Fora de sério, mágica, deslumbrante, estas são palavras comuns que você vai encontrar em qualquer depoimento sobre a Burney Falls conhecida por muitos como a oitava maravilha do mundo. Nós fomos conferir e a cachoeira é tudo isto mesmo: Outstanding, magic, breathtaking!
Um passeio pela cachoeira Burney Falls
Quando o assunto é cachoeira e Califórnia imediatamente lembramos da McWay Falls, um dos lugares imperdíveis no passeio pela Highway 1 ou quem sabe da cachoeira conhecida como Véu da Noiva que deixa o Yosemite ainda mais paradisíaco nos meses de primavera, quando as geleiras derretem e as quedas ficam mais fortes. Se este cenário te agrada, prepare-se para adicionar mais um destino pra sua lista, a Burney Falls.
McArthur Burney Falls Memorial State Park
A Burney Falls fica no McArthur Burney Falls Memorial State Park e não importa qual a previsão do tempo, este é um daqueles lugares que permanecem bonitos e podem ser visitados o ano inteiro. As quedas d’água vem das nascentes subterrâneas. Mesmo quando o verão da Califórnia seca a maioria das cachoeiras do estado ou quando a neve faz com que muitos locais se tornem inacessíveis, ela permanece ali, linda!
É o tipo de lugar que vai te deixar de queixo caído ou vai fazer seu sorriso travar no rosto, como foi o meu caso.
Falls Loop Trail
A vista das cataratas são acessíveis através de uma caminhada super fácil. Ao estacionar você verá as plaquinhas indicando a direção da Burney Falls e em menos de 100 metros, você terá acesso ao Burney Creek, o mirante tem esta vista:
A trilha que todo mundo deve fazer por lá é conhecida como Falls Loop Trail, tem um pouco mais de uma milha permitindo que os visitantes possam ver a cachoeira de diferentes ângulos. Embora tenha rampas e escadas, é uma caminhada super leve e gostosa.
No caminho várias plaquinhas explicando detalhes sobre a cachoeira e é impressionante ver o quanto ela mudou de posição ao longo dos anos.
E claro, não preciso dizer que vale cada passo da caminhada. Nós visitamos a cachoeira em um dia frio e com chuva, mas embora o sol não tenha dado o ar da graça, o passeio foi fantástico.
A área conhecida como “big pool” – a grande piscina fica na base da cachoeira e o lugar mais visitado do parque.
Sobre a Burney Falls
As quedas foram nomeadas em homenagem ao colonizador Samuel Burney que viveu na área em 1850 e são de aproximadamente 40 metros de altura, com um fluxo constante de 379 milhões de litros por dia, mesmo durante os meses mais secos.
Burney Falls foi declarada como um marco natural nacional em dezembro de 1954 é conhecida na região pela “oitava maravilha do mundo”, desde quando o ex- presidente Theodore Roosevelt foi até lá fazer uma visita. A oitava maravilha do mundo pode ser um exagero, mas que é um dos lugares mais bonitos da Califórnia, é!
O que fazer nos arredores da Burney Falls
A cidade de Burney é onde as pessoas vão para ficar longe do ritmo frenético da cidade, é um destino pra quem gosta de atividade ao ar livre, aventuras, escalada, pesca, caça, canoagem, ciclismo, rafting, cavalgadas ou pra fazer turismo, claro!
O parque é o principal atrativo e melhor época pra fazer uma visita é sem dúvida nos meses de verão, onde você pode alugar uma cabana, acampar, curtir a natureza, fazer caminhadas nas redondezas e até alugar um destes pequenos barcos para desfrutar da marina nas proximidades do Lago Britton.
No entanto, a estrutura fica fechada durante os meses de novembro a abril.
A área de camping, além do espaço para barracas tem 24 cabanas aquecidas de um e dois quartos e acomodam até 8 pessoas. Tem uma área comum com banheiros com chuveiros de água quente, fogões, mesas e armários, só não tem eletricidade e nem wi-fi. O negócio por lá é conexão com a natureza 😀
O local é super popular para acampamentos, contanto com aproximadamente 30 estruturas de camping nos arredores do parque. Dentro do McArthur, há 118 espaços e ao todo são cinco quilômetros de trilhas para caminhadas, parte da Pacific Crest Trail passa por lá. Nos meses de inverno, muitas delas acabam fechando devido a neve e o frio. Nós fomos visitar no feriado de Thanksgiving e olha só como estavam as estradas um pouco antes de chegar lá:
Nevou muito no caminho. No entanto, independente da época do ano ou das condições do tempo, conhecer a cachoeira é um programa imperdível.
Onde se hospedar na sua vista a Burney Falls
Nós ficamos hospedados em Redding, que é a maior cidade da região e fica uma hora de Burney. Na cidadezinha de Burney tem várias opções de Green Gables, Moteis e lodgings que parecem ser bem históricos e aconchegantes. Na nossa trip paramos pra visitar a cachoeira, seguimos para a cidade de Mount Shasta pra ver a neve e retornamos pela I-5. Mount Shasta é uma das cidades mais charmosas das redondezas, lá tem várias opções de hospedagem e restaurantes e portanto, será assunto pra outro post 😀
Como chegar na Burney Falls
A cachoeira fica há 4 horas de San Francisco. Está entre os dois principais parques do norte da Califórnia, o Lassen e o Shasta. A entrada do parque custa $8 por carro.
E no verão é certo que vamos explorar tudo por lá!
[…] Burney Falls, a oitava maravilha do mundo […]
[…] Burney Falls, a oitava maravilha do mundo […]
[…] Burney Falls, a oitava maravilha do mundo […]
[…] mais famosa da região é a Burney Falls, nós passamos lá e contamos tudo sobre ela neste post: Burney Falls, a oitava maravilha do mundo. No entanto, tem centenas de cachoeiras no norte da Califórnia e Whiskeytown é um destino […]