Quando se fala em esquiar na Califórnia o pessoal logo lembra de Lake Tahoe, afinal o lugar é lindíssimo e é o destino mais próximo de San Francisco quando o assunto é neve. Desta vez decidimos mudar a rota e nosso roteiro pro snow foi o Shasta.
A experiência de esquiar no Shasta
Fevereiro é um mês super especial, é meu aniversário 😀 Como levei sorte de ter um feriadinho justo na data fomos aproveitar o fim de semana prolongado para comemorar meus 21 😛 no Shasta!
Estação de esqui no Shasta – Mt Shasta Ski Park
Depois de pegar muito movimento nas estradas durante os últimos feriados e uma fila imensa tanto para entrar na estação quanto para subir no lift, desta vez fomos mais espertos. Pegamos folga na terça-feira e resolvemos esquiar na segunda, dia que todo mundo estava retornando do feriadão. Resultado: a estação parece que tinha sido aberta exclusivamente pra gente brincar.
O Mt Shasta Ski Park é a única estação de esqui no norte da Califórnia. Fica há 10 milhas da cidade Mount Shasta que é o principal centrinho da região e de McCloud.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é na montanha conhecida como Mt Shasta que as pessoas esquiam. O Mount Shasta, ou Mt Shasta é um vulcão e o quinto pico mais alto da California. Os moradores dizem que a montanha é sagrada e quase tudo por lá leva Shasta no nome. Tem a cidade Shasta, a cidade Mount Shasta a montanha Mount Shasta, o lago Shasta e até a estação de esqui tem Shasta no nome e o Mt Shasta Ski Park fica na região conhecida como Shasta, há 6 milhas do famoso Mt Shasta. Baita confusão!
Como é esquiar no Shasta?
A estação é bem menor e menos movimentada do que as que estamos acostumados em Tahoe. São 32 pistas e apenas 4 lifts. 20% delas são para iniciantes, 55% intermediária e 25% para os experts. As pistas para iniciantes são enormes e largas, então dá pra fazer as curvas bem abertas e é ideal pra quem está começando. Como nevou muito nestes últimos dias, nós até conseguimos arriscar umas pistas intermediárias, já que parecia que a gente estava se jogando numa almofada toda vez que fomos parar no chão. E foram muitos, mas muitos tombos.
Esquiar no Shasta é bem mais em conta que em Tahoe, o passe para o dia todo, das 9 às 4 custa $58 e eles também tem opção de comprar o ticket para metade do dia nas sextas e sábados para esquiar do meio-dia às 20h por $50. Os viciados no esporte, podem também adicionar o passe pra noite ou comprar somente o ticket noturno que é das 15 às 20h e custa $20. Confira os valores antes da sua visita.
Outra opção por lá, são os tubes pra descer de bóia na neve. Custa $15 pra criançada e $20 para adultos por 3 horas.
Eles tem apenas um espaço com bar e restaurantes, mas têm muitas opções de lanches e tudo é bem gostoso.
A experiência foi ótima e pretendemos voltar 😀
Onde ficar no Shasta
As melhores opções de cidades para se hospedar na região são:
- Mount Shasta, é a principal cidade da região;
- Weed, a cidadezinha que virou uma lenda por se chamar popularmente de “maconha” devido ao sobrenome do fundador;
- McCloud, cidade onde é a estação de esqui; e,
- Dunsmuir;
Os lugares para dormir vão desde motéis na beira de estrada até casas de férias com o visual do lago ou da montanha sagrada no fundo. No site da estação de esqui tem uma ótima lista com opções de hospedagem e promoções que incluem pacotes para dormir e esquiar no Mt Shasta Ski Park.
Hospedagem no Mount Shasta Resort
Nós ficamos hospedados no Mount Shasta Resort que fica na cidade Mt Shasta, há menos de meia hora da estação e tem uns chalézinhos super charmosos com dois e três quartos, é uma excelente opção para famílias ou pra quem vai esquiar com um grupo de amigos.
