O restaurante Adega recentemente ganhou dois prêmios: a distinção como o primeiro restaurante com uma estrela Michelin especializado em gastronomia Portuguesa na Costa Oeste dos Estados Unidos e o segundo por fazer parte dos prestigiados restaurantes de vinhos de última geração da Wine Enthusiast Magazine de 2017. Para celebrar estas conquistas, a família de portugueses reuniu 5 chefes reconhecidos internacionalmente por ter o prêmio da mais alta gastrônomia para uma experiência digna de todas as estrelas: o Michelin All-Star Experience! A gente esteve lá provando todas estas delícias e conta tudinho neste post. Preparado para ficar com água na boca?
Adega, um jantar digno de todas as estrelas Michelin
Adega, um restaurante Português em San Jose
Adega é o primeiro restaurante de San Jose a ser homenageado pela Michelin e Wine Enthusiast. O restaurante é de propriedade familiar operado por Carlos e Fernanda Carreira e a chefe, filha do casal: Jessica Carreira e seu noivo, o chefe, David Costa. Ambos se inspiram nas receitas tradicionais da culinária Portuguesa e já tiveram experiência profissional em restaurantes que já foram premiados pelo Michelin em Lisboa, Portugal.
Evento Michelin All-Star Experience no restaurante Adega
O evento, chamado First Michelin All-Star Experience aconteceu no dia 13 de setembro e reuniu 5 chefes premiados nos Estados Unidos e Portugal: são eles os dois chefes da casa: Jessica Carreira e David Costa, o chefe George Mendes de New York, o Chefe Alexandre Silva de Lisboa, Portugal e o Chef Pedro Lemos de Porto, Portugal.
Minha experiência no evento Michelin da Adega
Gente, que chiquetesa ter sido convidada pra um evento como estes. Foi sem dúvidas a experiência gastronômica mais show que já tive na vida. Bom, eu não estava sozinha, fui participar a convite do Visit San Jose junto com jornalistas que vieram de outras partes do país e inclusive, alguns queridos que foram importados diretamente de Portugal.
Ao chegar no Adega para minha surpresa o restaurante não é todo cheio das nove horas, tudo é muito simples e super elegante. Os convidados foram distribuídos aleatoriamente nas mesas, e meu nome estava lá acompanhado de um ticket com 10% de desconto para uma viagem com a Alaska Airlines. 😀
Durante a janta conheci todos que sentaram do meu lado e o papo foi super descontraído, tenho certeza que não teria sido tão divertido se todos já estivessem familiarizados.
Primeiramente o Carlos, que é o proprietário da Adega explicou como a noite iria funcionar e fez um agradecimento pela presença de alguns convidados especiais, entre eles estava o Sr.Sam Liccardo, que é o prefeito da Capital do Vale do Silício.
Durante o jantar foram servidos 7 pratos e o chefe responsável por cada um deles vinha contar o que era, quais os ingredientes e depois o Carlos dizia qual era o vinho que iria acompanhar.
Os pratos incluiram sopa de couve-flor; abalone, caviar e pastel de bacalhau; ovo com trufa preta; atum com sumo de vegetais; carabineiro, tangerina e algas; orelha de porco; caldeirada; borrego com guisado de grão e especiarias e duas sobremesas. A apresentação estava impecável.
Os pratos contavam com uma sequencia de vinhos que incluiu 1 sparkling wine, 2 tipos de de vinho branco, 3 vinhos tintos e ainda 2 vinhos do Porto. O Caves de São João do Poço do Lobo de 1995 foi diferente de todos os vinhos que já provei na vida. Todos eram Portugueses estavam deliciosos. A taça de cada um destes vinhos é em torno de $50 à $80 segundo os experts no assunto!
O Jornalista de Portugal que era especialista em comes e bebes, fazia anotações e me contava todos detalhes, ele perguntou se eu conhecia a Vista Alegre, mencionando que as louças de lá são as mais tops que você imaginar e todos os pratos do Adega estavam sendo servidos nelas.
Aí depois que ele me contou reparei que as paredes tinham os mesmos detalhes das louças. Que chiqueeeee!
Jéssica, a chefe filha do casal, que tem apenas 24 aninhos, se emocionou quando todo mundo ficou de pé para aplaudi-la, ela foi a responsável pelas sobremesas, que estavam divinas.
As sobremesas foram: a descoberta da ásia, com sorvete de sesame e crème brûllée e rocambole de azeitonas com sorvete de azeite de oliva.
Para finalizar teve uma cerimônia especial para abrir o mais nobre dos vinhos do Porto, que pareceu uma espécie de batismo.
Para fechar com chave de ouro cada um dos convidados recebeu um prato da vista Alegre autografado por todos os chefes do evento. 😀 É mole?
Jantar no restaurante Adega em San Jose
O restaurante Adega oferece experiências semelhantes de terça à sexta das 17 às 21:30. Uma sequência do chefe de 5 pratos custa $99 por pessoa e $79 a mais para adicionar o pairing com vinhos. Eles também tem pratos a la carte com uma média de $35 o prato.
Os planos da família a curto prazo incluem abrir outro restaurante para oferecer gastronomia Portuguesa de alto nível no centro da cidade, e de publicar um livro de receitas baseados em pratos, cultura e na história portuguesa com foco na cidade de San Jose.
Se você quiser experimentar o melhor da culinária Portuguesa e ter uma experiência super VIP, fica a dica: Adega em San Jose!
[…] Adega, um restaurante digno de todas as estrelas Michelin […]
Fechado para comentários.