Qual o edifício de San Francisco ocupa uma quadra inteira da cidade, tem 18 elevadores, mais de 3600 janelas e foram jogados milhares de dólares pelo ralo só para dar sorte? Conheça mais sobre o Transamerica Pyramid.
22 fatos sobre o Transamerica Pyramid
1. O complexo Transamerica Pyramid Center conta com dois edifícios e ocupa uma quadra inteira no centro financeiro de San Francisco, onde o preço do aluguel é o mais caro da cidade.
2. A construção tem 48 andares, 15 elevadores de passageiros, 3 elevadores de carga, destes 18 elevadores, somente 2 deles vão até o topo.
3. O prédio tem 3678 janelas. :O
4. As janelas foram estrategicamente instaladas para girar em 360 graus, assim elas podem ser lavadas por dentro! – Só pode ter sido uma mulher que pensou nisso!
5. San Francisco tem 22 construções com mais de 150 metros, a Transamerica Pyramid é a maior delas com 260 metros.
6. O Transamerica já foi o edifício mais alto dos Estados Unidos, hoje é o mais alto de San Francisco apenas. E por enquanto, já que Salesforce Tower promete tirar este mérito em breve. O maior prédio da Costa Oeste hoje é o Aon Center em Los Angeles.
7. O edifício tem este formato porque o CEO do Transamerica John R. Beckett queria permitir que tivesse mais luz natural na rua.
8. Costumava ter um deck para observação no 27 andar, mas ele foi fechado devido a segurança depois de 11 de setembro.
9. O mais perto que você consegue ficar dela é entrando no Visitor Center que fica no térreo. No centro de visitantes você pode conhecer mais sobre a história da pirâmide, com vídeos e storyboards adquirir alguma lembrancinhas da torre. Baita sem graça não poder subir!
10. São poucos os que conseguem passar do térreo. O edifício é comercial e só as empresas e convidados selecionados podem vê-la do alto. Se você não tiver um amigo que trabalhe lá dentro, mais perto que conseguirá chegar é entrando em um dos espaços públicos dos prédios ao redor, uma opção é na 300 Sansome St. Pelo menos é o mais perto que eu consegui. E fiz fotos artísticas 😛
11. A base de quatro andares tem 12.000 m3 de concreto e mais 480 km de aço.
12. No 48 andar tem uma sala de conferências que pode ser alugada entre $400 à $600 por hora. O 48 andar é proibido para filmes e imprensa. Pra você que quer bom impressionar os amigos, fica a dica! E não esqueça de me ligar! 😀
13. No alto dela tem uma torre de alumínio que nas antigas era uma ótima alternativa pros prédios ganharem alguns metros e serem considerados mais altos. O farol na ponta da construção é de 6.000 watts e fica iluminado em ocasiões especiais, a luz de de néon de alta tensão no topo tem 1.000 watts e é exigida por lei devido as aeronaves.
14. Esta estrutura de alumínio do topo é oca e tem apenas uma escada.
15. Dizem que a construção foi projetada pelo arquiteto William Pereira, que ao menos foi o cara que levou a fama. O projeto é um assunto bem polêmico e o tal do Mr. Pereira foi apelidado de “Pereira Prick”, tradução que seria: Pereira do caralho :O
16. A intenção era do edifício ser mais alto, mas os planos foram interrompidos devido a vista para a Baía de Nob Hill.
17. A construção começou em 1969, e primeiros inquilinos só mudaram em 1972. A maior parte destes inquilinos são bancos e investidores.
18. O prédio não abriga a sede da Transamerica Corporation, que mudou Baltimore em Maryland, mas a construção onde ficava a sede ainda está associada ao complexo e leva a logo. Vai entender?!
19. Ao lado da construção tem um jardim aberto ao público.
20. Nas antigas os navios chegavam nesta região da cidade. A localização de onde chegava o casco do navio baleeiro Niantic é marcada por uma placa histórica que fica fora do edifício e é considerada uma landmark na Califórnia.
21. A fundação do edifício tem 2,7 metros de espessura, foram 3 dias de trabalho sem parar derramando concreto. Reza a lenda que milhares de dólares foram jogados no poço para dar sorte, as pessoas puderam observar o concreto ser jogado em cima do dinheiro.
22. Todo mundo que já visitou a cidade tem diversas fotos do Transamerica, seja de algum um ponto turístico ou da janelinha de algum prédio. Mas quase todos os visitantes vão embora sem saber nada à respeito.
[…] torre superou a Transamerica Pyramid com mais de 61 m, sendo o segundo edifício mais alto do oeste dos Estados Unidos, o primeiro é […]
[…] Tower e seguimos em direção ao Embarcadero fazendo um stop rápido para as fotos na esquina da Transamerica Pyramid e do lindíssimo Sentinel. Pra quem quiser conhecer melhor North Beach, conto sobre os […]
[…] Fica na 56 Ross Alley, uma rua bem estreita entre a Jackson e a Washinton St, próxima a Transamérica Pyramid. […]
[…] pier oferece uma vista fantástica, de um lado o mar do outro Transamérica Pyramid ao […]
[…] da parque é possível ter uma visão muito além das casas, com grande parte dos prédios, da Transamerica Pyramid, da Baía e este vistão é o que torna o lugar tão […]