O Vale do Silício iniciou no Vale de Santa Clara, expandiu para a Península, tem San Francisco como cartão postal e vai até os arredores de Berkeley que abriga a renomada universidade da Califórnia. Muito mais que uma região geográfica, neste post vamos explicar sobre as cidades mais importantes da Bay Area e as principais empresas em cada uma delas.
Cidades do Vale do Silício e as principais empresas em cada uma delas
O Silicon Valley, iniciou no Vale de Santa Clara, que inclui San Jose, a maior cidade da região e as cidades vizinhas, onde as primeiras empresas que surgiram se concentravam. À medida que outras companhias de alta tecnologia foram se estabelecendo nas redondezas, o Vale expandiu-se para a península de San Francisco, incluindo cidades importantes no condado de San Mateo, como Palo Alto e Menlo Park, por exemplo.
San Francisco, embora não esteja geograficamente no Vale, é uma das cidades mais importantes deste hub e abriga muitas empresas importantes deste ecossitema. Aliás, muitas delas ultrapassam os limites da ponte conhecida mundo afora. Atualmente quando nos referimos ao Vale e queremos abranger não só as empresas de alta tecnologia, mas o cenário de empreendedorismo como um todo, é preciso considerar o termo Bay Area, já que o sul da East Bay, no condado de Alameda, tem Oakland, uma cidade que foi invadida por empreendedores e empresas que procuram expandir suas operações em locais menos caros, além da região ter a presença de Berkeley, onde está a renomada Universidade da Califórnia.
Podemos inclusive dizer que atualmente o o Vale do Silício passou a ter duas definições: uma geográfica, referente a Santa Clara County, e uma definição conceitual, referindo-se a Bay Area, que inclui todas as empresas de alta tecnologia na Baía de San Francisco.
Quais são as cidades do Vale do Silício
A região conhecida geograficamente como Vale do Silício fica em torno de 45 minutos de San Francisco, inclui toda a região sul da Baía e parte da Península, abrangendo as cidades de Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City. Conheça as cidades do “Vale” e as empresas em destaques em cada uma delas:
Cupertino, onde fica a sede da Apple
A pequena cidade de Cupertino, tem em torno de 60 mil habitantes e abriga uma das mais renomadas empresas de tecnologia do mundo: A Apple, que é conhecida por revolucionar o mundo dos computadores pessoais unindo design e simplicidade. Os prédios com a logo da maçã dominam a região.
Cupertino foi eleita como uma das melhores pequenas cidades norte-americanas para se viver, pela revista Money em 2012.
Campbell
Campbell foi o local de nascimento da e-Bay, que atualmente atua em San José. A cidade que tem menos de 50 mil habitantes ainda é tímida com relação a empresas de tecnologia. Muitas pessoas moram nela e trabalham nas cidades vizinhas.
Freemont, a cidade que fabrica os carros da Tesla
Freemont é referência quando assunto é avanço no mundo automotivo. A cidade nasceu a partir da junção de cinco comunidades: Centerville, Irvington, Niles, Mission San Jose e Warm Springs e abriga a fábrica da Tesla, que contém cerca de 5.3 milhões de m² que são destinados ao escritório e confecção dos carros elétricos mais concentuados hoje em dia. A cidade de Newark é a vizinha totalmente cercada por Fremont.
Los Altos e Los Gatos
Embora tenham nomes parecidos, estamos falando de duas cidades distintas, que ficam há menos de 20 minutinhos uma da outra e tem em média 30 mil habitantes cada. Los Altos é mais afluentes cidades-dormitórios da região e foi onde Steve Jobs inciou a Apple. Já Los Gatos é um dos lugares mais antigos do Condado de Santa Clara. Los Gatos abriga a Sede do Netflix que iniciou as operações como uma companhia que fazia entrega de DVD por correio. Hoje a empresa é conhecida mundialmente por ser um dos maiores serviços de streaming para séries e filmes do mundo.
