Tomar uma taça de vinho em lugar super estiloso é um programa que faz os olhos de qualquer um brilhar. Imagina então, se for o melhor vinho do mundo e direto da fonte! Não é a toa que Napa Valley é 2ª atração mais visitada da Califórnia, ficando atrás somente da Disneyland. Se, só de ler estas linhas sua boca já encheu d’água confira nossas dicas pra programar sua viagem para Napa.
22 dicas para programar sua viagem para Napa Valley
1. Napa Valley é uma região
Quando as pessoas falam em Napa, estão mencionando a região em geral do Wine County, a qual é formada pelo Condado de Sonoma e pelo condado de Napa.
2. Você vai precisar de um carro
Napa Valley é aproximadamente uma hora de São Francisco e caso você não contrate um tour específico, o carro é a melhor maneira de circular entre as vinícolas.
3. É impossível conhecer Napa em um único dia
A região dos vinhos é formada por várias cidadezinhas que são lindas, mas é impossível conhecer todas elas em um único dia. As mais visitadas são: Sonoma, Yountville, St Helena, Calistoga e claro, Napa, que também é a cidade mais famosa do Napa Valley. Mas não se preocupe que em menos de meia hora você vai de um condado ao outro, é super prazeroso dirigir pelas estrada, ver as plantações, vinícolas e os casarões.
4. O condado de Napa é mais famoso que de Sonoma
O Vale de Napa é mais famoso, mais comercial e mais turístico. Ficou famoso em 1976 quando dois vinhos da região foram eleitos melhores que vinhos franceses em uma degustação às cegas. Já falamos sobre ela: A história do Vale de Napa virou filme e chama Bottle Shock!
5. O mercado público de Napa não pode ficar de fora da sua visita
O Oxbow Public Market é o lugar que não pode faltar na sua visita. Ali você pode tomar aquele café gostoso, degustar um montão de produtos deliciosos que são produzidos na região. Depois você pode queimar as calorias em um passeio a pé pelo Riverfront, a cidade é pequena e caminhar é a melhor forma de conhecê-la.
6. Youtville é a cidade mais gourmet
Yountville, além de ser a cidade mais bonita na minha opinião, também é o local que conta com os restaurantes mais requintados de Napa. Os mais famosos deles são o Bouchon Bistro, The French Laundry e o Ad Hoc, os três pertencem ao Thomas Keller Restaurant Group, do chefe Chef Thomas Keller. O French Laundry é o restaurante mais top da região e está sempre presente no Guia Michelin e Relais & Chateaux. As refeições tem 9 pratos e são caríssimas – em torno de $300 por pessoa. Mas engana-se quem acha que as pessoas nem passam perto por causa do preço, é bem provável que você precise fazer uma reserva com dois meses de antecedência para comer por lá. A Kollar Chocolates tem doces incríveis e o sorvete de lá é MARAVILHOSO!
7. Sonoma tem os melhores vinhos
Os bons entendedores de vinhos dizem que é em Sonoma onde de fato, se produzem os melhores vinhos da Califórnia. Será? Eu acho que tem muitos lugares que produzem excelentes vinhos por lá e é bem difícil de generalizar.
8. Sonoma é mais barato
Sonoma é mais barato que Napa.Os hotéis, restaurantes e os tours das vinícolas custarão em média 30% a mais que no condado vizinho.
9. São muitas vinícolas, você vai precisar escolher!
A região conta com mais de 400 vinícolas, para fazer um passeio agradável o ideal é conhecer no máximo em 3 delas. Escolha pelo menos uma para fazer o tour e conhecer mais sobre o processo de fabricação do vinho. Para o tour com degustação eu recomendo a Robert Mondavi Winery em Oakville. O ideal é verificar se as vinícolas e tours que você deseja ir precisam de reserva, assim você não corre o risco de chegar lá e não conseguir entrar, principalmente se for nos fins de semana.
10. Ir pra Napa é um programa caro
Passar um dia por Napa não é um programa dos mais baratos. Os hotéis são caros, os restaurantes são sofisticados e as degustações nos lugares bacanas variam entre $30 e $50, quando tem o tour incluso os valores variam entre $80 e $120. Lembre-se que quanto mais popular a vinícola for, mais movimento e mais cara ela é. E popularidade nem sempre é sinônimo de qualidade.
11. Tour em português nas vinículas de Napa
Quem não fala nada de inglês, a vinícola Hall era uma das únicas que oferecia tour em português. O Alberto de Lima trabalhava lá, falava português de portugal e salvava a vida dos brazucas. Agora ele não está mais na Hall e não conheço nenhuma vinícola que ofereça este serviço.
