7 dicas para quem quer ir para o Vale do Silício
1. Ficar no Vale do Silício ou em San Francisco?
Se você está vindo aprender mais sobre as startups fique em San Francisco, se sua empresa já está em um estágio de maturidade avançado, fique no Vale.
2. Onde se hospedar?
Se seu intuito é conhecer pessoas na mesma “vibe”, que pretendem economizar, aprender, ir em eventos e fazer networking as melhores opções são os espaços de co-living, co-working. Como funciona? Geralmente você paga um valor mensal, para dormir, trabalhar e até mesmo fazer as refeições no mesmo local. O interessante neste caso é que as demais pessoas que compartilham deste espaço também vem focadas em conhecer mais sobre outras startups, em participar de eventos, trocar ideias, e principalmente fazer networking. Geralmente o quarto é dividido e não há muita privacidade, o interesse de todos é troca de informação.
Alguns locais bacanas de co-living:
Aqueles que preferem ter um pouco mais de privacidade, podem optar por um hostel e pagar um espaço de co-working para ficar durante o dia.
Os espaços de coworking são abertos durante 24 horas, embora você possa possa apenas trabalhar e não dormir no local. Geralmente, é possível locar um seat – você aluga um espaço, chega lá e senta num local disponível; uma desk, uma mesa que é reservada para quem paga por ela – a mesa é sua! Ou a suite, se você tem 5 ou mais empregados, pode locar uma sala para sua empresa.
Galvanize – A Galvanize tem um espaço maravilhoso, conta com mais de 600 empresas, entre elas Google, IBM, além da code school. É fantástico tanto para quem quer conhecer pessoas, como para quem procura procura um sócio ou emprego. Outros lugares semelhantes:
- We Work
- Citizen Space
- Founders Den
- Sandbox Suites
- PariSOMA
- RocketSpace – Onde está a APEX e tem desconto para os brasileiros.
- The Hatchery
- NextSpace
- PeopleBrowsr
- Dolores Labs
- Pivotdesks
- Veja também o Guide to Hacking Workspaces in San Francisco
3. Conheça as principais instituições que apoiam o Brasil e os brasileiros
- BayBrazil – Organização sem fins lucrativos promovendo interação e negócios entre o Vale do Silício e o Brasil.
- APEX – Agência Brasileira de Promoção, de exportações e Investimento, que apoia as startups brasileiras.
- Brazil Innovators – Mentores e investidores que apoiam o ecossistema de inovação do Brasil.
- Silicon House – Casa em Mountain View fundada por brasileiros que funciona como um business hub para empreendedores estrangeiros.
- SECOM – Apoio a entidades públicas e privadas na divulgação e participação em feiras, missões empresariais e outros eventos de interesse para a promoção comercial;
- Consulado Geral do Brasil em San Francisco/ Itamaraty
4. Sobre emprego
Nada impede que você seja um ótimo profissional e consiga um emprego por aqui, no entanto ficar ilegal é uma furada, então fique atento aos artigos que alertam sobre os empregos e vistos para trabalhar no Vale do Silício.
5. Networking
A melhor maneira de fazer networking é participar dos eventos na Bay Area, afinal é neles que você vai conhecer diversas pessoas com os mesmos interesses e afinidades que você. A grande maioria dos eventos é gratuito, outros cobram um valor ameno, apenas para cobrir as despesas pois oferecem petiscos e bebidas. Vale gastar alguns minutos para fazer o seu cadastro e se inscrever para participar destes encontros que além de ser uma fonte de informação excelente, vai permitir que você possa conhecer assuntos da sua área e pessoas super bacanas que poderão te ajudar por aqui.
6. Os grupos interessantes para fazer parte
Brasileiros no Vale Do Silício – Página no Facebook criada pelo Rudi Leismann onde os brasileiros trocam informações sobre o Vale, empreendedorismo, startups, entre outras dicas para quem pretende ter uma experiência profissional por aqui.
Brasileiros em San Francisco – Página no Facebook onde os brasileiros trocam informações sobre a vida na Bay Area. Os assuntos são mais descontraídos e pretendem ajudar quem vem morar na região.
Brasileiras no Vale – Se você é mulher e vem morar no Vale, este grupo aborda diversos temas, englobando escola de idiomas, profissionais, maternidade, receitas, entre outras dicas para ajudar as mulheres a se adaptar no Vale do Silício com suas famílias.
PubTech – O objetivo do grupo é destacar o trabalho de pesquisadores e pensadores brasileiros e servir de ponto de encontro para a comunidade interessada em ciência, tecnologia e cultura.
7. Leia e se informe sobre o Vale
Blogs
- Direto do Vale – Márcio Saito mora há mais de 20 anos no Vale e dá dicas super bacanas para os empreendedores que desejam se arriscar no Vale do Silício.
- Acontece no Vale, Eu escrevo uma montão de dicas bacanas para quem pretende vir pra cá! 😀
Livros
Leia o livro de Reinaldo Normand, Vale do Silício: Entenda como funciona e região mais inovadora do planeta.
Leia o livro da Renata Velloso, Criando Unicórnios e a apostila da Y Combinator que ela traduziu.
Estes materiais são gratuito, fáceis de ler, foram escritos por profissionais quem entendem de Vale do Silício e trazem dicas valiosas para quem pretende aprender mais sobre o ecossistema e podem te ajudar a se preparar para aproveitar melhor sua visita ao Vale do Silício.
Veja também
Quer visitar o Vale do Silício, confira as dicas! – por Christian Barbosa.
Tech entrerpreneurs revive communal living.
Vivendo no Vale com 55 dólares por semana – por Renato Stefani.
Precisa de mais informações? Manda pra gente!
Repleto de dicas e informações relevantes e sobretudo links gostei muito do post.
Oi Daniel,
Que ótimo ouvir isso. Obrigada! 😀
[…] 7 dicas para quem quer vivenciar o ambiente de startups no Vale […]