Um dos passeios mais cobiçados quando o destino é San Francisco é a ilha de Alcatraz. Localizada a um pouco mais de 2km da cidade, a ilha que hoje é um parque nacional foi uma das mais importantes penitenciárias de segurança máxima do país. O local se tornou popular depois que alguns filmes mostraram a história do legendário Al Capone e o misterioso sumiço dos irmãos Anglin. Milhares de turistas visitam a ilha todos os anos e se esta atração está nos seus planos, neste post contamos todos os detalhes de como fazer o tour em Alcatraz.
Como visitar a ilha de Alcatraz
O passeio para a antiga prisão de Alcatraz é operado exclusivamente pela empresa Alcatraz Cruises. Os tours começam a ser vendidos no site da empresa com 3 meses de antecedência e embora algumas vezes você consiga comprar o ingresso para o dia seguinte, saiba que grande parte do ano os tickets são super disputados! Portanto, se você faz questão de incluir este passeio no seu roteiro, não dê bobeira, compre seu ticket com bastante antecedência!
Como comprar o ingresso para visitar Alcatraz
No site você precisa selecionar a data e o horário do embarque e pode comprar mais de um ingresso de uma vez.
A confirmação é enviada pro seu e-mail e deve ser impressa para retirar o ingresso na bilheteria antes do embarque mediante a apresentação de um documento com foto. Você sempre vai encontrar uma filinha por lá, então o ideal é chegar uns 30 minutos antes do horário de saída.
Existem quatro opções de ingresso, os mais populares deles são o day tour ticket e o night tour ticket, que conforme a tradução, basicamente você escolhe por fazer a visita de dia ou de noite. Os demais tickers ainda incluem os bastidores ou a alternativa de incluir Angel Island no passeio.
É bom evitar o tour início da manhã pois tem muita neblina. Já o passeio a noite é incrível pra quem curte fotografia. Ver a cidade ainda de dia, o sol se pondo e as luzes todas acesas com San Francisco ao fundo é inexplicável!
Tour em Alcatraz, como é o transporte para a ilha
O transporte de San Francisco para a Ilha de Alcatraz sai exclusivamente do Pier 33, que é um pouco antes do famoso pier 39. Diversos ônibus e street cars ou bondes elétricos te deixam em frente ao pier 33. A caminhada até lá costeando a orla também é super agradável.
Chegando no pier, tem uma maquete e um pouco da história de Alcatraz e logo começam se formar as filas para pegar o próximo ferry. Das 8:45 até às 16 horas, saí aproximadamente um barco a cada meia hora.
Os ferries são enormes e o translado dura em torno de 20 minutos. Na área interna tem um mini bar e diversos assentos e os lugares mais diputados são as áreas abertas, pois como você vai passar do lado da Golden Gate e as vistas de San Francisco da baía são lindíssimas, é bem provável que você queira ficar em pé fotografando. Não precisa se preocupar que nem dá tempo de enjoar 😉
Evite ir de carro pois os estacionamentos privados próximos são caros e os parquimetros na rua tem tempo limitado! Veja aqui opções de estacionamento próximas ao pier 33.
Passeio em Alcatraz
Descendo do barco, os visitantes são direcionados para a área no alto da ilha onde tem o tour guiado e é de fato a área da prisão.
Ali recebem um aparelho com fone e podem inclusive escolher o idioma da sua preferência. Não tem nenhum custo adicional para fazer o tour com áudio, tem 11 idiomas disponíveis e sim, Português é uma das opções 😀
O tour com áudio dura em torno de 45 minutos, sendo que você pode fazer pausas quantas vezes achar necessário e retornar se quiser. O narrador vai contando toda a história e te direcionando para as cenas mais interessantes.
Uma dica bem legal é assistir os filmes antes, aí você ficará por dentro dos acontecimentos e tudo faz mais sentido, caso contrário, como as pessoas não necessariamente começam o tour ao mesmo tempo, é comum um vai e vem de pessoas por todos os cantos e pode ficar um pouco confuso – eu me perdi algumas vezes!
Alcatraz funcionou como penitenciária federal de segurança máxima até 1963. Hoje é um Parque Nacional podem visitar toda a ilha durante o passeio.