Os chalés que dão a impressão de ser lugares pequenos, são na verdade casas super equipadas com cozinha completa, sala de jantar, sala com lareira, deck privado, telefone, TV a cabo e wi-fi gratuito. Nossa casinha tinha 2 quartos com cama king e era de frente pro lago 😀
O resort também tem a opção de quartos normais além dos chalés. O prédio principal tem uma vista linda do Mt Shasta ao fundo, mas a gente só pode ver o Mt Shasta nas fotos pois a montanha estava coberta de nuvens. Pra quem curte golfe, o lugar parece ser um paraíso.
A casa é super legal e confortável, mas vou dizer que o atendimento deixou a desejar. Perguntamos sobre o restaurante e o spa que parecem ser super bacanas e a recepcionista mal sabia informar, disse que todas as informações estariam no livro no chalé. Realmente tinha horário de funcionamento e os serviços que eles oferecem, mas é bem provável que teríamos feito reserva se eles fossem mais atenciosos.
Eu estava louca pra pedir uma sessão de massagem no spa do maridão, não rolou 🙁 Resumindo, a gente não foi no spa e saimos pra jantar conforme a sugestão do Yelp.
Como choveu e fez um frio danado, parte da viagem foi ao redor da lareira bebendo vinho 😀
Onde comer próximo ao Mt Shasta
Um dos restaurantes mais populares na cidadezinha Mount Shasta é o Black Bear. Não é apenas mais um restaurante da franquia, mas sim, o primeiro deles, o original! Hoje a rede tem 83 restaurantes espalhados pelo país e os pratos são para quem tem fome de urso. Praticamente impossível de comer sozinho, e olha que eu pedi o pequeno. E detalhe, eles tem suco de laranja fresquinho que éfeito na hora, que é super raro de encontrar por aqui! No restaurante tem uma loja com vários produtos com o ursinho negro.
No jantar fomos no Lily’s, os pratos são super elaborados e bem servidos. Estava uma delícia! E não posso deixar de mencionar o Kobe na cidade de Redding que ficamos no caminho no primeiro dia de viagem. O chefe prepara a refeição na chapa na hora pra uma mesa de 9 pessoas e é um verdadeiro show de culinária, rola até arremesso de verduras de boca em boca, a experiência é fantástica!
Desculpe se te deixei com água na boca depois destas fotos. Juro que esquiei bastante pra perder as calorias, viu?
Onde fica o Shasta?
A região Shasta fica ao norte da Califórnia, no sentido do Oregon, aproximadamente 4h e meia de San Francisco. Embora seja mais longe que Tahoe, a estrada pra lá é ótima e a maioria do trajeto é plano, quatro horas parecem duas dirijindo naquela direção.
O que fazer nas redondezas do Mt Shasta
A cidade mais movimentada nos arredores do Mt Shasta é Redding, que fica no caminho da estação de esqui e é uma boa opção para ficar no caminho já que tem ótimas opções de hotéis e restaurantes, além de ter o acesso fácil para outras cidadezinhas e atrações da região. As opções do que fazer mudam muito dependendo da estação. Se você for no inverno é provável que queira curtir atividades relacionadas a neve e se hospedar num lugar quentinho e aconchegante. Já no verão, pode aproveitar o lago e se aventurar num camping.
Nas redondezas você pode visitar também: Whiskeytown, Burney Falls e as Cavernas do Shasta. Conto sobre estes passeios aqui:
- Burney Falls, a oitava maravilha do mundo
- As cavernas do Lake Shasta
- Lassen Volcanic Park no Inverno
- Whiskeytown, cachoeiras, lagos e lendas
Não vão faltar motivos pra você querer voltar, eu garanto.
[…] A experiência de esquiar em Shasta […]
[…] A experiência de esquiar no Shasta […]