psicologia, construção de relacionamentos e inteligência emocional.
- Artes e criatividade: Para aqueles que desejam explorar seu lado artístico, o Esalen oferece workshops de pintura, escrita, fotografia, dança, música e outras formas de expressão criativa.
- Trabalho corporal e bem-estar: O Esalen é renomado por seus programas de trabalho corporal que enfatizam a cura holística e o bem-estar, incluindo massagem terapêutica, yoga, tai chi, trabalho energético, astrologia e outras modalidades que promovem o bem-estar físico e mental.
- Ecologia e sustentabilidade: O compromisso do Esalen com um estilo de vida sustentável é refletido em seus programas dedicados à conscientização ecológica, jardinagem e práticas sustentáveis. Esses programas fornecem insights sobre como viver em harmonia com a comunidade e a natureza.
Os workshops geralmente tem duração de um fim de semana ou uma semana prolongada. No site você pode adicionar as datas que tem disponibilidade que vai encontrar uma série de atividades e programas disponíveis naquele período. O que diferencia o custo dos programas, é o período e o tipo de acomodação, que variam desde espaços compartilhados onde os hóspedes levam seu saco de dormir, até quartos confortáveis com vista pro mar. Os valores variam de $1.125 á $10.000!
Como ficar mais tempo no Esalen
Para quem deseja passar uma temporada mais longa no Esalen gastando menos, existem dois programas que funcionam como uma espécie de intercâmbio: Study & Serve (LEEP) e Work & Live (REEP). A primeira opção tem duração de um mês onde os estudantes podem explorar tópicos temáticos enquanto prestam o serviço à comunidade Esalen no Programa de educação estendida, os quatro pilares do programa são: Serviço Estudo educacional, Transformação pela Experiência e Conexão, o programa custa $2900. Já o Work & Live, conta com um período de três meses de trabalho e aprendizado, onde 5 estudantes moram juntos em uma casa, com um aluguel de apenas $200, podem estudar, utilizar toda a estrutura e fazer todas as refeições no Esalen, em contra-partida, trabalham no local, com um salário base de $16 por hora. Neste caso, claro, a ideia é passar um período explorando e aprendendo sobre si mesmo enquanto trabalha a serviço da comunidade, gastando o menor custo possível. Eu iria amar fazer um intercâmbio em um lugar destes.
Como passar o dia no Esalen
Dá para passar apenas o dia no Esalen? Dá sim, mas esqueça fazer um stop de última hora durante sua viagem pela Highway 1. Para visitar o Esalen, é necessário fazer reservas com antecedência, pois o local costuma operar com capacidade máxima todos os dias. (em torno de 160 hóspedes). Além dos programas, existem duas alternativas para quem deseja passar o dia no Esalen:
1. Fazer uma massagem no Esalen
A maneira mais fácil de visitar o local, (principalmente para quem não fez a reserva com bastante antecedência) é adquirir o Esalen Massage Visitor Pass, que nada mais é que um passe, onde os visitantes podem aproveitar o dia no campus de Big Sur. O passe custa $357 e inclui uma massagem de 75 minutos. Com ele, a pessoa pode aproveitar o dia utilizando toda a estrutura do Esalen, incluindo refeições e atividades, entre 8:45 da manhã até as 4:30 da tarde. As reservas devem ser feitas com pelo menos 24 horas de antecedência pelo e-mail [email protected].
Voluntariar no Esalen
Outra alternativa, para quem quiser visitar o Esalen sem gastar nenhum centavo é ajudar como voluntário no Esalen. Por ser uma organização sem fins lucrativos, esta atividade é para inclusão da comunidade e não tem custo. Você pode optar entre ajudar na cozinha durante a semana, nas acomodações durante os fins de semana, na limpeza da aérea limpeza e preparação dos banhos épicos do Esalen na quarta-feira, ou na horta nas terças e sextas. O período de trabalho é de 3h diárias. Como voluntário você pode entrar na propriedade a partir das 8:45 da manhã e pode permanecer até ás 8 da noite. Exceto o período em que estiver trabalhando, pode explorar o local (são 100.000 acres de frente para o mar), pode fazer todas as refeições (que são no estilo buffet e incluem opções veganas, onívoras e sem glúten), pode participar das atividades e workshops, e o melhor, pode usar a piscina e as belíssima área de banho nos penhascos lindíssimos de Big Sur.
