A Golden Gate Bridge é o principal cartão postal de San Francisco, uma construções mais famosas dos Estados Unidos e é considerada uma das sete maravilhas do Mundo Moderno. Independente de qual a razão da sua passagem por San Francisco, visitar a ponte é um compromisso obrigatório.
Como visitar a Golden Gate Bridge
No lado sul da ponte, antes de passar ela para quem sai de San Francisco, tem o Visitor Center. Um centro de informações, com café e loja para os visitantes, este é ponto principal onde param os ônibus e carros e é super legal para para visitar, comprar lembrancinhas e saber mais sobre a Golden Gate Bridge.
De Carro
Dos dois lados da ponte tem um mirante e estacionamento. O lado sul, que para quem sai de San Francisco, é antes de cruzar E este deve ser o seu destino se você pretende visitar a ponte de carro. É neste ponto também que param todos os ônibus com destino a Golden Gate Bridge. Vale lembrar que o estacionamento é super limitado, principalmente nos fins de semana e feriados. Se você for cruzar a ponte, tem que pagar o pedágio.
Leia também: Pagamento do pedágio na Golden Gate Bridge
De ônibus de turismo
Sim, os ônibus de turismo passam pela Golden Gate Bridge. Se você optar por um deles, pode descer antes da ponte, visitar o centro de informações, passar ela a pé, tirar milhares de fotos e pegar o ônibus após a ponte novamente. Eles já fazem este drop off (te deixar) e pick up (te pegar) em pontos bem estratégicos. Os ônibus de turismo fazem o outro stop obrigatório em Sausalito, a cidade charmosa e vizinha de San Francisco.
Muni – O ônibus convencional
Os ônibus convencionais fazem o trajeto de/para a parte sul da ponte.
Os ônibus 10, 70 e 101 saem do centro e da Union Square para a ponte. As rotas 10, 70, 92, 93 e 101 saem do Civic Center. E as opções 2, 4, 8, 18, 24, 27, 38, 44, 54, 56, 58, 72, 74 e 76, saem do Fisherman’s Wharf. Ir de ônibus é fácil e a mais barata das opções. O Google Maps te mostra o trajeto certinho. Tem que ficar atento porque nos fins de semana as linhas e horários são mais limitados. O ônibus faz o stop na parte sul da ponte. Se você atravessar a pé, terá que retornar para pegar o busão novamente. As linhas que atravessam a ponte e vão até Sausalito são mais caras pois tem o pedágio incluso. Lembre-se também de ter trocado para o pagamento.
Leia também: Um guia para se deslocar em San Francisco
De bike
Todo mundo deveria atravessar a Golden Gate de bike pelo menos uma vez na vida! É super divertido. Existem muitas empresas que alugam bicicletas espalhadas por San Francisco e os lugares para pegar e entregar as bikes são bem convenientes. Os principais lugares são na Union Square, Ferry Building e no Fisherman’s Wharf. O valor do aluguel varia, mas é torno de $35/ por pessoa a diária. O trajeto dá em torno de 6 milhas do centro até a Golden Gate e é super tranquilo, a maior parte do percurso é plano e o trajeto é lindo.
De bicicleta além de ir parando em lugares fantásticos como o Fort Mason, Palace of Fine Arts, Crissy Field, você pode continuar até Sausalito – fazendo o mais tradicional dos roteiros. Tem umas subidas, mas o caminho é bem leve e gostoso.
E depois você pode voltar com o Ferry que fica no centrinho da cidade – sim, você pode trazer as bicicletas nele. Voltando de Ferry você tem uma vista linda de Sausalito, passa do ladinho da Golden Gate, por traz da Ilha de Alcatraz e o ponto final é o Ferry Building que já faz parte do centro de San Francisco. Custa $11,25 ou $6 com clipper card. Dá para comprar na hora e as saídas são bem frequentes. Também dá para retornar de ônibus, pois dá para trazer as bikes neles também. A tarifa é em torno de $4.
De Barco
E se você não está afim de caminhar, se está sozinho ou simplesmente quer ver a ponte de um ângulo diferente, a empresa Red and White oferece uma espécie de cruzeiro para visitar a ponte. Os barcos tem até barzinho e eles oferecem áudio em 16 idiomas contando a história de alguns pontos da cidade. Os passeios saem do pier 43 no Fisherman’s Wharf, passam por debaixo da Golden Gate Bridge e por tras da Ilha de Alcatraz e retornam para o Ferry Building. A vista é fantástica do começo ao fim. Não tem paradas, mas o passeio é super agradável. As visitas adoram!
O tour dura uma hora e eles tem de 8 à 12 saídas diárias, iniciando às 10am. Chama Golden Gate Cruise. Custa $30 para adultos e $20 para crianças até 17 anos. Dá para comprar online também. Meu jeito favorito de visitar a ponte. Não preciso dizer que você vai precisar se agasalhar, não é mesmo! O vento é gelado, prepare-se!
A pé
Se você curte uma boa caminhada esta é uma excelente maneira de fazer um exercício e passar por lugares fantásticos na cidade. Do Embarcadero até a Golden Gate são aproximadamente 5 milhas, atravessando a ponte e retornando, serão uns 20km no dia. Cada trajeto dá em média 2 horas, mas prepare mais 2 para as paradas pra fotos.
Visita Online
Tem vontade de visitar a Golden Gate Bridge, mas este é um sonho muito distante? Neste site você pode ter a experiência de caminhar na ponte da sua própria casa.
Leia também: Golden Gate Bridge: a mais diva das pontes.
Qual é sua forma preferida de visitar a ponte? Compartilhe!
[…] Como visitar a Golden Gate Bridge […]
[…] Outros meios de visitar a ponte: Como visitar a Golden Gate Bridge […]
[…] Como visitar a Golden Gate Bridge […]
[…] Leia também: Como visitar a Golden Gate Bridge […]
[…] A estrada para chegar no cume tem 15 milhas e você vai fazendo uma série de curvas até chegar no centro de visitantes onde tem toda a história do local, incluindo uma loja de souvenirs e um deck de observação. Com as lunetas no deck é possível ver 8 pontes lá de cima: entre elas a de San Mateo, San Rafael, Benícia, Bay Bridge, e a Golden Gate. […]