As bicicletas são mais que um meio de transporte em San Francisco. Bike é um estilo de vida. As magrelas são utilizadas pelos turistas que querem fazer um tour na Golden Gate, são incentivadas pelas empresas que promovem o Bike Day e podem ser alugadas por hora facilitando a locomoção dos moradores. Uma das melhores maneiras de se exercitar, colaborar com o meio ambiente e conhecer os cantinhos mais glamurosos da cidade.
Bicicletas em San Francisco
A bike faz parte do estilo de vida
É incrível que por mais sedentário que você possa ser. A bicicleta realmente faz parte do estilo de vida de San Francisco. Há especialistas criando um modelo de bike diferente para uma melhor performance em cada bairro. E é só chegar na cidade que dá vontade de ter uma. Além disso, os Californianos em geral são super preocupadas com saúde, bem estar, em contribuir com o meio ambiente e as bikes fazem parte do estilo San Franciscano de ser. Confira neste artigo o que falamos sobre se tornar um San Franciscano. Você vai encontrar bicicletas de todas cores, modelos e em todos os lugares.
As empresas incentivam as bicicletas como meio de transporte
As companhias criaram o Bike Day e Bike to Work, um dia no mês para a maioria delas e um dia oficial durante o ano em que todos os colaboradores são incentivados a ir pedalando para o trabalho, mais de 62.000 residentes usam a bicicleta como seu principal meio para ir trabalhar. Mais de um milhão de habitantes na baía de San Francisco vivem aproximadamente a cinco milhas de distância do seus locais de trabalho, uma distância razoável se você realmente pretende fazer um exercício e adotar a bicicleta. Este trajeto representa apenas 23 por cento das viagens que são feitas de carro, então pense como as pessoas poderiam contribuir se utilizassem a bicicleta em outras ocasiões. Em um mundo preocupado com a mudanças climáticas, poluição e congestionamento “Por que não contribuir utilizando sua bicicleta para ir ao trabalho?”.
Para incentivar esta iniciativa, muitas empresas doam o valor que seus funcionários economizam com o transporte público para uma instituição de caridade da preferência dele, como é o caso do Google, que mencionei neste artigo. As empresas um lugar reservado para que você possa estacionar a bike e além de se exercitar, esfriar a cabeça, quem utiliza consegue fazer uma grande economia no fim do mês.
Não preciso nem dizer que algumas empresas disponibilizam bikes para os funcionários se locomover entre um campus e outro e há empresas que trabalham exclusivamente para fazer o design pra elas.
Bikes no Bart e no Muni
Mora longe e depende da bicicleta para chegar no metrô, do transporte público para chegar no trabalho? No problem!
Você pode tanto levar sua bike dentro do metrô.
E dentro dos ônibus também.
Como deixar ela na estação.
A maioria das estações do Bart e Caltrain possuem um estacionamento privativo para as bicicletas.
Os estacionamentos podem ser pagos com moedas ou cartão de crédito e custa $0,03 centavos a hora.
Muitos moradores moram mais afastados do metrô para pagar menos no aluguel, eles utilizam a bike para ir até a estação e o Bart para ir ao trabalho. Quando a empresa tem estacionamento privado, ou a companhia fica longe da do centro, eles utilizam a mesma para ir até o trabalho.
Programa para compartilhar as bicicletas
Mora perto? Melhor ainda. San Francisco tem um programa chamado Bay Area Bike Share que foi lançado em 2013, e tem como meta conectar a casa, o trabalho e diversos pontos da cidade, incentivando os moradores andar de bicicleta. Os quiosques são eletrônicos e movidos a energia solar. É possível contratar planos anuais, mensais, diários ou por hora. E uma vez que você é um membro, pode pegar uma bicicleta, andar até seu destino e devolvê-lo no quiosque mais próximo e quando o trajeto for inferior a 30 minutos, a corrida é grátis!
Facilidade para se locomover de bicicletas
O trânsito em San Francisco é caótico e na cidade ciclistas têm preferência. Em todas as ruas e avenidas têm uma faixa exclusiva para quem utiliza a bike como meio de transporte. Existe um mapa para ciclistas da baía e um super bacana para quem utiliza a magrela em San Francisco. O google funciona super para quem prefere ir pedalando e no app você consegue facilmente verificar onde ficam as ciclovias e quais as melhores rotas.
Ciclistas precisam obedecer as regras
Diversas ruas possuem faixas específicas para ciclistas, e estes obrigatoriamente precisam obedecer regras de trânsito:
- Dar preferência para os pedestres
- Parar antes da faixa
- Seguir a sinalização do semáforo
- Devem dirigir na mesma direção do tráfico obrigatóriamente
- Precisam usar refletores
- Não podem usar fone nos dois ouvidos, entre outras.
Pedalar é a atividade preferida dos turistas em San Francisco
Pedalar pela Golden Gate é um dos melhores programas para quem visita San Francisco. A locação custa em média $ 8 a hora ou $ 40 a diária, dependendo do modelo de bicicleta escolhido. Neste post, Michelle Franzoni do blog da Mimis conta sobre foi o passeio de bike pela Golden Gate Bridge.
Além disso é a melhor maneira de explorar os cantos da cidade.
As bicicletas custam caro
Quanto custa uma bike em San Francisco? Numa Target da vida você encontra magrelas simplonas por $200- 300. Mas o valor de uma bicicleta razoável é em torno de $700 e em lojas especializadas os preços pode ultrapassar $12 mil. Tem gente que diz que as bicicletas com a roda fininha são o novo golf do Vale do Silício, pois os profissionais se reúnem para pedalar e acabam fazendo negócios.
No Brasil, muitas concessionárias oferecem o serviço de leva e traz, quando o cliente deixa o seu carro para fazer alguma manutenção, aqui eles oferecem uma bike.
Furto de bicicleta em San Francisco
Muitas bicicletas são roubadas na região. Para proteger sua bike você pode registrá-la e há inclusive um link online para o ciclista comunicar a polícia ou tentar recuperar a bike roubada, além de vídeos e técnicas para evitar o roubo.
Curtiu? Bora pedar então!
Veja abaixo algumas ideias de passeio de bike pela Bay Area:
Bike the Bay: O melhor passeio de São Francisco
[…] Bicicletas em San Francisco […]
Adorei o post! Obrigada pelo Link do Ideias na Mala.
Vou acompanhar seu blog.
Abraços
Mari Vidigal
Oi Mari, que bom que você gostou.
É um prazer poder compartilhar seu link e seu blog 🙂
Se rotornar a SF dá um tok pra nos encontrarmos por aqui.
Republicou isso em Acontece no vale.