12. A época da colheita é a melhor para visitar Napa
Napa é linda o ano inteiro, mas no fim de julho a setembro é a melhor época para se conhecer a região, nesta época acontece o harvest time, ou seja o período da colheita. Nestes meses os vinhedos estão verdinhos e carregados de uvas.
No post quando ir para Napa, você pode entender como é a região em cada estação.
13. Napa é chique
San Francisco é uma cidade que vale vestir o que quiser e você vai encontrar todas as figuras por lá. Os locais aproveitam suas visitas ao vale de Napa para vestir algo chique. Entre no clima e capriche no visual. Tire os chapéus do armário.
14. Crianças também são bem-vindas em Napa
Se você tiver com crianças, algumas vinícolas tem bichos e tornam os passeios bem menos chato para elas. O Castelo di Amorosa agrada pais e filhos. Além disso, durante o tour eles fornecem desenhos para as crianças pintarem enquanto os pais bebem 😀
15. Conheça o Geyser
Vá no Geyser. Os Geysers são nascentes termais que entram em erupção periodicamente, lançando água quente e vapor para o ar.
No Geyser de Napa você pode conhecer o museu e sobre a geologia do local e lá também tem um montão de bichos para entreter os pequenos.
16. Querendo dá pra ir de bike
Os passeios de bicicleta para conhecer Napa são super populares. Uma ótima forma de queimar as milhares de calorias que você ganhou nos queijos para acompanhar os vinhos. Mas as vinícolas não são próximas uma das outras. Veja o mapa para os trajetos de bike e confira se é uma boa opção no seu caso.
17. Ah, você vai querer morar em Napa
As casas de Napa são maravilhosas e todo ano, no mês de abril, acontece o Kitchen in the Vineyards, ou “Cozinhas nos vinhedos” onde 5 moradores abrem residências para visitação. A ideia é visitar a cozinha, algumas delas inclusive servem comidas, livros e lembranças e vinho, claro! Veja mais sobre estas visitas: Conheça casas de verdade em Napa Valley. A verba arrecadada vai para o evento Music in the Vineyards.
18. Tem muitos festivais em Napa
Muitos festivais acontecem durante o ano no Vale de Napa. O Festival da mostarda e Bottlerock – festival de vinho com rock são os mais populares. Se você planejar ficar alguns dias na região, vale conferir os eventos que estarão acontecendo por lá.
19. O Napa Valley é romântico
Napa é uma região super romântica e sim, as mulheres adoram, os homens nem tanto, eles vão mais quando querem agradar as mulheres. E sim, todas as suas visitas vão querer ir para Napa.
20. Vinhos da fonte são mais caros
Comprar vinhos na vinícolas geralmente é bem mais caro que nas lojas. A Bevmo, é uma das maiores distribuidoras de bebidas da Bay Area e geralmente ninguém consegue bater o preço de vinhos que eles oferecem. Se você der sorte ainda pega umas promoções absurdas que são bem frequentes por lá, como: a primeira garrafa é $12 e a segunda sai 5 centavos. Se for levar vinhos de presente compensa mais comprar nas lojas e supermercados – tem muitas opções boas da Califórnia. Lembre-se que você terá que despachá-los e o limite são 5 garrafas por pessoa.
21. Beber e dirigir não pode!
De acordo com a lei da Califórnia o motorista pode ingerir uma determinada quantidade de álcool dependendo do peso e altura, mas a quantidade é mínima. Se ultrapassar o limite e for pego pela polícia, está ferrado. E sim, tem polícia em Napa e as leis na Califórnia são super rígidas! Não vale correr o risco!
22. Alternativas para visitar Napa
Se você já sabe que vai beber algumas, as alternativas para visitar Napa são:
- Ir para Napa com as agências de turismo de San Francisco – no post explicamos como ele funciona;
- Você pode também ficar hospedado em Napa – Além dos hotéis, note que você também pode locar um quarto pelo Airbnb, os depoimentos das pessoas que já tiveram estas experiências são ótimos porquê os proprietários fazem questão te receber com um vinho e te orientar sobre onde ir e o que fazer;
- Uma forma legal e chique de visitar Napa é contratar um passeio de Limousine, tem duração de 6 à10 horas e custa a partir de $450 dólares.
Se precisar de companhia me chama que eu adoro passear por lá.
[…] 22 dicas para programar a sua viagem para Napa Valley […]
[…] Leia também: 22 dicas para programar sua viagem para Napa Valley […]
[…] 22 dicas para programar sua viagem para Napa Valley […]