Quando você ouve que Sacramento é a capital da Califórnia, a primeira ideia que vem a cabeça é que a cidade vive de política e é super boring. Se é assim que você pensa, lamento dizer que está enganado, a cidade é uma graça!
Sacramento, um dia turistando pela capital da Califórnia!
Quem curte história ou simplesmente quer aprender um pouco mais sobre porque a Califórnia é conhecida como Golden State, vai ficar encantado com Sacramento. Fundada em 1839, a cidade é a mais antiga do estado da Califórnia, tornou-se a capital em 1954 e devido sua localização estratégica foi principal centro comercial durante a corrida do ouro.
A cidade está na metade do caminho entre San Francisco e a as minas, além de estar de frente para o rio, permitindo que se tornasse um dos principais centros para o transporte e comércio. Independente se a jornada era via trem ou barco, quem estava buscando por ouro precisava passar por Sacramento. Ali foi construída a primeira ferrovia transcontinental e os homens e mulheres de negócio logo transformaram a cidade em um lugar onde os mineiros pudessem gastar seu rico dinheirinho em hotéis, saloons, mercearias e restaurantes.
Os estacionamentos estão estrategicamente localizados ao lado da ponte dourada que é um dos cartões postais de Sacramento e o melhor lugar para iniciar seu passeio.
Tower Bridge – A famosa ponte de Sacramento
A ponte foi construída em 1935 para substituir uma ponte que já não condizia com a população e trânsito da cidade, o objetivo é que ela pudesse ser elevada na vertical para permitir a passagem de barcos grandes, a cor é para coincidir com a cúpula do Capitólio e fazer jus a história da era do ouro.
Waterfront no centro de Sacramento
Costeando o Rio Sacramento que dá o nome a cidade, tem um dos barcos a vapor típicos que transportavam o ouro para San Francisco. Este barco hoje é um hotel e restaurante.
Central Pacific Railroad em Sacramento
Esta é a estação da rede ferroviária construída para ligar a Califórnia e Utah em 1860 complementando a primeira rodovia transcontinental na América do Norte. O valor da obra desta rodovia é um assunto bem polêmico que envolve política e desvio de verbas!
Dois museus vão te ajudar a entender detalhamente sobre a cidade, o estado, sobre a era do ouro, a invasão dos imigrantes e a evolução do transporte ferroviário.
Sacramento History Museum
Este museu conta como o ouro foi descoberto, como as famílias vieram, como o comércio se desenvolveu, sobre a imprensa, os crimes, e a evolução do ouro.
O museu tem 3 andares e se você é daqueles curiosos e sabe que vai querer ler e entender sobre cada etapa do Gold Rush, prepare-se para passar no mínimo umas 3 horas por ali.
Os nativos que viveram na região por milhares de anos sofreram um ataque violento com a chegada de pessoas de todas as regiões do mundo. E não é de hoje que notícia ruim dá audiência. A chegada da imprensa foi rápida.
E alguém tinha que manter a fortuna em um lugar seguro. Eis que vem o Wells Fargo para cuidar da sua fortuna.
Atualmente o ouro é utilizado para a fabricação de jóias e é um elemento essencial em computadores, equipamentos de comunicação, aeronaves e em produtos relacionados a medicina. Depois de entender até o nome Golden Gate Bridge faz mais sentido 😛
Os interessados podem ainda fazer os tours guiados, dá para conhecer a parte subterrânea da cidade e os guias vão vestidos a caráter. O museu fica aberto das 10 ás 5 e a entrada é $6. (Valores mar/16).
California Railroad State Museum
O California Railroad State Museum é ao lado do museu anterior e além de explicar sobre como o transporte ferroviário foi importante para o desenvolvimento da cidade, você vai aprender tudo sobre locomotivas, restauração e poderá entrar nos vagões de carga e passageiros. Além de conhecer as locomotivas por dentro conhecendo até sobre a parte de engenharia delas. O passeio inicia com filme no cinema e é legal inclusive para a criançada pois o andar superior é exclusivo pra elas, cheio de brinquedos.
Lembra da história dos barões da ferrovia, o museu explica mais sobre eles e questiona se eles são os barões ou ladrões.
São 20 locomotivas expostas, algumas de 1862, todas restauradas.
E como toda museu da Califórnia, os passeios finalizam em uma lojinha. O museu fica aberto das 10 ás 5 e a entrada é $10. (Valores mar/16).
Old Town o centrinho estiloso de Sacramento
O filé de Sacramento é o Old Town, o centrinho no estilo velho oeste super conservado e charmoso.
O centrinho é super animado e está sempre cheio. Ali você vai encontrar diversos restaurantes e uma lojinha do lado da outra. Nós almoçamos no The River City Saloon, a comida é ótima e os pratos são pra quem passou o dia trabalhando na mina! Impossível de comer sozinho!
Tem lojas de doces, de pipa, chocolates, de jogos e dá vontade de entrar em todas elas. Mas isto é assunto para outro post.
A loja mais popular é a Evangeline’s, cheia de enfeites e bugigangas, é super popular no Halloween. Muita gente vai lá mais pra visitar a loja que já é uma super atração do que para comprar de fato.
Se tiver com crianças prepare o bolso! E se não tiver, prepare-se para virar uma 😀
Capitólio em Sacramento
A maior parte da população trabalha para o governo e com cargos relacionados a política. E o California State Capitol é uma das principais atrações de Sacramento. Neste local fica a câmara, senado e o gabinete do governador. A construção é inspirada no Capitólio de Washington DC e quem quiser pode visitar o prédio de 3 andares sem pagar nada por isso. A entrada é gratuita e tem tour guiado de hora em hora das 9 ás 4pm.
Sacramento fica á 140km de San Francisco e é caminho para Lake Tahoe.
Vale a pena dar um pulinho na Capital!
[…] de uma hora ao norte de San Francisco. É uma ótima opção pra fazer um stop na volta de Tahoe ou Sacramento. Outra excelente sugestão pra incrementar seu passeio é estender até a Il Fiorello e provar os […]
[…] Sacramento o museu Sacramento History Museum explica em detalhes como foi a Gold Rush. Neste post falamos sobre […]