HomeDicas de ViagemComo viajar de executiva, sem pagar o preço de executiva

Como viajar de executiva, sem pagar o preço de executiva

-

Eu adoraria colocar o título deste post: como viajar na classe executiva de graça. Mas aqui entre nós, isso é papo de blogueiro patrocinado. Toda passagem terá um custo! Eu prefiro dizer que você pode sim, viajar pagando menos e neste post vou te contar como viajar de executiva, sem pagar o preço de executiva. Nós viajamos 6x na classe executiva e primeira classe nos últimos anos. Tem muita dica legal e se você sonha em viajar com muito conforto, vamos te mostrar de por onde começar! Preparados?

Viajar de executiva
Viajar de executiva – lounge da American Airlines em Miami

Como fazer um upgrade para a classe executiva

Dica 1: Faça parte do programa de fidelidade da companhia aérea

Se você ainda não tem um programa de fidelidade com a companhia aérea, este é o primeiro passo. Com exceção de quem paga tarifa cheia da classe executiva, para fazer um upgrade é preciso ter milhas. Não tem nenhum custo para se inscrever nestes programas, basta entrar no site da empresa da sua preferência e fazer um cadastro. Como eu viajo muito entre Brasil e Estados Unidos, me inscrevi para fazer parte do programa da American Airlines, chamado de AAdvantage. Mas a Delta, United ou qualquer outra empresa possui o seu próprio programa de fidelidade. Faça isso antes de viajar, adicione o seu número de fidelidade ao comprar a passagem. Os pontos serão vinculados a sua conta sempre após a viagem. Você também pode pedir os pontos depois de viajar, mas tem que ter todos os bilhetes e comprovantes. Então gaste uns minutinhos extras e vincule seu cartão antes do check-in para evitar retrabalho. Assim sempre que viajar, vai pontuar!

2. Pontue sempre na mesma companhia aérea

É possível participar do programa de fidelidade de várias companhias ao mesmo tempo. Mas não é vantajoso! Voltando ao caso da American Airlines, eles fazem parte da OneWorld, que é um grupo de companhias aéreas que cobrem mais de 170 países e mais de 1100 destinos. Todas as empresas que fazem parte do grupo, compartilham os benefícios. Então quando eu viajo de Gol, por exemplo, ao invés de ter uns míseros pontinhos com a Smiles, eu adiciono o número do AAdvantage ao comprar a passagem independente do destino, assim os pontos vão sempre direto pra American. No fundo, é isso que as empresas realmente querem, que você se torne fiel e viaje somente com elas. Então se você ainda não faz parte de nenhum programa, dá uma olhada quais são as empresas parceiras.

Qual o melhor programa de fidelidade

Depende. Pode ser que os programas da SkyMiles da Delta, ou o MileagePlus da United sejam mais adequados dependendo do roteiro que você faz com mais frequência, ou dos lugares que mais deseja visitar um dia. A OneWorld e Star Alliance são os programas mais completos que cobrem o mundo todo. A American, por exemplo tem 14 parceiras incluindo a Qatar, Alaskan para viagens mais econômicas dentro dos EUA, Japan Airlines que é mais popular na Ásia, enfim, você pegou a ideia, certo? Nós compramos uma passagem pra Suiça, por exemplo, e foi mais vantajoso comprar pela British Airways, porque temos os benefícios da American Airlines já que ambas são parceiras. Os principais benefícios incluem poder marcar assento ou levar bagagem despachada sem custo adicional, poder fazer o check-in na fala prioritária (é uma benção não entrar nas filas imensas) e também poder frequentar os lounges nas viagens internacionais (bom também neh?). Os lounges da American nos aeroportos são chamados de Admirals Club, eles são ótimos! Eles tem também o Flagship, um lounge ainda mais top pra quem viaja de primeira classe.

3. Tenha um bom cartão de crédito e junte milhas

Hoje em dia qualquer loja do Zé, te oferece um cartão de crédito. Antes de sair aplicando para qualquer um, avalie os benefícios e entenda como você pode obter o maior número de milhas possíveis. Vou explicar melhor…nos Estados Unidos, a maioria dos cartões já te dá um bônus inicial se você gastar em torno de $3 mil nos 3 primeiros meses. Além disso, cada um terá uma política que vai desde cashback até mais pontos para determinado segmento. Então, além de um ponto para cada dólar, alguns cartões te dão 5x mais pontos em supermercados, restaurantes ou postos de gasolina, por exemplo. Portanto, se você vai no mercado com frequência, um cartão que oferece mais pontos em groceries, pode ser o melhor cartão no seu caso!