Você terá um horário fixo apenas para pegar o ferry de ida, pode fazer o passeio no seu ritmo, visitando as demais áreas fora da antiga prisão, com direito a pausa pro café e tempo pra comprar as lembranças. Aí retorna quando quiser! O último ferry de retorno do tour diurno é 18:30.
Após o tour com áudio você deve entregar o aparelho e tem acesso a uma loja gigantesca com diversos itens pra venda. Quem curte a história da ilha, fica difícil sair de lá com as mãos abanando.
Também tem alguns cafés espalhados pelo local. Mas o único local pra fazer uma refeição mais caprichada é o café no pier e não na ilha!
Quanto tempo dura o passeio em Alcatraz
3 horas é mais que suficiente para visitar Alcatraz! Mas como disse, ninguém vai te cronometrar por lá, pode fazer o tour sem pressa!
Quanto custa o passeio do Alcatraz
O ingresso custa $38 dólares por pessoa para o tour durante o dia. É free para crianças até 4 anos, crianças de 5 à 11 anos pagam $23,25 e pessoas com mais de 62 pagam $35,75. Veja aqui a tabela completa de preços e horários para os demais passeios do Alcatraz. Tours para 15 ou mais pessoas devem ser reservados com antecedência e há descontos para famílias de pelo menos 2 adultos e duas crianças.
Os tours chamados de Early Bird no site, referem-se ao primeiro tour do dia, o nome diz respeito somente ao horário, as visitas são as mesmas.
Os tours noturnos saem com menos frequência e são mais concorridos. A diferença é que a noite além da prisão você pode visitar o hospital. Haja coragem heim?! :/
Minha experiência na prisão de Alcatraz em San Francisco
Fui visitar Alcatraz no tour das 15:50 e retornei no ferry das 18:30. Vou confessar que em 4 anos morando em San Francisco, esta foi a primeira vez que passei na ilha. Já passei nos arredores do Alcatraz diversas vezes nos passeios de barco e a vista realmente é sensacional. Mas a vista pra mim, bastava! Podem me julgar, mas eu acho o clima de prisão e hospital muito negativo e pesado e este tipo de lugar está longe dos meus favoritos.
No dia que fiz o tour estava nublado, macabro como na minha imaginação :P.
Alias, a única vantagem de comprar o ingresso nas datas próximas a sua visita, é poder checar a previsão do tempo. Pois como você pode imaginar, um dia bonito, pode fazer toda a diferença no passeio.
Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, 1933, e em 1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Durante quase 3 décadas de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud, Alvin Karpis e Frank Morris. Alcatraz foi fechada em 1963, menos de um ano após a primeira fuga.
Reza a lenda que ninguém conseguia sair vivo de lá, pois todos que tentaram escapar foram mortos ou afogavam-se nas águas congelantes da baía de São Francisco. No entanto, três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em Junho de 1962. Você pode ver como deixaram as cenas conforme a história do filme: Escape from Alcatraz ou Fuga Impossível, de 1979! Algumas provas foram encontradas, e aparentemente os prisioneiros morreram afogados mas não há nenhuma prova oficial. Há quem diga inclusive que um deles vive no Brasil 😛
O governo alegou que o complexo foi fechado devido ao alto custo de manutenção, mas depois da fuga, constatou-se que o local não tinha tanta segurança se comparado com às prisões mais modernas e era mais fácil construir uma nova prisão que reformar Alcatraz. Hoje o local é uma atração turistica que faz parte dos parques nacionais dos Estados Unidos.
A convite do Alcatraz Cruises fui fazer o passeio e foquei na parte turistica da coisa. Foi bem interessante ver na integra a história que conhecia dos filmes, a organização do local, como funcionam os tours com áudio e aprendi ainda mais sobre a história ouvindo a narração que é feita por ex-presos contando sobre suas memórias.
Me perdi várias vezes lá dentro e ficaria com um medo danado se fosse a noite. Voltaria no tour noturno pelas fotografias, mas não pra entrar na prisão ou no hospital :/ Coisas de Wal 😛
É o tipo de lugar que é um ícone em San Francisco e tem que fazer! Agora, retornar é outros 500 😛
Sugiro conciliar este passeio com o passeio de bike pela Golden Gate Bridge, finalizando o dia no pier 39!
A vista de San Francisco de lá é divina, mesmo em dias cinzas.
[…] Como visitar Alcatraz […]
[…] Como visitar a ilha de Alcatraz […]
Fechado para comentários.