O Thanksgiving é o feriado mais esperado e celebrado pelas famílias americanas. É como se fosse nosso Natal no Brasil. A maioria das empresas liberam os funcionários na quinta e sexta-feira para que possam se reunir com seus familiares nesta data. E não preciso nem dizer que é quando os aeroportos ficam lotados e as passagens super caras.
Celebração do Thanksgiving nos Estados Unidos
Como os americanos comemoram o Thanksgiving?
O dia de ação de graças na teoria é o dia em que os americanos costumam agradecer a Deus de uma forma geral por tudo de bom que aconteceu durante o ano. Mas claro, que com o tempo perdeu-se um pouco o sentido religioso do negócio e é mais uma data pra reunir a família e comer como se não houvesse amanhã. Mais uma vez, semelhante ao nosso Natal! Inclusive a data é comemorada com uma ceia e o perú é o prato que não pode faltar neste dia. Tem gente até que chama a data de “Turkey Day“.
A carninha é acompanhada de um purê de batata doce, milho, hortaliças e o Cranberry Sauce é o molho tradicional que vai em cima do apetitoso peru assado. Embora este seja o cardápio tradicional, existem muitas variações com os ingredientes, confira as receitas clássicas. Crou-se uma lenda que dá perú da sono, mas a explicação do sono está nas calorias e no vinho extra que as pessoas costumam consumir neste dia. A média é 4.500 , 3 mil das refeições e o restante dos aperitivos. Vai dizer que não dá sono passar o Natal na casa da sua mãe também?! 😛
Inclusive, dizem que a quarta-feira que antecede o Thanksgiving é o dia que as famílias americanas mais consomem álcool no ano. Outra explicação pro sono é que depois da comilança a tradição é assistir um jogo de futebol americano. Programão heim? Aliás a programação em frente a tv começa cedo.
As parades, que são os tradicionais desfiles se tornaram uma atração comum neste dia no país todo. A mais tradicional delas é “Macy’s Thanksgiving Day Parade” que acontece em em Nova York desde 1924, atraindo cerca de 3 milhões de espectadores ao longo da rota de 2,5 milhas. O desfile costumava ter animais do zoológico e com o tempo foram substituídos por balões de personagens. A parada é tão tradicional que as famílias se reúnem no sofá pra assistir e os americanos falam dela como se fosse a abertura das Olimpíadas no Rio. Depois da parade, a Universal Studios na Flórida continua fazendo o desfile diariamente até chegar o Papai Noel para dar início a temporada de Natal.
As abóboras no Thanksgiving
Outra coisa que não pode faltar neste dia é a famosa “Pumpkin Pie”, a torta de abóbora. As abóboras são usadas já na decoração de Halloween que acontece em outubro e permanecem para simbolizar as colheitas. Você vai ver abóboras espalhadas nas portas e casas em todos os lugares do país. Qualquer receita nesta temporada tem abóbora entre os ingredientes, até os cafés tem a tal da pumpkim, e é tudo é bom pra caramba! Muitas vezes as famílias usam espantalhos para enfeitar as casas, simbolizando a proteção da colheita, além de guirlandas com flores, folhas do outono e abóboras. O povo aqui adora uma decoração…So do I 😛 Depois elas são substituídas pelas árvores de Natal.
Como os brasileiros comemoram o Thanksgiving
Nós brasileiros entramos na onda. Pra gente é uma desculpa para reunir amigos pros comes e bebes ou para aproveitar os dias de folga para viajar. Entretanto, esta é uma das piores épocas pra pegar a estrada, já que mais de 50 milhões de pessoas viajam para estar com as suas respectivas famílias.
Se você está pensando em viajar, prepare-se para pegar trânsito, enfrentar aeroportos lotados e dar de cara com as portas dos restaurantes, mercados e até atrações fechadas. O pessoal estará celebrando com a família, lembra? Portanto, se prepare e faça suas comprinhas uns dias antes.
Um dia para falar de gratidão
Além da ceia e festas em família, os americanos mais religiosos aproveitam esta data para demonstrar seu amor ao próximo. O voluntariado é uma atividade comum próximo a data de Ação de Graças, e as comunidades costumam realizar jantares gratuitos para os moradores de rua e amigos trocam cartões agradecendo pela amizade.
No ano passado uma amiga me convidou para ir na igreja e conhecer um pouco mais sobre o Thanksgiving. Eu não sou muito religiosa, mas saí de lá super emocionada. Quem me conhece sabe que eu sou uma mantega, mas vou dizer que este sentimento de “gratidão” é lindo e contagiante. É o tipo de data que você percebe o quanto os seus problemas são pequenos, deixa o pouco do egoísmo de lado e realmente tem vontade de dizer obrigada por tudo e pra todos.
Mas o que é o Thanksgiving, afinal?
Há várias versões sobre a história do Thanksgiving. Mas, historicamente, o Dia de Ação de Graças começou a ser celebrado em Plymouth, Massachusetts, em 1621, pelos pelegrinos vindos da Inglaterra. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso em 1620, os colonos finalmente tiveram uma colheita de farta no verão de 1621. Para comemorar, eles resolveram fazer uma comemoração para agradecer a Deus pela fartura e pedir bênçãos nas colheitas futuras. Assim surgiu o Thanksgiving.
Quando celebra-se o Thanksgiving?
Depois do fato acima, o Thanksgiving demorou mais de 200 anos para se tornar um feriado nacional. A data é celebrada na 4ª quinta-feira de novembro e o Presidente da época, o Roosevelt, escolheu justamente este dia foi para incentivar o consumo na era da Depressão. No dia seguinte abre-se oficialmente a temporada de compras do Natal, com a Black Friday.
O que de mais bizarro no Thanksgiving
O que acontece de mais bizarro no Thanksgiving é que todos os anos o presidente dos Estados faz o perdão presidencial do peru, ou seja ele poupa um peru de ser comido para o jantar de Ação de Graças. A primeira cerimônia de perdão de perus começou com o presidente Truman em 1947 e continua desde então. O presidente Obama perdoou um peru de 45 libras chamado Coragem no ano passado. Depois da cerimônia ele foi levado para a Disneylândia e utilizado no desfile do parque!
Eu vou viajar e neste feriado e você? Independente das suas escolhas não esqueça de pensar no que é você é Grateful for 😀