Qual cartão de crédito é melhor para juntar milhas

Eu fiz o cartão da Amex, a anuidade não é das mais baratas, $450 o ano. No entanto, este valor praticamente retorna 100% em benefícios pra você ao longo do ano. Você já saí com 60 mil milhas (que já dá uma passagem de ida e volta pro Brasil em classe econômica), além de uma série de pequenas vantagens que vão desde crédito no Uber Eats até reembolso do Global Entry. Como minha ideia é poder viajar mais pagando menos, escolhi este cartão pelo fato que eles me dão 5x os pontos com gastos relacionados a viagem, como reserva de hotéis e compras de passagens aéreas. Então, comprando um ticket de mil dólares (pra arredondar a conta aqui já que é o preço médio de uma ida-e-volta pro Brasil) no site da American, mas pagando com o cartão da Amex, além das milhas pelo voo, eu terei + 5 mil pontos por ter pago com o Amex. Eu achei que estava fazendo um bom negócio, até que meu marido (depois de ser rejeitado pelo Chase – que tem um dos cartões mais conceituados quando o tema é viagem – o Chase Sapphire), fez o cartão do Capital One, que pontua 10x. Ou seja, a passagem de mil reais agora vira 10 mil pontos, entendeu? A ideia aqui não é te influenciar a ter qualquer um destes cartões, mas claro, te alertar, pois a Macy’s também pode te oferecer um cartão, e vai te dar $200 de desconto, o que parece atrativo num primeiro momento, mas tem coisa melhor por aí! E você pode e deve ter mais de um. O importante é pagar em dia e saber usufruir dos benefícios.

Leia também:

Como entrar nos Estados Unidos sem pegar fila com o Global Entry

4. Some as milhas do casal

Geralmente os casais fazem um cartão e pegam um adicional para o parceiro (já fizemos exatamente isso aqui em casa), mas a dica é cada um aplicar pra um, assim vocês dobram as milhas. Viciante neh? Então, no caso de um casal, cada um pode fazer um cartão, mas os dois podem concentrar as compras de mercado ou de viagem no cartão que rende mais pontos naquele segmento. Aí esquece dinheiro neh minha gente? Dinheiro só paga conta, mas não dá milhas! 😉 Tudo que você puder, concentre no cartão. Luz, aluguel, prestação do carro, mensalidade da faculdade, computador novo, camiseta, cada dólar conta e é no mínimo uma milha. 😀 Já vimos pessoas que tem vários cartões e tabelam tudo. Nós estamos longe destes extremos, mas se a pessoa entender e se dedicar, dá pra ter uma série de benefícios mesmo. Mas Wal, como que vou pagar 2 cartões diferentes se a anuidade é cara? Então, nós fizemos um cartão para cada um, pois como disse, o cartão mais que se paga no decorrer do ano. Para evitar pagar e até mesmo baixar seu crédito quando a primeira anuidade acabar (se você reside nos EUA), aí, os entendedores do assunto aconselham a dar um downgrade, que seria negociar com o provedor do cartão para pegar um modelo mais simples, assim eles não cobraram anuidade e não vai impactar na sua pontuação ou crédito atual. Com exceção da Amex onde você terá o bônus inicial apenas uma vez, nas demais empresas você pode repetir os mesmos passos acima de tempos em tempos. Você inclusive vai achar cursos de pessoas que vivem disso! No Brasil os cartões Black são os mais requisitados, pesquise sobre eles e chore pro seu banco…ouvi rumores que alguns chegam a limitar o número de passagens executivas que as pessoas podem tirar por ano, pois a galera usa e abusa! E se você paga anuidade, tem mais que abusar mesmo neh?

5. Compre uma passagem sem restrições de alteração

Geralmente quando você vai comprar a passagem aérea, a companhia oferece 4 categorias, sendo a primeira classe, a top das galáxias, aí tem a executiva, que é beeeem mais cara que a econômica. E entre a econômica e executiva, tem aquela que você paga um pouquinho a mais, mas tem flexibilidade de alterar e marcar o assento com antecedência sem nenhum custo adicional. Na American Airlines, ela é chamada de main cabin, e você vai precisar de uma destas pra ter o upgrade. A diferença é em torno de $50-$80 pra uma viagem pro Brasil. Principalmente em épocas de Covid, que você corre risco de ter que fazer uma alteração, vale pagar a diferença. A econômica é uma tarifa travada, principalmente se for bem promocional, mas claro, ela também pontua, só não vai te dar muita flexibilidade para um upgrade.

6. Consiga o status da companhia aérea

Com os passos acima: cartão de fidelidade, milhas e passagem sem restrição você já será legível para aplicar para o upgrade. No entanto, para conseguir o upgrade o que vai te diferenciar é seu status na companhia aérea. Sabe aquele nivelamento que geralmente é bronze, prata, ouro, diamante. Então, os níveis variam de acordo com a empresa, mas a regra é que quanto mais você viajar, mais pontos terá e melhor será seu status. As empresas também costumam fazer umas ofertas onde você paga determinado valor (entre $300-$500) para que você possa migrar direto de status sem ter que ficar engatinhando também. Eu moro nos EUA desde 2005, e sempre fui acumulando. Nos últimos anos viajei bastante a trabalho e hoje sou Platinum, que é o segundo de quatro níveis da American, a vantagem de ter o status, é que quando eu e alguém que tem o Gold (que é um status inferior) aplicamos para ter o upgrade, o que tiver o maior status, sempre terá a preferência. O legal também é que você tem direito de estender o benefício para até duas pessoas. Então quando eu viajo com o marido, ele entra “de gaiato” nas vantagens como meu acompanhante. Paga um leva 2 😉 Isso vale para para entrar nos lounges, para ter prioridades nas filas do check-in, entrar nos voos nos primeiros grupos, pedir upgrade e tudo mais.