Menlo Park, a sede do Facebook
Menlo Park tem uma localização priviligiada, é vizinha de Palo Alto, Stanford, Redwood City e é considerada uma das cidades mais educadas da Califórnia e dos Estados Unidos. 70% dos seus residentes tem grau superior. Além dos diplomas que podem ser exibidos pela maioria dos moradores é nesta cidade que encontram-se os fundos de venture capital mais conhecidos do Vale do Silício. A famosa avenida Sand Hill Road é onde a maioria dos investidores se reúnem. Gigantes como Microsoft, Amazon, Facebook, Twitter, Airbnb, Skype, entre tantas outras conseguiram um patrocinador pros seus negócios por lá. Hoje o local tem um dos metros quadrados mais caros do país.
A cidade hoje conta com um pouco mais de 30 mil habitantes e entre os nomes mais expressivos está o Facebook. Criado em 2004, a empresa se tornou a maior rede social do mundo. Em 2012, atingiu 1 bilhão de usuários ativos, e hoje é a responsável pelo Istagram, Whatsapp entre outras companhias. Mais de 18 mil funcionários trabalham no campus da empresa em Menlo Park.
Mountain View, a sede do Google
Situado ao extremo sul da península de San Francisco, Mountain View é o lar de muitas empresas de alta tecnologia. Foi nesta cidade que em 1956, o Laboratório de semicondutores Shockley foi criado. Shockey foi a primeira empresa a desenvolver dispositivos de semicondutores de silício que foi o que inspirou a região a ser chamada de Silicon Valley. Hoje, muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo estão sediadas em Mountain View. Google, uma das companhias mais conhecidas do mundo tem sua sede por lá. Foi em Mountain View também que os primeiros 50 computadores da Apple foram vendidos na loja Byte Shop.
O nome Mountain View é devido as vistas das montanhas de Santa Cruz e um dos lugares imperdíveis para conhecer na cidade é o Computer History Museum que conta toda a trajetória da história do computador, desde o primeiro deles que era do tamanho de uma sala, até a tecnologia de última geração usada nos carros autônomos.
Milpitas, a sede da SanDisk
Devido à quantidade de plantações na região, Milpitas tem este nome da cidade derivado da palavra milharal, que em espanhol é milpa. Se você usa cartão de memória pra sua câmera é bem provável que você tenha ouvido falar da sede da SanDisk que fica por lá. A empresa é responsável por fabricar e comercializar produtos de armazenamento de memória como pen-drives e cartões. Milpitas também tem o Great Mall, o outlet da rede premium que atrai milhares de visitantes para aproveitar as barganhas.
Palo Alto, o berço do Vale do Silício
Palo Alto é é uma das cidades mais conhecidas do Vale do Silício. Ela foi estabelecida por Leland Stanford assim que o barão da ferrovia fundou a Universidade e a medida que Stanford cresceu foi ocupando parte de Palo Alto. A famosa garagem da HP, considerada o local de nascimento do Vale do Silício, é um marco histórico e fica no centro da cidade. Em Palo Alto têm diversas empresas de alta tecnologia, incluindo a própria a Hewlett-Packard – HP que desenvolve e fornece softwares e hardwares, a PARC, IDEO, Skype, VMware, é nesta cidade que fica a sede da Tesla Motors, o centro de pesquisa e inovação da Ford entre tantas outras. Palo Alto também serviu como uma incubadora para diversas empresas de renome mundial.
A cidade foi batizada em homenagem a uma árvore grande que ficava próxima a um córrego e conta com aproximadamente 65 mil habitantes.
Redwood City, sede da Oracle
A Oracle especializada na venda de softwares, hardwares e banco de dados, Eletronic Stars, conhecida por ter revolucionado e sido pioneira no mercado de jogos para computador e Evernote que coleta e organiza informações são somente algumas das empresas que ficam em Redwood City que além de abrigar grandes marcas da tecnologia, tem o único porto de águas profundas da Baía de São Francisco.
San Jose, a capital do Vale do Silício
A cidade é a mais populosa da região da Baía de São Francisco, é considerada terceira com o maior número de habitantes do estado da Califórnia, ficando apenas atrás de Los Angeles e San Diego. San Jose tem a maior quantidade de empresas de tecnologia da região. Paypal, a empresa que revolucionou a forma como as pessoas transferem dinheiro, Adobe, a empresa que domina os softwares voltados para design, edição de vídeos e tratamento de imagens, a Cisco, líder mundial, na fabricação e venda quanto na prestação de serviços de comunicação, e e- Bay empresa que revolucionou o comércio eletrônico são apenas alguns nomes de grandes empresas com sede em San Jose.
