Algo que mais atrai a atenção dos brasileiros que visitam os Estados Unidos é como as pessoas conseguem fazer coisas tão simples virar uma verdadeira obra de arte. Veja o exemplo da Boudin em San Francisco! Assim como muitos imigrantes que chegaram ao país, a família resolveu fazer da culinária o seu negócio. Hoje muito mais que uma padaria, a Boudin é uma atração turística.
Boudin Bakery – A loja de pães mais famosa de San Francisco
A vitrine de pães do pier 39
A Boudin fica no Fisherman’s Wharf, um dos lugares mais visitados da cidade. É comum você passar ali perto e ver um aglomerado de pessoas admirando uma vitrine. Trata-se da Boudin. Já faz mais de 30 anos que existe uma janela onde as pessoas podem visualizar como é feita a produção dos pães. No entanto, hoje parte desta produção é também um atrativo turístico que permite que os visitantes e curiosos possam acompanhar e fotografar os profissionais que dão aos pães um toque artístico antes de colocá-los no forno.
O cheirinho do pão torna-se se um convite para um descanso acompanhado de um delicioso cafézinho.
Padaria da Boudin
Mais que um lugar convidativo para um lanche, na loja da Boudin você vai encontrar uma variedade de souvenirs e pode levar aquele pãozinho cheiroso para casa.
Até mesmo aqueles bichinhos que dá uma dó danada de comer, como os ursinhos e tartarugas com olhos de chocolate. Hmmm, só de pensar já dá água na boca!
O que muita gente não sabe, é que a Boudin tem um acesso discreto para um Bistro e um museu.
Boudin Bistro
Para os que preferem um lugar mais reservado para fazer aquela refeição tranquila, no segundo andar tem o Bistro Boudin. O restaurante é ideal para aqueles que adoram provar pratos típicos locais. No cardápio você vai encontrar os clássicos de San Francisco acompanhados claro, do sourdough bread, o mais tradicional dos pães da casa. Os que preferem apenas um drink, o bar do bistro é bem charmoso, serve vinhos regionais e o destaque é das ostras! Além do atendimento ser fantástico os clientes podem contemplar uma das melhores vistas da cidade, com direito ao Alcatraz e a Angel Island.
O que você não pode deixar de provar na Boudin?
O pão mais tradicional de San Francisco, feito na padaria mais popular da cidade. A Clam Chowder, é a sopinha super famosa que é servida no tal pão Sourdough.
Museu da Boudin em San Francisco
Quer entender mais sobre o processo? Os curiosos podem visitar o Bakery Museum. O museu conta toda a história desde quando a família imigrou para San Francisco, de como montou a Boudin, como é realizada a fabricação dos pães, porque a região é favorável para fazer o Sourdough, fala sobre toda a arte de fazer pão e o amor da família por este negócio, entre outras curiosidades que você pode ver abaixo:
A Boudin iniciou em 1859 pela família Boudin que veio da França. O negócio passou de geração em geração e permanece sob administração deles até hoje.
A massa especial é carinhosamente conhecida como a “massa mãe”.
Tem até uns joguinhos interativos para testar que tipo de pão você é. Eu sou um Dark Rye! 😛
Pão Sourdough
Sourdough se refere tanto ao pão, quanto ao processo de fermentação para fazê-lo (Sour=azedo dough=massa). Os ingredientes são simples, uma combinação de farinha, água e fermento. O diferencial é que as leveduras encontradas no ar de San Francisco Lactobacillus sanfranciscensis quando são combinadas com com o fermento tradicional Saccharomyces sp, formam um produto único: o Sourdough de San Francisco, que tem um sabor levemente azedo quando comparado ao pão tradicional. Um único pãozinho pode conter milhões de leveduras e bilhões de lactobacilos.
As leveduras no ar, a temperatura, a umidade, a famosa neblina de San Francisco e até mesmo a água, contribuem para que San Francisco tenha o melhor pão deste tipo.
Nós tivemos o prazer de conhecer toda a produção com o próprio chefe da Boudin, que fez questão de nos contar a história, de nos explicar sobre o processo.
Everyone can make San Francisco Sourdough bread, but not authentic sourdough bread. And the reason ours is different is because we use a natural starter. Our starter is made up of San Francisco fog, which is called ‘lacto bacillus San Francisco.’ It mixes with our dough and creates a natural starter which gives San Francisco Sourdough its special flavor,” Fernando Padilla.
Todos podem fazer o pão Sourdough pão, mas não o autêntico. E a razão do nosso ser diferente é porque nós usamos um fermento natural. Nosso mistura é composta pela neblina de San Francisco, o ‘Lactobacillus San Francisco. ” Ele se mistura com a nossa massa e cria um fermento natural que dá ao nosso Sourdough seu sabor especial “, disse Fernando Padilla.
O museu fica aberto diariamente das 11:30 ás 9pm, a entrada é $3.
O chefe garante que com a quantidade de bactérias boas, todas as pessoas deveriam comer este pão diariamente e que a Boudin fabrica o melhor deles! 😉
Muito melhor que provar o pão, foi conhecer o amor envolvido no business que provavelmente foi o ingrediente fundamental para que esta empresa familiar se tornar o negócio que é hoje.
É tão bom conhecer gente que ama o que faz!
[…] Leia também: Boudin: Onde fazer pão é uma arte. […]
[…] uma pra série: adoro gente que ama o que faz. Quem cuida da loja são os próprios proprietários que também fazem parte do COOC – […]