O desejo de tirar uma ideia do papel e torná-la rentável tem mobilizado empreendedores diariamente na busca por investimentos. No entanto, recurso financeiro não é o fator decisivo para o sucesso de uma startup. Para quem busca crescimento orgânico, as incubadoras de empresas são uma oportunidade conhecida no mundo inteiro, em especial no Vale do Silício.
Aceleração de startups no Vale do Silício
O que é a GSVlabs?
GSVlabs é um centro de inovação mundial que acelera startups e conecta empresas a tecnologias, modelos de negócios e empresários. Baseada no Vale do Silício, esta plataforma de inovação global trabalha com indivíduos, startups e parceiros corporativos para acelerar seu crescimento. Seus investimentos têm foco em Big Data, sustentabilidade, tecnologia voltada para a Educação -EdTech, entretenimento e mobile.
Sobre o programa de aceleração Pioneer Accelerator
A GSV – Global of Silicon Valley iniciou recentemente o programa de aceleração de startups em parceria com Launchpad Google. A ideia nasceu no início deste ano quando o presidente indonésio Joko Widodo visitou o Vale do Silício procurando inspiração para crescente economia digital da Indonésia e se deparou com os líderes da GSVlabs e do Google.
A GSVlabs estava prestes a lançar a fase inicial de seu programa de aceleração quando a equipe Launchpad do Google Developer estava à procura de um parceiro nos Estados Unidos, foi então que ambas visualizaram uma oportunidade de construir em conjunto um programa de aceleração com escala mundial para atrair as melhores equipes. Foi a partir deste encontro entre GSVlabs Pioneer Accelerator com Launchpad do Google Developer que nasceu o Pioneer Accelerator.
Como funciona o programa de aceleração?
O programa de aceleração tem duração de três meses. Durante as duas primeiras semanas, as startups passam por um período de imersão, um bootcamp entre as instalações da GSVLabs em Redwood City e o Google em San Francisco.
Da terceira a penúltima semana os participantes participam de estratégias onde os empreendedores validam o modelo de negócio, aprendem técnicas e ferramentas nas áreas de produto, design e marketing sob a supervisão do time do Google além de conectar a uma rede estratégica de mentores, investidores, grandes empresas e parceiros de negócios que fazem parte da comunidade da Global of Silicon Valley.
Durante o programa todas as startups trabalham diretamente com mais de 150 mentores, são apresentados para diversos investidores, além de ter acesso exclusivo do conteúdo, práticas e estudo de casos da GVSlabs.
Ao longo deste período as startups poderão usufruir de toda estrutura da GSV, além de dar continuidade ao desenvolvimento de seus projetos com acompanhamento dos mentores.
Na última semana cada startups tem a oportunidade de dar seu pitch e se apresentar para mais de 100 angel investors e VC’s no Demo Day.
Dentre milhares de inscrições, a segunda edição do programa iniciou na segunda-feira, dia 3 de Outubro e conta com a participação de 14 startups do México, Brasil e Estados Unidos.
Tupi e Audima são as duas brasileiras dentre as selecionadas.
Como posso inscrever minha startup para a próxima edição
O programa busca por startups que utilizam a tecnologia na resolução de problemas, que estejam em estágio inicial – série A e que sejam capazes de passar uma semana no Vale do Silício antes e depois que o processo de aceleração acontecer.
As inscrições para o próximo programa de aceleração já estão abertas, e o programa vai iniciar em Janeiro. As startups selecionadas terão acesso a mais de $250 mil em descontos em tecnologias e serviços profissionais que vão ajudá-las a entrar no mercado.
Leia também:
- Como se preparar para ir ao Vale do Silício
- Como planejar sua viagem ao Vale do Silício
- 5 blogs de empreendedores feras no Vale do Silício
- Visita ao Vale do Silício
Se você tiver interesse em participar pode entrar em contato com a GVSlabs através do LinkedIn e do e-mail: [email protected]. Não deixe de acompanhar o blog do programa e aprender com as equipes.
Obrigada Marianne Lins da GSVlabs por compartilhar esta oportunidade.