- Conheça San Jose, a capital do Vale do Silício
- 10 Lugares para conhecer em San Jose
- Visita ao Vale do Silício
San Mateo, a sede da Draper University
No meio do caminho, com 30 milhas ao sul de San Francisco e 30 milhas ao norte do centro do Vale do Silício, San Mateo tem atraído diversos empresários e entusiastas devido a Draper Univrsity, a escola que ajuda empreendedores desenvolver seu super poderes e tirar as ideias do papel. Todas as terças e quintas você pode fazer um tour guiado na escola e no coworking do Tim Draper.
Santa Clara, sede da Intel
Localizada no coração do Vale do Silício, a cidade tem este nome por abrigar a oitava das 21 missões da Califórnia: a Missão de Santa Clara de Assis. É nela que fica a sede da Intel, que fabrica circuitos integrados, microprocessadores e todos os tipos de chips utilizados em computadores.
Pessoas e tecnologias que mudaram o mundo, conheça o Museu da Intel
Hoje Santa Clara também está sendo reconhecida mundialmente por espaços especialistas em Robótica. RobotX e IngDan são lugares interessantes para os interessados nestes assunto. A IngDan auxilia na fabrigação e negociação com partes que possam vir da China e você pode conhecer vários produtos baseados em IOT e AI.
Saratoga, as casas mais caras dos Estados Unidos
A cidade não é a preferida das empresas, mas certamente dos CEO’S. Saratona não tem nenhuma empresa de destaque, mas é uma das cidades mais ricas da região, em 2016, a região foi eleita como o mercado imobiliário mais caro dos Estados Unidos.
Stanford, a cidade e a universidade
Stanford é uma cidade tão pequena que mal cabe a universidade. Stanford é uma área não incorporada, ou seja, não é governada pelo próprio município, sendo adjacente a Palo Alto. Como era de se esperar, um dos lugares que não pode ficar de fora da sua visita ao Vale é a Stanford university, uma das universidades mais prestigiadas, caras e concorridas do mundo.
Sunnyvalle, sede do Yahoo e do LinkedIn
Sunnyvalle tem a sétima maior população da Baía de São Francisco e também é uma das maiores cidades que formam o Vale do Silício. Entre as empresas que se destacam na região, estão Yahoo e LinkedIn. O iÁhu, como dizem por aqui e não iahú, como chamam os brasileiros, oferece várias serviços ligados à internet, como e-mail, portal de notícias, diretório web. Já o LinkedIn, é maior site para networking profissional do mundo, ambas são as duas empresas mais conhecidas da região.
San Francisco, conhecida como o centro do Vale do Silício
São Francisco embora não esteja no Vale, é onde muitas das empresas tem uma filial dos seus escritórios e onde acontece a maior parte dos eventos da região. Tanto que a Golden Gate Bridge será sempre um dos principais postais quando o assunto for Vale do Silício. Empresas como AirbNb, Uber, Pinterest, Udemy, Twitter, Lucas Film, Salesforce, Zendesk, Slack, Dropbox, entre tantas outras possuem sua sede na região.
Oakland uma extensão de San Francisco
Como San Francisco tem um aluguel exorbitante, a vizinha Oakland tem atraído diversas empresas e empreendedores devido aos seus preços mais atrativos. A cidade tem ganho bastante visibilidade com empresas de mídia e há boatos que a Amazon tenha um escritório por lá em breve.
A Pixar, estúdio de animação que fica em Emerville, entre Berkeley e Oakland é uma subsidiária da Walt Disney, e é das empresas mais conhecidas da região.
Berkeley e a universidade da Califórnia
Berkeley é uma cidade universitária com um pouco mais de 112 mil habitantes. Um dos locais que mais atrai visitantes e estudiosos é a UC Berkeley, uma das mais renomadas universidades do mundo, com mais de 35 mil alunos.
Curtiu? Bora conhecer e aprender com as cidades e empresas mais inovadoras do mundo!
[…] Cidades do Vale do Silício e principais empresas para conhecer em cada uma delas […]
[…] Cidades do Vale do Silício e principais empresas em cada uma delas […]
Fechado para comentários.