Nossa experiência voluntariando no Esalen
O Esalen estava há muito tempo na minha bucket list, mas como o custo para fazer um dos programas e ficar hospedado lá é bem caro (pelo menos pro meu bolso), foi explorando as alternativas para conhecer o local sem gastar uma fortuna que encontrei o programa de voluntário. Fiz a inscrição online e optei pela cozinha, já que durante os dias de semana eram mais conveniente para mim. Você pode escolher entre o período do café, das 9:00 até 12:00 ou pelo horário do almoço, das 12:30 ás 3:30. Para se inscrever você só precisa preencher as informações com nome, e-mail e telefone, selecionar as datas (que são abertas com o período mínimo de 48h e máximo de 30 dias), e número de pessoas (pode reservar para até 2 pessoas no mesmo horário). O site diz que tem uma taxa de $50 por pessoa na hora de reservar, mas ao finalizar o custo é zero (não é necessário pagar nada para passar o dia como voluntário). A única exigência é o teste de COVID, que é obrigatório para qualquer pessoa que visitar o Esalen. Fiz a reserva para mim e uma amiga, no horário das 12:30. Nós tentamos nos programar para chegar ás 9, mas não subestime o trânsito da Bay Area, mesmo saindo ás 6 da manhã, não chegamos a tempo do café. Mas claro, teve aquele stop obrigatório para as fotos na Bixby Bridge, quem resiste, não é mesmo?
- De conversível a Motorhome, 7 maneiras alternativas de fazer a Highway 1
- Restaurantes em Carmel, 10 dicas para um jantar romântico
- Passeio de bicicleta pela 17-Mile Drive
- Onde ficar em Sausalito: The Inn Above Tide. Hotel com as melhores vistas de San Francisco
Chegando no Esalen, fomos recepcionados pelo queridíssimo Joseph, um brasileiro que trabalha lá como gerente de segurança há mais de 35 anos! O Joseph nos deu as coordenadas, incluindo onde estacionar, o que levar e como funciona o Esalen. Basicamente, tudo que você precisa é uma roupa de banho (lembrando que roupas são opcionais na área de banho). Então se você prefere ir como veio ao mundo, nem isso precisa! Se for trabalhar, recomendo ir como uma roupa bem confortável, mas eles fornecem toalhas, avental, luvas ou o que for necessário. Você só vai precisar de dinheiro se quiser comprar algo na livraria (a loja é bem estilosa) ou se quiser fazer algum tratamento.
Fizemos um tour (seguindo um mapa para conhecer o campus) que é lindo, com horta, cachoeiras, budas, labirintos e diversos espaços relax pelo caminho, depois almoçamos e aí foi que nos apresentamos para o trabalho voluntário. Café, chá e água é livre para os hóspedes na área da cozinha e o almoço é no estilo buffet. A maioria dos alimentos é plantado ali mesmo, comida leve, saudável…uma delícia. Na área da cozinha tem um piano e um mural com todas as atividades do dia, o pessoal costuma bater aquele bate-papo descontraído, e tem um barzinho bem gostoso que abre todas as noites para quiser algo mais para se aquecer ao redor da lareira.
Nossa missão como voluntárias, foi primeiro ajudar na louça (passar o chuveirinho para tirar qualquer alimento, colocar as louças sujas nas bandejas, e passar na maquina de lavar), depois que acabamos, fomos ajudar a picotar umas caixas de couve. O pessoal é super atencioso e o trabalho é puxadinho…mas foi bem tranquilo! Depois do nosso turno, fomos para os banhos.
A área de banhos é bem reservada (não pode fotografar ou levar equipamentos eletrônicos), já que a ideia ali é realmente relaxar. Eu a Luiza (que foi comigo no dia) éramos as únicas pessoas com maiô por lá. Gente nova, velha, criança, dá de tudo por lá. Não tem locker ou lugar reservado para deixar nada, então o ideal é levar o mínimo necessário.
Na área de banhos, tem o espaço de massagens e as banheiras e jacuzzis com o visual mais deslumbrante que você pode imaginar. Você pode encher as banheiras adaptando a temperatura (com água quente e fria) até que fique o mais confortável de acordo com a sua preferência, e aí pode permanecer o tempo que quiser. Ficamos lá até a hora do por do sol (horário de pico dos banhos). É uma experiência fantástica.
Depois fomos jantar, assistirmos o por do sol, fomos em uma das aulas do Esalen, curtimos o pessoal cantando em frente a lareira e voltamos rumo a San Francisco. Conforme orientação, o ideal é se hidratar bastante e fazer uma boa pausa após os banhos pois a pressão baixa bastante com a temperatura da água… eu estava me sentindo bem molenga no dia seguinte.
Voluntariar no Esalen foi uma experiência fantástica e voltamos com gostinho de quero mais. O lugar é inspirador e acaba tendo muita troca interessante entre as pessoas que frequentam um lugar destes. Se você nunca foi, fica aqui a nossa dica! Não deixe de salvar e enviar este post para quem não pode deixar de conhecer este local transformador junto com você.