Como pedir upgrade para a classe executiva ou primeira classe

Antes mesmo de comprar sua passagem, verifique quantas milhas você tem, e quantas são necessárias para fazer um upgrade. Se você tem o mínimo necessário, top! Agora você deve comprar a passagem que não tenha restrição de alterações. Depois de comprada a passagem, dependendo do seu voo, você já conseguirá solicitar o upgrade no aplicativo antes mesmo de fazer o check-in. Caso contrário, você precisa avisar ao fazer check-in do interesse, e tendo disponibilidade, o upgrade é realizado. Você também poderá ter que entrar numa fila de espera, caso outras pessoas também tenham solicitado. Aí é só ficar na torcida.

Quanto custa fazer um upgrade para a classe executiva

Vai depender da companhia e da duração do voo. Fazendo a solicitação para voos domésticos, eu já consegui o upgrade para a primeira classe indo de San Francisco para Los Angeles e San Francisco para Nova Iorque para voos com destino ao Brasil. Nestes voos, eu não tive nenhum custo extra. Solicitei pelo app, recebi uma notificação que o upgrade tinha sido aprovado e no check-in já recebi o ticket que te permite usar os lounges e embarcar no grupo 1 😉 O voo de San Francisco para Nova Iorque são quase 6 horas e as poltronas reclinam 100%, ficam como camas!

Nossa experiência pedindo um upgrade para a Business Class

Pedindo o upgrade de um voo dos Estados Unidos para o Brasil, o upgrade é sempre por trecho. Então saindo de San Francisco para Florianópolis, por exemplo, você precisa aplicar para todos (se estiver qualificado) ou deverá optar por um dos trechos. Neste exemplo, se o voo faz conexão em Miami, é mais provável que você prefira um upgrade de Miami para São Paulo, do que San Francisco a Miami, já que o segundo voo é mais longo. Neste caso, você só vai saber a resposta do upgrade no portão de embarque em Miami. O upgrade da American para estes voos, custa 25 mil milhas + $350. A American também oferece upgrades para Premium Economic (onde o assento reclina mais, tem apoio para os pés e os comes e bebes semelhantes a executiva, por $250). Neste upgrade, não é preciso usar milhas.

Vale mencionar também que com 25 mil milhas, dependendo das datas, você também consegue tirar 100% de uma passagem na classe econômica dos EUA para o Brasil, aí fora as milhas você só precisa pagar as taxas. Ou muitas vezes com mais milhas, ou também mesclando parte em milhas, parte dinheiro, já consegue emitir a executiva direto no site da American. Nós também já solicitamos o upgrade no meu nome devido ao status, e pagamos com milhas do Luiz. Enfim, vocês podem tirar passagens ou pagar com as milhas um do outro, sem pagar para migrar milhas. E geralmente o pior negócio é emitir a passagem nos sistemas do cartão de crédito. O ideal é sempre enviar e ter os pontos no seu cartão fidelidade da companhia aérea.

Pagar $350 + 25k milhas pela Business Class parece caro, mas comprando direto pelo site as passagens executivas podem chegar a 20 mil. Então o upgrade vale muito a pena! O site referência que usamos para aprender mais sobre milhas e upgrades é o The Points Guy.

Agora que você já leu todo este textão, bora colocar tudo em prática! Espero te encontrar para um brinde na executiva em breve. Cheers! 😀

Waldana
Waldana
Inspirada por uma das lições mais valiosas do Vale do Silício: dê o seu melhor que a vida retribui, resolveu juntar sua experiência no segmento educação internacional, seu amor por viagens e seu entusiamo por novos negócios criando o blog para compartilhar um pouco de tudo que sabe e aprende todos os dias.

1 COMENTÁRIO

Fechado para comentários.

Leia Também

Mosaic House Design Hotel em Praga

Moisaic House Design Hotel em Praga, a hospedagem que vai elevar...

0
Cheguei no quarto e um espumante me aguardava geladinho com um cartão personalizado dando boas vindas. Abri a janela e vi as construções que...
Praga Republica Tcheca

Guia de Praga, um roteiro completo da cidade mais charmosa da...

0
Praga, a capital da República Tcheca, é uma das cidades mais fascinantes da Europa, onde história e modernidade se entrelaçam em cada esquina. Com...
Roteiro Bruges

Passeio de barco pelos canais de Bruges

0
Conhecida como a "Veneza do Norte", a charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, é repleta de história e encantos. Com sua arquitetura medieval, ruelas...