Já ouviu falar das casas flutuantes de Sausalito? As floating houses ou houseboats surgiram quando as pessoas se apropriaram dos navios abandonados depois da Segunda Guerra Mundial. Os barcos velhos se transformaram em casinhas charmosas e por incrível que pareça a maioria dos turistas nem sequer ouviu falar deste lugar. Vem comigo conhecer esta atração super especial na cidadezinha de Sausalito.
Casas flutuantes de Sausalito
Conhecer a cidade de Sausalito que fica logo depois da Golden Gate Bridge já se tornou uma tradição para quem faz o passeio de bike pela ponte. O pessoal fica ali curtindo o centrinho e acaba deixando uma atração super interessante fora do roteiro: as casas flutuantes.
Leia também:
O que são as casas flutuantes de Sausalito
Sausalito abrigou diversos estaleiros na época da Segunda Guerra Mundial e assim como eles foram construídos às pressas foram fechados rapidamente no final da guerra.
A comunidade dos barcos inicou em 1945, quando os veteranos, artistas, trabalhadores marítimos e músicos se apropriaram dos navios abandonados.
Ao invéz de utilizar a espaço temporariamente para passar uns dias, as pessoas passaram a utilizar os barcos como casas e hoje é onde muitas famílias moram na cidade de Sausalito.
Hoje as floting houses ou boathouses como são chamadas é uma atração super charmosa que conta com 400 casas barco em 5 diferentes piers. Engana-se quem pensa que o pessoal mora ali apertadinho, viu?
A maioria das propriedade tem em torno de 120m² e algumas casas chegam a 300m². Embora elas sejam próximas uma das outras e a privacidade pode atrapalhar algumas famílias, é bem provável que as as casas sejam bem mais moderninhas que seu hotel no centro de San Francisco 😛
Isto sem contar a vista que é previligiada.
Leia também:
- Tiburon, uma das cidades mais bonitas da Baía de San Francisco
- Um passeio incrível pelo farol de Point Reyes
Quem mora nas casas flutuantes de Sausalito
O pessoal que mora por ali parece bem alternativo. A época mais famosa das casas foi entre os anos 1950 e 1970 em que aconteceu o Summer of Love em San Francisco. Nesta época os hippies invadiram os barcos e as casas começaram a tomar formas, e surgiram desde as super modernas até as perigosas.
Depois de uma série de incidentes, as autoridades locais decidiram estabelecer regras e formalizar os barcos como casas, incluindo energia elétrica e linhas de esgoto em todas elas. Hoje você vê todo tipo de residência por lá. Tem casa elegante, criativa, inovadora. Mas parece que o perfil dos moradores continua em sua maioria sendo artistas e pessoas que preferem uma vida mais relax.
E por incrível que pareça, morar ali não é barato. O aluguel custa aproximadamente $ 4 mil doletas por mês. É mole?
Uma das casas flutuantes mais famosas é conhecida como “Taj Majal” pois é uma versão em miniatura da atração na Índia. O local já foi um bed and breakfast por alguns anos, hoje é uma casa privada.
Como visitar as casas barco de Sausalito
Como o local é onde muitas pessoas moram, algumas docas tem uma plaquinha mencionando propriedade privada, outras são totalmente liberadas. Mas qualquer pessoa pode visitar o local, apenas deve ser um pouco discreto e evitar barulho.
A região é super charmosa e você vai ver de tudo por lá, desde jóias arquitetônicas, casas super moderninhas até navios que datam da Segunda Guerra Mundial.
A dica é que se você quiser puxar um papo, os membros da comunidade local preferem o termo “Casas Flutuantes ou Floating Houses” do que “Houseboats” ou casas barco. Os guias dizem que esta forma é mais provável de conseguir fazer amizade com os moradores. Eles foram bem receptivos com a gente, mesmo com o turista piscando em vermelho na testa 😛
As casas são construídas em cima de fundações de concreto e amarradas nos piers, então quando a maré esta alta, as casas flutuam, por isto floating houses. A maré pode chegar até 1m de diferença e quando está muito baixa a casinhas ficam direto na areia.
Como ir do centro de Sausalito até as casas barco
O trajeto do centro de Sausalito até o casas barco é de um pouco menos de 2 milhas. Você pode esticar seu passeio de bike apenas seguindo pela avenida principal, a Bridgeway, ou colocar no seu GPS Waldo Point Harbor pra ir até lá de carro. Lá é fácil de estacionar ou cadear a bicicleta do lado de fora dos piers. Não tem ônibus público que faz o trajeto, mas tem Uber a rodo na região, ok? 😀
O passeio pode ser feito em qualquer época, mas quem quiser ver as casinhas por dentro, uma vez por ano a Associação de Casas Flutuantes de Sausalito faz um tour onde 15 a 10 casinhas são abertas para visitação. Our Sausalito é o site oficial do local e você pode saber de todas as datas e detalhes da cidade.
É uma delícia bater perna por Sausalito e vale muito a pena dar uma esticadinha no passeio para conhecer as casinhas flutuando. Fica a dica!
[…] próxima vez, quero voltar para visitar as famosas casas flutuantes ou casas barco ou floating houses ou houseboats, que surgiram na época da 2ª Guerra Mundial e […]
[…] Incrível que pouquíssimos visitantes nem sequer ouvirão falar desta atração super especial e diferente de tudo que você vai ver na Califórnia. As casas flutuantes ou casas barco surgiram quando as pessoas se apropriaram dos navios abandonados depois da Segunda Guerra Mundial. Os barcos velhos se transformaram em casinhas charmosas e hoje é um lugar super fofo que fica há menos de duas milhas do centrinho da cidade. Você pode esticar até lá de bike, veja no post os detalhes: As casas flutuantes de Sausalito […]